O mercado desenvolve constantemente novas tecnologias. Nesse sentido, as empresas têm a oportunidade de oferecer uma melhor experiência aos seus clientes, além de aprimorar processos e contribuir para um atendimento de melhor qualidade. Nos supermercados, por exemplo, implantar self-checkout traz ganhos não apenas para os resultados do negócio, mas na percepção que o cliente tem do próprio estabelecimento.

Neste conteúdo, explicamos um pouco mais sobre o significado desse conceito e apresentamos algumas dicas importantes e desafios dessa implantação. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

O que é o self-checkout?

Resumidamente, trata-se de um equipamento que funcionará como um caixa de autoatendimento. Por meio do self-checkout, o cliente terá a oportunidade de contar com uma experiência ágil no momento de concluir as compras. Isso tem impacto direto na percepção do consumidor sobre o supermercado e na fidelização dele.

O estabelecimento terá a oportunidade de entregar uma modalidade de atendimento mais moderna, atendendo um perfil de cliente cada vez mais presente no mercado: o que faz compras por reposição. Como é um tipo de venda mais rápido, o self-checkout auxilia na redução de filas, especialmente em um período de alto fluxo de vendas.

Quais são as vantagens do self-checkout?

Hoje, já é possível encontrar essa modalidade em diversos supermercados brasileiros. Apesar de muitas pessoas ainda duvidarem da eficácia que essa tecnologia traz para o negócio, dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) demonstram que 22,1% dos supermercadistas pretendem investir ou até mesmo expandir o uso do self-checkout.

No Brasil, é possível encontrar lojas totalmente autônomas (que seguem o exemplo da Amazon) ou até mesmo lojas de conveniência localizadas em condomínios que já usam essa ferramenta. Continue a leitura para conhecer as principais vantagens do self-checkout.

Agilidade no atendimento de um público específico

Hoje, há um público específico que vai até aos supermercados com o interesse de comprar poucos produtos (até 15 itens), realizando o pagamento via cartão, seja de crédito, seja de débito. Para essas pessoas, é um pouco desanimador ter que enfrentar longas filas para passar poucas mercadorias — o que gera uma experiência negativa, principalmente em um período que a loja estiver cheia.

O self-checkout contribui para que o consumidor tenha mais agilidade nesse atendimento, fidelizando o cliente e aumentando o fluxo de compras do negócio.

Redução da rotatividade de funcionários

Os funcionários do supermercado menos sobrecarregados são uma consequência indireta do uso do self-checkout. Isso tem impacto na taxa de turnover (rotatividade de colaboradores) e contribui para a redução de custos da empresa — contratar e desligar pessoas gera gastos para o negócio e afeta o planejamento traçado ao longo do ano. Nesse sentido, o self-checkout também ajuda a reduzir o tempo de treinamento de novos operadores de caixa, já que um colaborador pode supervisionar até quatro equipamentos.

Quais são os desafios de implantar o self-checkout no supermercado?

Apesar de apresentar alguns diferenciais significativos, há alguns desafios que devem ser considerados para implantar o self-checkout, principalmente relacionados à fraude. Atualmente, já existem mecanismos desenvolvidos nas aplicações que evitam esse tipo de constrangimento, como:

  • utilizar balanças de precisão;
  • contar com um auxiliar consultor, que vai tirar as dúvidas do cliente quanto ao pagamento (um funcionário para cada quatro estações de autoatendimento);
  • usar soluções específicas para esse mercado.

O sistema de autoatendimento não se aplica a todas as modalidades de serviço, mas no varejo ele faz grande sucesso. Não só o supermercado pode usufruir dos ganhos que essa solução traz, como também restaurantes, lanchonetes, padarias e, até mesmo, home centers, lojas de ferramentas, entre outros.

É importante destacar que é preciso fazer um investimento inicial para adquirir os equipamentos e preparar o espaço onde eles serão instalados. Por fim, existe a necessidade de orientar e captar o público para utilizar o self-checkout.

Como superar os desafios apresentados?

Principalmente por meio das estratégias de marketing. Conforme vimos, a atração e a captação desses clientes deve ser um dos pontos de atenção por parte do supermercado. Nesse sentido, o negócio tem a necessidade de divulgar a solução oferecida em seus principais canais de comunicação, além de apresentar alguns dos diferenciais que isso traz para a rotina do consumidor.

Também é importante capacitar os profissionais para que eles possam tirar as possíveis dúvidas do cliente e continuar oferecendo um bom atendimento — mesmo com a solução disponível para facilitar o processo de compra para o público.

Por que os supermercados são os segmentos ideais para essa implantação?

Especialmente pela demanda. Esse modelo de atendimento se enquadra precisamente para o público desse segmento, que busca facilidade e comodidade quando vai às compras.

Devemos destacar, ainda, que esse é um tipo de comércio em que grande parte do atendimento já funciona com autosserviço (com exceção da padaria e do açougue). Como o cliente já faz seu próprio atendimento em grande parte da loja, por que não manter essa estratégia no momento de realizar o pagamento?

Especialmente para as pessoas que compram menos, mas que retornam ao supermercado mais de uma vez por semana, esse é o tipo de solução ideal para agilizar a rotina desses clientes e contribuir para a construção de um relacionamento positivo e duradouro com o negócio.

Como a tecnologia vai trabalhar como uma aliada?

Ao implantar o self-checkout, é essencial que os periféricos que o compõem sejam de boa qualidade. Além disso, o software e a tecnologia adotados devem ser intuitivos e clean, trazendo apenas facilidades para o cliente. Outro ponto importante está relacionado às travas de segurança, que precisam ser bem parametrizadas — o que evitaria erros operacionais, como a duplicidade de itens.

Neste conteúdo, você pôde entender o que é e como implantar o self-checkout, além de conferir alguns de seus desafios. Para evitá-los, o ideal é contar com uma empresa que seja especialista no segmento de supermercados. É esse fornecedor que vai ter a experiência de uma ótima aplicação, que rodará o self-checkout e fará toda a diferença para conquistar excelentes resultados para o negócio. A aplicação entregará ao cliente um modelo moderno de compra, além de oferecer soluções para possíveis dificuldades ou fraudes.

Se você tem interesse em conhecer um pouco mais sobre o tema, entre em contato conosco e converse com nossos profissionais para contar com uma solução perfeita para o seu supermercado!

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