Com o objetivo do supermercado atingir melhores resultados, existe a necessidade de buscar continuamente por estratégias que tragam ganhos para o relacionamento com o cliente, além de o seu negócio obter diferenciais em relação à concorrência. Nesse sentido, o marketing de experiência se destaca.

Também conhecido como marketing sensorial, essa ação tem como intuito promover maior relevância do empreendimento com os clientes, fidelizando o público a partir de experiências memoráveis. Neste conteúdo, explicamos em detalhes sobre o que é o marketing de experiência, a importância de investir e como começar a adotá-lo. Continue a leitura e saiba mais!

O que é o marketing de experiência e quais as suas vantagens?

O marketing de experiência é uma estratégia capaz de envolver o público de forma emocional, de modo que gere estímulos sensoriais com o objetivo de promover a sua marca por meio de vínculos. Ele é baseado em três aspectos, conhecidos também como os 3 Vs: valor, verdade e vontade:

  • valor: a identificação que a pessoa sente ao adquirir um produto de seu supermercado;
  • verdade: o negócio deve cumprir o que ele promete para gerar um vínculo mais forte e duradouro com o cliente;
  • vontade: esse ponto está intimamente ligado com a verdade, pois, ao oferecer uma experiência ao cliente, este sente vontade de vivenciá-la novamente.

A seguir, selecionamos algumas das principais vantagens para seu negócio.

Maior fidelização

Investir em estratégias de fidelização garantirá que o supermercado possa reduzir os custos com marketing, que haja maior propagação do marketing boca a boca — quando os próprios clientes indicam seu negócio para amigos e familiares, atraindo mais audiência —, além de ser uma forma interessante de criar vínculo com o seu público de maneira mais natural.

Identificação com a marca

Ao investir em marketing de experiência, você vai precisar entender quem é o seu público e quais são as suas preferências. Nesse sentido, as estratégias adotadas tendem a gerar identificação com a marca, contribuindo para que as pessoas estejam conectadas com o propósito de seu negócio.

Feedbacks mais numerosos e positivos

Clientes fiéis naturalmente oferecem mais feedbacks. A partir disso, o supermercado tem a oportunidade de adotar melhorias no atendimento e nas estratégias elaboradas, uma vez que a percepção que o seu público tem é a que mais deve ser considerada — afinal, seu objetivo é gerar a satisfação das pessoas que frequentam o empreendimento e garantir que todas as ações executadas, de fato, promovam ganhos para a experiência do cliente.

Como adotar o marketing de experiência?

Agora que você já sabe o que é o marketing de experiência e quais são os seus diferenciais, vamos explicar algumas dicas de como adotá-lo.

Conheça as formas de perceber experiências

O primeiro passo é compreender a forma de perceber as experiências. Conforme abordamos, é preciso, inicialmente, conhecer o seu público para investir nessa estratégia. Uma ação que deu muito certo em determinado negócio pode não ser tão efetiva no seu, por diferentes motivos — até mesmo a localização do seu supermercado.

Além disso, também tenha atenção quanto ao seu atual cenário. Avalie se a equipe é treinada para oferecer um bom atendimento ao cliente, analise a necessidade de um profissional integral que possa acompanhar o tratamento com o público, além de deixar alinhado de forma clara o que o supermercado espera de cada uma das pessoas que trabalha ali — para que elas se sintam parte do negócio e possam estruturar melhorias ao seu desempenho.

Busque sempre inovar

Inovar traz muitos diferenciais para o negócio, independentemente do objetivo. No caso do marketing de experiência, devemos considerar que faz parte da premissa da estratégia — você deseja oferecer uma experiência inesquecível para quem frequenta o seu espaço. Logo, a inovação é primordial.

Utilizar um checkout moderno, por exemplo, é uma das opções que podem ser consideradas. Por meio dela, há a possibilidade de agilizar o atendimento na frente do caixa, além de trazer maior otimização nas transações de venda.

O cliente fica mais satisfeito, e possibilita mais produtividade para a sua equipe, gerando um bom relacionamento em todas as esferas.

Diversifique os canais

Também é interessante que haja diversificação dos canais de comunicação. Novamente, o conhecimento de seu público é uma premissa básica para investir nessa ação. Não basta estar presente em uma rede social, se a sua persona não está ali presente. Você vai investir tempo e dinheiro em algo que não trará retorno.

Outro ponto importante é a necessidade de adotar o tom de voz que seja similar ao de seus clientes. Isso gera aproximação e contribui para que haja mais engajamento, independentemente da plataforma.

Por fim, faça ações que envolvam tanto a estrutura física quanto os seus canais digitais. Lives com desconto, trazer cupons nas suas ferramentas ou, até mesmo, realizar promoções que envolvam a criatividade de sua audiência são apenas algumas das ideias.

Utilize o marketing sensorial

Quando falamos de marketing de experiência, não podemos deixar de lado o marketing sensorial. Trata-se da estratégia de conquistar o seu cliente por meio dos sentidos, como o próprio nome já diz:

  • olfato: sempre quando sentimos um cheiro que nos remete a algo, consequentemente nos sentimos mais confortáveis. O supermercado pode utilizar os aromas para que as pessoas lembrem do produto e queiram consumi-lo;
  • tato: se analisarmos o comportamento dos clientes de um supermercado, percebemos que eles não compram apenas com os olhos, mas gostam de tocar e sentir o produto. Estimular que isso aconteça com mais frequência (com bancadas temáticas de produtos, por exemplo) pode contribuir para aumentar as vendas e o ticket médio;
  • visão: investir em iluminação diferenciada, formatos e cores também é uma estratégia de marketing sensorial;
  • audição: no supermercado, você pode utilizar música ambiente (mídia indoor) ou, até mesmo, contar com uma rádio interna para a divulgação das promoções;
  • paladar: oferecer uma pequena porção do alimento poderá estimular a pessoa a adquirir o item, caso o gosto lhe agrade.

Neste conteúdo, você pôde entender o que é o marketing de experiência, qual é a importância da estratégia, além de conhecer dicas para investir. Entre os cuidados necessários ao adotar qualquer tipo de ação no supermercado está a necessidade de contar com um bom planejamento, além de analisar continuamente os resultados obtidos. Assim, você pode buscar por melhorias constantes e proporcionar cada vez mais uma experiência mais positiva para o seu público.

Gostou do conteúdo e deseja ficar por dentro de outras ações de marketing para supermercado? Continue no blog e acompanhe outro material que produzimos sobre o tema!

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