Você já deve ter ouvido falar no PIX, uma forma simples, rápida e gratuita de realizar e receber transferências bancárias. Sem burocracias, em poucos segundos o valor está na conta de destino.

Por esse e outros motivos que você vai conhecer conforme avança na leitura, não dá para desconsiderar o PIX como uma alternativa de pagamento também no varejo. Se é assim para qualquer atividade, é ainda mais para o setor de varejo. Entenda melhor o assunto e aproveite a oportunidade você também!

O PIX no varejo

O PIX tem tudo a ver com o consumidor 4.0 e as mudanças promovidas pela transformação digital. Ele permite, através do uso de chave eletrônicas e QR Codes, fazer transferências de saldos em poucos segundos, a qualquer hora e em qualquer dia da semana.

Os bancos adotaram a solução em peso: alguns por obrigação legal (os que têm mais de 500 mil contas ativas), outros, para não ficarem fora das mudanças promovidas no mercado.

De qualquer forma, com a adoção em massa, o PIX se torna mais uma ferramenta capaz de tornar o mercado varejista mais dinâmico, especialmente pelas possibilidades que oferece para as tarefas de conciliação bancária e processamento eletrônico das movimentações.

As vantagens de utilizar o PIX

Qualquer inovação costuma ser recebida com resistência por algumas pessoas. Os especialistas em colocar essas soluções no mercado costumam separar os consumidores em adotantes iniciais (aqueles que entram na fila de lançamentos), a maioria inicial e a maioria tardia (que são os últimos a aderir às novidades).

O PIX parece fugir um pouco a essa regra, pois foi muito bem-aceito e aguardado desde o início. Os motivos são vários, e precisaríamos de um post inteiro para refletir sobre isso. Para não fugir do tema, vamos deixar apenas o registro dessa boa aceitação, o que é importante, já que ela potencializa as vantagens que listamos abaixo. Vamos entendê-las?

1. Redução de custos operacionais

No caso do PIX, a redução de custos não fica limitada ao seu estabelecimento. Todo o processo fica mais simples e barato, gerando economia desde questões mais simples, como a ausência da necessidade de imprimir boletos, até a estrutura de tecnologia necessária para processos mais complexos, como as validações feitas pelos bancos.

É por isso que o PIX tem impacto direto na economia. Ao diminuir os custos em toda a cadeia produtiva, ele contribui para que o custo total de um produto diminua. Como resultado, as pessoas podem comprar mais.

Além disso, por permitir transações a custo zero para o cliente, até mesmo produtos baratos podem ser comprados com o PIX. Quer um exemplo? Você não usaria uma transferência bancária, ao custo de R$ 10, para comprar um item com esse mesmo valor, certo? Com o PIX, você pode fazer efetuar essa compra e até uma de valor menor.

Note que não é somente pelas taxas: o processo é todo mais fácil. Mesmo que o custo da transferência fosse zero, seria necessário digitar o CPF, passar dados de segurança, fazer confirmações e em alguns casos, esperar a validação do banco. Com o PIX o dinheiro muda de uma conta para a outra em segundos.

2. Melhor experiência para o cliente

Outra vantagem importante é que essas facilidades que citamos no tópico anterior melhoram a experiência, fazendo do PIX uma das tendências de atração de clientes. Boa parte da construção de uma boa experiência consiste em oferecer o máximo de facilidades, tornando o processo de compra mais agradável e menos sujeito a problemas.

Também é importante notar que essa melhora da experiência vai muito além do atendimento padrão. Por exemplo, um caso no qual ocorra um erro de processamento e o cliente pague mais que o devido por um produto. Após identificar o problema, é possível devolver a diferença em segundos para o cliente.

Outro detalhe é que fica mais fácil desenhar modelos de negócio inovadores, focados na experiência, sem correr o risco de ficar limitado na hora de fazer a cobrança.

3. Mais agilidade nas movimentações

Automações, por exemplo, ficam mais fáceis e simples com a tecnologia do PIX. Do mesmo modo, os pedidos de venda pelo celular podem ser mais facilmente concluídos pelo próprio dispositivo.

Essas facilidades se somam para gerar agilidade em todos os processos, mas nada se compara ao ganho de tempo nas transações. A transferência quase que imediata do dinheiro pode parecer algo banal, mas é um fator determinante em toda a cadeia produtiva.

A entrada mais rápida no caixa exige menos capital de giro, diminuindo os custos financeiros e, em larga escala, até os juros, pois ele também é influenciado pela relação entre oferta e demanda. Quanto maior for a necessidade de antecipação de recebimentos, maior é a demanda por capital e maiores são os juros cobrados.

Mensurar esse benefício exige um bom conhecimento sobre economia, e é um pouco mais complexo do que estamos exemplificando, mas o nosso objetivo aqui é dar uma boa noção da dimensão que os benefícios do PIX podem trazer para o mercado como um todo.

4. Modernização dos meios de pagamento

Outra questão fundamental na atualidade é a necessidade de adotar integrações entre sistemas, dispositivos, canais e aplicações. Esse é um aspecto muito discutido no mundo do varejo, e não é à toa.

Um supermercado online sem integrações, por exemplo, gera uma carga de trabalho, um nível de dificuldade, de complexidade operacional e problemas de controle muito grande. Como resultado, a experiência do cliente é prejudicada e os custos vão às alturas.

Esse é um aspecto estrutural, fundamental para que as empresas possam se adaptar à transformação digital. Ao mesmo tempo, o PIX é um salto nessa modernização. Ele facilita o desenvolvimento de modelos de negócio alinhados à nova forma de compra que o consumidor deseja, influenciado pelo processo de digitalização.

Para concluir, vale a pena lembrarmos que toda mudança envolve a cultura organizacional e a do consumidor, e com o PIX no varejo não é diferente. Para implantar soluções como essa, especialmente com foco em uma boa experiência, é determinante que os aspectos humanos, culturais e sociais envolvidos sejam considerados.

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