Muitos negócios, relacionados às mais variadas categorias de segmentos empresariais, em algum momento já foram impactados pela sazonalidade do mercado, seja de maneira negativa ou positiva. No entanto, ninguém deseja ter surpresas desagradáveis em seu orçamento em decorrência dessas flutuações de demanda, não é mesmo?

Quer entender melhor sobre sazonalidade de mercado e aprender a se proteger de seus impactos negativos? Nós podemos ajudar!

Neste post, mostraremos 6 dicas práticas de grande importância para auxiliá-lo no cuidado e manutenção de seu empreendimento, frente às oscilações que podem prejudicar a demanda no consumo de seus produtos. Confira!

O que é sazonalidade do mercado?

A sazonalidade se refere àquilo que é temporário. Dentro da dimensão do mercado, abrange todas as variações de demanda em um dado espaço de tempo, geralmente, ao longo de um ano. Infelizmente, muitos serviços e produtos estão sujeitos a isso.

As motivações para a ocorrência da sazonalidade do mercado são diversas. Esse cenário pode ter sua causa determinada por eventos periódicos, datas comemorativas, ações climáticas e crises econômicas.

Assim, se analisamos bem, muitas situações — previsíveis ou não — podem influenciar a sazonalidade.

Caso não esteja devidamente preparado para lidar com essas flutuações de mercado, o seu faturamento poderá sofrer alterações significativas. E isso pode provocar danos ao seu empreendimento.

Para evitar que esta situação aconteça confira as dicas abaixo.

1. Planeje ações para datas específicas

Alguns momentos sazonais podem ser previstos, como períodos durante o ano em que a procura por determinados produtos é mais baixa.

Por exemplo: alguns fatores, como alterações climáticas ou datas comemorativas, podem impactar negativamente os supermercados. Dependendo da época, as pessoas priorizam o consumo de alguns alimentos, o que reduz a demanda por outros.

Os períodos do ano de procura mais intensa por artigos específicos também precisam ser previamente observados e aproveitados. A busca dos consumidores por chocolates nas semanas que antecedem a Páscoa é uma referência disso. Nessa situação, o empreendedor deve se programar, abastecendo o estoque de maneira eficiente.

Em vista disso, é muito importante organizar um planejamento anual — de preferência já no início do ano —, projetando suas vendas em planilhas.

Tendo como base a experiência nos anos anteriores, é possível definir momentos de sazonalidade. Assim, o gestor pode pensar em ações para minimizar o impacto da flutuação da demanda de seus produtos.

2. Tenha uma reserva de caixa

É de grande relevância aproveitar os momentos propícios, em que os retornos são favoráveis e as vendas estão indo a todo vapor, para fazer boas reservas em caixa.

Desse modo, é possível se prevenir das surpresas do mercado, passando por circunstâncias inesperadas de sazonalidades sem grandes prejuízos.

Uma crise econômica ou um processo inflacionário, por exemplo, podem impactar diretamente na busca das pessoas por determinados produtos. E é possível que isso pese negativamente em seu faturamento durante o período.

Se você não puder contar com uma reserva prévia em caixa, provavelmente será prejudicado com endividamentos. Isso porque, se você não vender os produtos que adquiriu, dificilmente arrecadará o necessário para quitar os custos das compras.

3. Invista no marketing

É muito importante que você mantenha um calendário de planejamentos para identificar os momentos de pico e declínio das vendas. Com base nele, organize um bom investimento publicitário no período de um mês antes da ocorrência da sazonalidade positiva.

Aproveitar os momentos em que as flutuações de demanda estarão favoráveis é também uma estratégia para aumentar sua rentabilidade. As reservas que forem acumuladas nesse período o ajudarão a passar pelas épocas em que as vendas estarão mais baixas.

Aposte no marketing local, nas divulgações inteligentes na internet e nas tentativas de aumentar o relacionamento com o cliente. Esses são alguns dos reforços cabíveis que serão auxílios importantes, funcionando como motor de impulso para suas vendas.

4. Busque estratégias para vendas

Quando se está enfrentando momentos de sazonalidade negativa, é muito importante investir em estratégias eficientes que poderão otimizar suas vendas.

Se a demanda por certos produtos está baixa, pratique preços promocionais ou aposte em mercadorias substitutas. Selecione aquelas que provavelmente vão interessar mais o seu público-alvo durante o período.

Essas alternativas podem até reduzir um pouco a escala de seus lucros, porém, prejuízos maiores com a escassez de vendas serão minimizados. Ao ajustar seus ganhos, você conseguirá passar de forma amena pelas condições adversas encontradas.

5. Aumente o mix de produtos oferecidos

Ao sofrer com a sazonalidade de determinado produto, uma saída eficaz para se sobressair e encontrar uma possível solução para esse problema é aumentar o mix de suas ofertas.

Se em seu empreendimento você revende mercadorias de outros fornecedores, uma boa opção é solicitar uma variedade maior de itens, aderindo a outras opções de produtos para comercialização.

Isso alimentará o seu estoque de forma diversificada, dando ao consumidor novas e diferentes opções de compra.

6. Aposte no relacionamento com os clientes

Construir um bom relacionamento com os clientes é um meio simples e importante que também o ajudará a driblar os efeitos indesejados de períodos de sazonalidade negativa.

Dessa maneira, estabelecer ações que tenham como propósito manter o consumidor sempre próximo, é fundamental para a fidelização dos fregueses.

Para isso, algumas práticas acessíveis devem ser adotadas, como: prontidão na resolução de problemas reportados pelos clientes, tratamento acolhedor e personalizado, investimento em promoções exclusivas, entre outras.

Além disso, é importante que os funcionários fiquem atentos aos feedbacks dos consumidores, para saber em que pontos devem melhorar e quais ações devem ser adotadas para otimizar o atendimento.

A fidelização dos consumidores ocorre quando eles encontram ofertas de produtos com qualidade e preços justos, além de serviços diferenciados. E, com clientes fiéis, ainda nos períodos de baixa, é possível manter as vendas aquecidas.

Como você pôde perceber, existem maneiras consistentes para o enfrentamento das flutuações de demanda. É importante ressaltar que elas podem ocorrer a qualquer momento. Portanto, é essencial estar sempre preparado.

Com essas dicas práticas, os impactos negativos da sazonalidade do mercado poderão ser compensados. Além disso, ao planejar ações preventivas, pode-se aproveitar esses momentos para aumentar a produtividade.

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