Sua empresa já está preparada para atender o cliente 4.0? Não? Pois saiba que agora o mercado está entrando no próximo nível: o consumidor 5.0. A transformação digital acelerou a evolução dos perfis de consumo nos últimos anos. Por isso, a forma como as marcas se relacionam com seu público mudou.

Adaptações no marketing e no atendimento precisam ser feitas para o empreendimento se manter competitivo. Se seu negócio ainda não está pronto para atender esses grupos, não se preocupe, nós vamos lhe ajudar. Neste artigo, contamos quais estratégias colocar em prática e muito mais!

O que caracteriza o consumidor 5.0? 

O consumidor 5.0 se apresenta como uma evolução dos demais perfis de consumo que o antecedem. São nativos digitais, estão conectados 24 horas por dia e têm uma relação de dependência com seus smartphones, amplificando o uso de inovações tecnológicas para comprar e se relacionar. Entretanto, querem interações humanizadas no meio digital.

Dessa forma, a experiência com a marca é fundamental para sua tomada de decisão. Mais do que um produto de qualidade ou um preço justo, buscam por personalização e diferencial em cada contato. 

Outra característica relacionada à tecnologia é a influência das informações disponíveis na internet sobre suas escolhas. Nesse sentido, um dos aspectos que vêm se destacando entre os fatores que o consumidor 5.0 valoriza é o posicionamento da empresa sobre causas sociais e ambientais.

Por que é importante estar atento a esse perfil?

Para os negócios que desejam ter sucesso no ambiente digital, entender a evolução do cliente até o consumidor 5.0, perfil abrange um número crescente de pessoas, é o principal caminho para adequar os processos de atendimento, garantir a preferência desse público e aumentar suas vendas.

Quais estratégias adotar para atendê-lo?

Se a importância de as empresas mudarem seu marketing e atendimento para atrair o consumidor 5.0 está clara, o próximo passo é adotar novas estratégias para desenvolver um relacionamento com esse perfil. Veja quais são as principais ideias para colocar em prática no seu negócio!

Adapte as estratégias de marketing

O primeiro aspecto a ser considerado para adaptar o marketing ao consumidor 5.0 são os canais de comunicação. Como usuários intensos de internet, o ambiente virtual se destaca, exigindo uma presença digital da marca.

Quanto à linguagem a ser utilizada para se comunicar de forma adequada, alguns pontos têm destaque:

  • personalização por meio do uso de ferramentas de dados para envolvê-los de modo individual;
  • identificação das necessidades por perfil, busca por atingir o seu lado emocional e aplicação de técnicas sensoriais a fim de criar uma experiência diferenciada;
  • posicionamento, por meio de uma identidade única e da responsabilidade socioambiental, para transformar o cliente em embaixador;
  • capacidade de realizar mudanças rápidas e de acordo com o que está sendo falado sobre a empresa, permitindo acompanhar e reagir ao mercado de maneira dinâmica e ágil.

Ofereça uma experiência diferenciada

A experiência está se tornando cada vez mais importante para a decisão de compra. Além disso, a imagem que a empresa passar nesse momento fica associada à marca para sempre na mente daquele cliente e pode ser divulgada por ele, influenciando outras pessoas em suas jornadas de compra. 

Assim, estar próximo do público nos diversos canais de contato e conhecer mais sobre ele — valores, desejos, necessidades, limitações —, por meio de ferramentas de análise de dados, são maneiras de desenvolver um relacionamento, tornar as interações personalizadas e criar momentos únicos.

Adote um posicionamento claro

Esse perfil de consumo não tolera meias verdades ou incoerência no posicionamento. Para ele conseguir se identificar com a empresa, bem como se sentir seguro e confortável em comprar dela, é preciso clareza. 

Desde a identidade da marca até as regras aplicadas aos canais de vendas, todas as informações devem ser expressas em uma linguagem de fácil entendimento. Outro aspecto importante é aplicar uma comunicação personalizada e simples nos contatos, permitindo ao cliente ir diretamente ao que quer saber.

Invista em sustentabilidade

Como um tema de grande importância para esse grupo, as causas ambientais são valorizadas por eles na hora de consumir. Mais do que apoio a esses ideais, para agradá-los, é necessário colocar em prática ações sustentáveis no seu negócio. Com isso, a empresa conseguirá associar esse conceito à sua imagem, tornando-a muito atrativa ao ir além do discurso.

Conte com o auxílio da tecnologia

A tecnologia está no centro da vida do consumidor 5.0. Por isso, ela é a maior aliada para desenvolver um relacionamento com ele e criar estratégias de marketing que o atraiam. Para isso, desde as opções comuns — site, e-commerce, aplicativo de vendas e redes sociais — até as avançadas — como Inteligência Artificial em chatbots, assistentes virtuais e URAs — podem ser aplicadas.

Esse público enxerga nas soluções de TI meios para superar dificuldades comuns do dia a dia, como atendimento demorado, burocracia e tempo de espera. Com essas inovações, tanto ele como a empresa podem obter benefícios como:

  • aumento da produtividade e capacidade de atendimento da equipe ao digitalizar operações;
  • redução de custos devido à automação de processos;
  • facilidade para comprar, interagir e resolver problemas com a implementação do atendimento omnichannel, automatização de respostas e uso de ferramentas inteligentes;
  • personalização dos contatos com o uso de dados;
  • ampliação da base de clientes e da abrangência ao diversificar os canais de vendas.

O que esperar do consumidor 5.0?

O consumidor 5.0 é muito exigente quanto a questões como praticidade, comunicação ou coerência entre discurso e ação. Ele não aceita injustiças, estando preparado para lidar com elas. Isso exige das empresas mais agilidade, transparência e atenção ao que ele diz, para esclarecer dúvidas e contornar objeções.

Negócios que trabalham diretamente com cliente final não podem esperar para se adaptar e atender o consumidor 5.0, uma vez que esse perfil de consumo está se expandindo. Para isso, uma mudança na forma de interagir deve acontecer, com a tecnologia servindo de ponte nesse processo.

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