O mês de Junho se aproxima e, com ele, a época mais fria do ano. Esse período, se bem aproveitado, pode ser usado como uma oportunidade para aumentar as vendas no inverno em seu supermercado!
As temperaturas mais frias, naturalmente, afetam o comportamento de compra dos clientes. Por isso, é muito importante adaptar seu ambiente físico e desenvolver uma estratégia de marketing eficaz, que auxilie nesse processo e acompanhe a demanda sazonal no supermercado.
Neste artigo, vamos compartilhar algumas ideias para vender mais no inverno em supermercados. Confira!
Entenda o comportamento de compra dos consumidores durante o inverno
Durante o inverno, muitos consumidores tendem a evitar sair do aconchego de suas casas tão frequentemente. Isso significa que eles podem fazer compras menos constantes, mas em maiores quantidades. Por isso, manter um estoque completo e bem controlado pode fazer toda a diferença nessa hora.
Além disso, a busca por produtos que os ajudem a lidar com o frio e manter seus corpos saudáveis aumenta. Isso inclui alimentos quentes e nutritivos, como sopas e tubérculos, produtos para cuidados com a pele e muito mais.
É importante entender as necessidades e desejos dos consumidores para oferecer itens mais relevantes e atraentes, criando, assim, um planejamento de marketing eficaz e que chame a atenção dos clientes.
Crie uma experiência de compra única no inverno
Para aumentar as vendas no inverno, o seu supermercado deve se concentrar em criar uma experiência de compra única para os consumidores, podendo utilizar técnicas como o marketing de experiência, por exemplo.
Isso inclui a estruturação de um ambiente acolhedor, com elementos sensoriais que tragam à memória os momentos aconchegantes da estação. Ademais, é recomendado a oferta de produtos sazonais exclusivos e a promoção de eventos especiais na loja durante a temporada.
Também, oferecer serviços adicionais, como entregas em domicílio ou serviços de personal shopping, tornará a experiência de compra ainda mais fácil e agradável para os consumidores.
Atente-se ao layout da loja para a temporada de inverno
Ao adaptar o layout do supermercado para a temporada de inverno, você deve considerar a disposição de produtos e a experiência do cliente.
É importante contar com uma disposição clara e organizada, para que os consumidores possam navegar facilmente pela loja. Isso deve torná-los capazes de encontrar, sem esforços, os produtos de inverno, como sopas, chás, vinhos e itens de cuidados com a pele.
Outros elementos a serem considerados são a iluminação, a temperatura e a música ambiente, a fim de criar um local aconchegante e agradável.
Elementos como etiquetas de preço atraentes e informações nutricionais também podem ser utilizados para incentivar os consumidores à compra.
Invista em exibições temáticas
A montagem de exibições temáticas é uma ideia pertinente para destacar ainda mais os produtos de inverno, como chocolates quentes, biscoitos caseiros e fondues.
Para isso, é indispensável a utilização de técnicas de visual merchandising, como no uso de cores de inverno e na colocação de produtos em áreas de alto tráfego, sendo uma ótima maneira de atrair a atenção dos consumidores e incentivá-los à compra.
Para elaborar uma exibição que gere resultados mais efetivos, é interessante definir um público alvo e alinhar uma estratégia a ele. Por exemplo:
- Se o ambiente for voltado principalmente para um público infantil, é mais assertivo apostar em doces e chocolates, utilizando elementos como pelúcias de ursos polares, cachecóis e cores claras que recordem a neve e o frio, pois mesmo no Brasil, esses são símbolos lúdicos que as crianças conhecem e adoram;
- Já com enfoque em um público adulto, vinhos e caldos podem ser uma melhor aposta, organizando um ambiente mais sóbrio, com estampas xadrez, almofadas e luzes amareladas.
Aposte em pacotes de produtos sazonais e cross-selling
Os pacotes de produtos sazonais e cross-selling são uma ótima maneira de aumentar as vendas no inverno e incentivar os consumidores a comprar itens que talvez não pretendessem adquirir no momento.
