Utilizar as técnicas de merchandising é a melhor estratégia para aumentar a saída de produtos no Ponto de Venda (PDV). Quando aplicadas corretamente, elas reduzem os custos operacionais e a ociosidade de produtos no estoque, bem como aumentam a lucratividade e a competitividade do supermercado. 

Antes de descobrir quais são as melhores técnicas, que tal entender melhor esse conceito? O merchandising pode ser compreendido como uma ferramenta de marketing que objetiva atrair clientes e estimular a compra no PDV por meio da apresentação e transmissão das informações dos produtos. 

Agora que você já sabe o que é o merchandising e descobriu alguns dos seus benefícios, confira a seguir como impulsionar as vendas utilizando algumas técnicas! 

1. Aplique o visual merchandising 

Embora muitas ações relacionadas à experiência de compra sejam tratadas como visual merchandising, essa estratégia de varejo pode ser compreendida a partir do ambiente do PDV. Ou seja, da identidade do supermercado e das marcas, do layout do empreendimento, das exposições personalizadas das mercadorias, da organização e da distribuição dos produtos. 

Isso significa que, além de influenciar positivamente a decisão de compra, a técnica de merchandising é responsável por comunicar ao shopper o conceito da empresa. Trata-se de uma política estética capaz de atrair a atenção do cliente e transmitir sutilmente os valores da marca. 

Para alcançar bons resultados, preste atenção a alguns aspectos, tais como:

  • arquitetura e decoração — devem ser compatíveis com a identidade do negócio (valores a serem transmitidos) e com as especificidades de cada mercadoria;
  • iluminação — o supermercado deve ser suficientemente iluminado, mas é interessante que as prateleiras disponham de luzes personalizadas para evidenciar determinados produtos, facilitar a leitura das informações e oferecer conforto visual; 
  • layout — é preciso apostar em divisões dos espaços por departamentos e produtos organizados por categorias; 
  • acessibilidade — a mobilidade do cliente precisa ser facilitada para aumentar as vendas. Entrada, saída, corredores e até estacionamento precisam ser cuidadosamente distribuídos;
  • equipamentos  —móveis, freezers, gôndolas e ilhas devem se comunicar com os produtos, ter aparência atraente, limpa e, claro, funcionamento perfeito. 

2. Faça ações de marketing no PDV

Fazer algumas ações de marketing podem aumentar significativamente tanto a venda de um determinado item quanto o desempenho global do varejo. Tão importante quanto investir em um site, blog, folders e demais formas de propaganda, é oferecer amostras grátis, fazer demonstrações de produtos, programas de pontuações por compras, degustações e cupons de descontos, por exemplo.

Além de alterar os padrões de consumo dos clientes, essa é uma das técnicas de merchandising que aumentam a atração do público e a percepção de valor do supermercado. E n ão é só isso. As ações de marketing no PDV também ajudam a fidelizar os clientes. Afinal, a “propaganda é a alma do negócio”, não é mesmo? 

3. Sinalize as promoções 

Para aumentar a eficiência das promoções, elas precisam ser suficientemente sinalizadas nos PDVs e no restante do supermercado. Além da publicidade realizada fora da empresa, é interessante investir em banners, faixas, placas e cartazes para colocar em evidência os diferenciais competitivos do supermercado e destacar os produtos em oferta. 

Quanto mais acertada for a comunicação com o cliente, maiores serão as chances de vendas. A mesma estratégia pode ser utilizada para a divulgação de novos produtos. Lembre-se também de que as promoções exercem grande influência sobre os consumidores que estão na loja. Nada desperta mais o interesse do cliente do que um bom preço. 

4. Utilize o marketing sensorial 

Como você deve ter percebido, a aparência do supermercado e dos produtos é bastante importante. Entretanto, a visão não é o único sentido a ser explorado quando o objetivo é alavancar as vendas. Geralmente, a decisão de compra está muito mais relacionada aos estímulos instantâneos do que às formas convencionais de propaganda.

Atualmente, o comportamento do público está cada vez mais conectado às interações imediatas e ao relacionamento estabelecido com a empresa. Existe uma tendência de valorização dos pequenos momentos e os avanços da ciência têm proporcionado a implementação de novas técnicas de merchandising, como o neuromarketing e o marketing sensorial. Veja algumas dicas:

  • visão — escolha cores compatíveis com o objetivo da marca e fique atento ao que cada uma delas desperta. O azul, por exemplo, acalma. Já laranja estimula e oferece sensação de aconchego; 
  • audição — o conforto do ambiente depende também da sonorização. Invista em músicas agradáveis e playlists relacionadas aos objetivos do supermercado;
  • olfato — o cheiro dos produtos e do ambiente podem ser fortes atrativos, pois evocam lembranças e despertam o desejo. Evites aromas fortes e muitos doces para que o cliente associe positivamente às fragrâncias à sua marca;
  • paladar — a oferta de sucos, pequenos chocolates e água, por exemplo, causam boa impressão, saciam uma necessidade fisiológica e melhoram o humor dos clientes. 

O marketing sensorial pode ser implementado com pequenos investimentos e trazer bons resultados para o seu empreendimento. 

5. Aproveite a sazonalidade 

As datas sazonais são ótimas oportunidades para esvaziar o estoque, apresentar um novo produto e realizar ofertas. Ocasiões como natal, carnaval ou dia dos pais oferecem ao supermercado a oportunidade de criar PDVs temáticos, fazer promoções diferenciadas e atuar segundo eventos específicos. Nessa ocasiões, é possível criar combos de produtos e vender kits para facilitar a vida dos clientes. 

No carnaval a busca por bebidas aumenta consideravelmente. Já no natal é possível vender cestas prontas e diversos outros produtos relacionados às festividades (aves, vinhos, carne bovina). Comumente, no dia dos pais as famílias comemoram fazendo churrasco. Portanto, aproveite essas ocasiões para envolver os consumidores e vender mais. 

6. Use a tecnologia 

A tecnologia também está entre as melhores técnicas de merchandising. Entre os seus benefícios estão o aumento da interatividade e comunicação com o cliente. Ela pode ser utilizada também para auxiliar os consumidores nos processos de tomadas de decisões de compras. 

Antes de adquirir um produto, é natural que o cliente queira entender melhor o seu funcionamento e verificar suas potencialidades. Por isso, disponibilizar protótipos — ou modelos virtuais — e oferecer ao público a possibilidade de experimentar e conhecer melhor a mercadoria é fundamental. 

Vale lembrar que, para garantir o sucesso do supermercado, o uso da tecnologia não deve se limitar às demonstrações. O software de gestão para varejo auxilia o controle de todas as operações, otimiza o uso dos recursos, permite uma visão global do empreendimento e disponibiliza informações indispensáveis ao bom gerenciamento. 

Essas são as principais técnicas de merchandising para impulsionar as vendas do supermercado. Elas podem ser aplicadas em conjunto ou separadamente para aumentar os lucros, cativar o cliente e melhorar a imagem da empresa. 

Agora que você está por dentro das técnicas de merchandising, o que acha de dividir o conhecimento adquirido com outras pessoas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

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