O processo de implantação de um ERP, um software de gestão de empresas, é muito importante porque você precisa de todo um preparo para ele ser incorporado de forma correta em seu estabelecimento.

Por esse motivo, a CISS desenvolveu uma metodologia própria, chamada SICWare (Soluções de Implantação CISS), na qual pensamos cuidadosamente em todos os passos para que o sistema possa ser implantado de forma segura, garantindo que você, cliente, vá conseguir o retorno esperado.

 A importância de uma boa metodologia na implantação do ERP

Implantar um ERP pode ser um processo muito difícil e até traumático para as empresas, por isso que nós aqui da CISS desenvolvemos uma metodologia de implantação própria, pautada nas boas práticas de gerenciamento de projetos, buscando uma implantação transparente, em que você sinta segurança durante as etapas e se sinta parte da solução que está sendo implementada em sua loja.

Por isso, o processo de implantação começa antes mesmo do nosso time de implantação entrar em jogo, com nosso comercial já se atentando a certos requisitos e preparando o clima para uma implantação segura e transparente.

Quando nosso time de implantação assume o processo, aí seguimos diversos passos para alcançar os objetivos finais.

Afinal, como é estruturado o processo de implantação da CISS?

A CISS possui uma metodologia de implantação extremamente estruturada, com base no PMI (Project Management Institute), maior associação de gerenciamento de projetos do mundo. Aqui na CISS, avaliamos, junto com você cliente, uma série de requisitos, ainda durante a negociação comercial, para que nosso time de implantação inicie a organização do processo e entenda melhor a sua empresa, pois cada cliente é único e possui suas necessidades, dessa forma cada implantação é um projeto diferente, personalizado para você e para atender as particularidades da sua loja.

Para ficar mais fácil e claro, dividimos o processo de implantação em três grandes etapas. Continue a leitura para saber mais!

Primeira etapa: Pré-implantação

A pré-implantação vai focar em preparar você, sua equipe e o seu ambiente.

A sua preparação e a da sua equipe se dá por meio de treinamentos, que nesse primeiro momento acontece na modalidade EAD, através da nossa plataforma de e-learning, completamente gratuita, em que disponibilizamos acesso ilimitado a mais de cem cursos sobre os módulos e processos do nosso ERP CISSPoder, para que vocês já possam ir conhecendo e se familiarizando com a ferramenta. Outra forma inicial de treinamento, também de maneira remota, pode ser feita pelo nosso time de implantação, caso nós, em conjunto, decidamos que há necessidade de um treinamento mais específico, voltado para os processos de sua loja. Por fim, a CISS oferece também treinamentos mensais, online e gratuitos, que você e sua equipe podem fazer sempre que sentir necessidade.

Para a preparação do seu ambiente nós realizamos a conferência das máquinas, revisão da infraestrutura de TI, servidores, periféricos, e interligação entre as lojas, ou seja, avaliamos tudo o que pode vir a impactar o processo de implantação e buscamos a solução antes das etapas subsequentes.

Segunda etapa: Implantação in loco

Na segunda etapa da implantação, também chamada de implantação in loco, acontece o planejamento detalhado do projeto de implantação, pois como mencionado anteriormente, cada implantação é única e necessita de um planejamento próprio. É nesse momento que fazemos a troca efetiva do sistema, em sua maioria de forma presencial, mas caso você prefira, podemos realizá-la de modo remoto.

Com todas as tarefas executadas, estamos agora com nossa equipe no local para fazer a “virada da loja” e garantir que vocês estejam preparados e seguros para operar o sistema. Porém, caso haja necessidade, nosso time irá realizar treinamentos in loco também, fazendo uma preparação final de sua equipe, tirando as dúvidas e garantindo que todos estejam preparados.

Assim, nossos colaboradores se farão presentes por diversos dias após a implantação, como membros da sua equipe, buscando sempre auxiliar o máximo possível qualquer dúvida ou dificuldade no uso do novo sistema.

Terceira etapa: Pós-implantação

Após a implantação finalizada, não deixamos você sem apoio, pois sabemos que a adaptação da troca de sistema pode ser complexa. Por isso, você vai permanecer com a nossa equipe de implantação até conseguir se adaptar completamente ao nosso sistema.

Então, esse time de pós-implantação, o qual é um suporte especializado que compreende e conhece as dúvidas iniciais, pois está treinado e habituado a acompanhar os usuários iniciantes do nosso ERP CISSPoder, vai acompanhar você e sua equipe até que vocês possam operar o sistema sem medo,  finalizando a etapa de implantação do sistema e iniciando a manutenção junto a equipe de suporte.

Você em primeiro lugar

Nossa metodologia de implantação foi pensada com o objetivo de ser o mais transparente possível, envolvendo você, nosso cliente, em todas as etapas, para que sinta segurança e sinta que faz parte da solução que será implantada.

Por isso também que durante todas as etapas da implantação temos um integrante do nosso time que é responsável por aquela etapa do projeto, dessa forma você tem um ponto focal de comunicação, garantindo que suas necessidades sejam atendidas e repassadas para o restante da equipe, tornando tudo mais compreensível e acessível.

Se deseja saber mais sobre os diferencias da nossa metodologia de implantação entre em contato conosco, agende uma demonstração e tire suas dúvidas!

Compartilhar