As etiquetas inteligentes — ou Electronic Shelf Label (ESL) — são displays digitais fixados nas prateleiras de supermercados e outros comércios varejistas para apresentar, de uma maneira mais tecnológica e otimizada, uma série de informações sobre os produtos expostos.

Comparadas às etiquetas tradicionais de papel ou adesivo, as etiquetas eletrônicas apresentam diversas vantagens, podendo contribuir, inclusive, para o aumento das vendas. Veja mais neste artigo. 

Por que utilizar etiquetas inteligentes?

Todo varejista que busca aumentar as vendas da sua loja e reduzir os custos da sua operação, precisa utilizar a tecnologia a favor do seu negócio para atingir esses e outros objetivos. 

No caso das etiquetas inteligentes não seria diferente. O seu uso possibilita que a realização de uma tarefa rotineira, como a alteração de preços, seja realizada de maneira rápida e eficiente. 

Graças a sua integração com o sistema ERP, é possível alterar os valores de milhares de produtos de forma automática, sem precisar reimprimir e, manualmente, trocar etiqueta por etiqueta nas gôndolas do supermercado. Além da economia de tempo e de recursos, essa tecnologia contribui para reduzir divergências causadas por falhas humanas. 

Por exemplo: se funcionários confundirem os produtos e fixarem as novas etiquetas em lugares errados, o consumidor terá o direito de levar o produto pelo valor mais baixo exposto na prateleira. Essas pequenas diferenças no checkout, somadas dia após dia, fazem uma enorme diferença no caixa e, também, no índice de satisfação dos clientes.

Por isso, ter a possibilidade de fazer essas mudanças por meio de um sistema que automatiza os processos traz inúmeros benefícios. Os colaboradores não vão precisar mais se preocupar com a remarcação de preços e você pode responder com mais agilidade às ações da concorrência.  

Como usar as etiquetas eletrônicas para vender mais?

Como a troca de preços pode ser feita em poucos cliques, com as etiquetas inteligentes o varejista pode alterar o preço quantas vezes quiser, de acordo com o fator que definir. Por exemplo:

  • alterar os preços de determinados produtos em horários de pico;
  • subir ou baixar preços de acordo com a demanda; 
  • trazer uma promoção que esteja acontecendo no online para a loja física;
  • responder a uma promoção da concorrência;
  • entre outras. 

A exibição automática de novos dados e a integração que esse sistema faz com o ERP utilizado na retaguarda, facilita também a gestão de promoções em datas relevantes para o comércio como:

  • Black Friday;
  • Cyber Monday;
  • Natal;
  • Páscoa;
  • Dia dos Pais/Mães;
  • Dia dos Namorados;
  • Dia das Crianças;
  • entre outras datas comemorativas

Para gerar ainda mais vendas, é possível combinar as estratégias de marketing e ações de ativação no supermercado com o uso das etiquetas eletrônicas. Um exemplo disso é realizar uma promoção relâmpago em determinada categoria e atualizar os preços durante aquele período vigente. 

Com o fim do desconto, basta atualizar o preço no ERP, e as etiquetas vão automaticamente voltar a apresentar o preço normal do produto.

Como a CISS otimiza as vendas do varejo?

O objetivo da CISS é trazer soluções que facilitem o dia a dia do varejista e o ajudem a obter resultados cada vez melhores. Por esse motivo, nosso ERP CISSPoder tem integração com os principais fabricantes de hardware das etiquetas eletrônicas, permitindo que a atualização de preços seja realizada diretamente pelo CISSPoder. 

Assista o vídeo abaixo para ver na prática como esse dispositivo funciona e os benefícios que pode trazer para o seu negócio:

Para implementar as etiquetas inteligentes na sua loja entre em contato com a CISS e agende uma demonstração!

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