Para isso, podem ser criados pacotes de produtos de inverno, como um kit para fazer chocolate quente ou quentão em casa, ou um conjunto de itens para cuidados com a pele específicos para o clima.
Também podem ser adotadas técnicas de cross-selling para incentivar os consumidores a comprar produtos relacionados, como:
- Marshmallows para incrementar o chocolate quente;
- Queijos para acompanhar o vinho;
- Frutas que combinem com fondues doces;
- Legumes para acrescentar aos caldos.
Promova eventos e demonstrações no supermercado
Os eventos e demonstrações no supermercado são uma ótima maneira de criar uma experiência de compra única e aumentar as vendas no inverno.
No inverno, temos a Festa Junina, então uma boa ideia é oferecer degustações de produtos relacionados, bem como convidar influenciadores locais ou chefs para eventos especiais, como demonstrações de receitas.
Outra estratégia é contratar profissionais que entendam sobre a preparação de alimentos comuns no inverno ou sobre cuidados com a pele, no intuito de aconselhar os consumidores na hora da compra e aumentar as vendas.
Isso pode ajudar a atrair um público maior, aumentar a conscientização sobre a marca e reforçar a preocupação da empresa com o cliente.
Desenvolva um plano de marketing para aumentar as vendas no inverno
Para desenvolver um plano de marketing sazonal eficaz destinado à temporada de inverno, é preciso considerar algumas estratégias importantes.
Em primeiro lugar, é necessário analisar os produtos mais vendidos nessa época em sua região. Assim, ficará muito mais fácil entender o perfil de compra do consumidor e o que atrairá ele mais facilmente. Em regiões que não faz tanto frio, por exemplo, o consumo será diferente do Sul do Brasil, onde costuma-se consumir comidas e bebidas que aquecem.
Outro ponto importante é alinhar as estratégias da loja física com o marketing das redes sociais, afinal, as mídias devem refletir a intenção da experiência de compra que busca ser proporcionada no ambiente físico, chamando a atenção de clientes em potencial.
Realize campanhas promocionais e descontos de inverno
As campanhas promocionais e descontos são uma ótima maneira de atrair os consumidores e aumentar as vendas no inverno.
Assim, podem ser oferecidos descontos, por exemplo, em produtos sazonais quando comprados em conjunto, unindo à estrategia de cross-selling apresentada anteriormente.
Oferecer códigos de desconto exclusivos para seguidores, ou até mesmo através de listas de transmissão no Whatsapp — atentando-se à LGPD —, é uma estratégia válida e proveitosa para conquistar clientes.
É importante lembrar de considerar a divulgação como elemento fundamental, para que a estratégia alcance um público mais amplo e gere mais lucratividade para o supermercado.
Alavanque as redes sociais para o marketing de inverno
As redes sociais são uma ótima maneira de alavancar o marketing de inverno para supermercados. Redes sociais podem ser usadas com o objetivo de promover suas campanhas promocionais e descontos, compartilhar receitas de inverno e dicas de cuidados com a pele, além de informar sobre os eventos e degustações que estarão acontecendo no ambiente físico.
Criar anúncios no Facebook, Instagram e até mesmo no Google é um investimento que pode garantir muitos resultados, alcançando um público maior e mais interessado. Outra ideia valiosa é utilizar as redes sociais para criar concursos e sorteios, aumentando o engajamento do público e, por consequência, a visibilidade do supermercado.
Conclusão para aumentar as vendas no inverno em supermercados
A temporada de inverno é uma época de oportunidades para os supermercados e, com as estratégias certas, é possível aumentar as vendas e criar uma experiência de compra única para os consumidores.
Ao entender o comportamento de compra durante essa época do ano e criar um plano de marketing eficaz, os supermercados podem se destacar da concorrência e aumentar as vendas no inverno.
Adaptar-se às necessidades e desejos dos consumidores durante a temporada de inverno e criar experiências de compra únicas podem ser a chave para o seu supermercado atrair e fidelizar clientes.