As vendas no cartão de crédito fazem parte da rotina das empresas. Afinal, é cada vez menor o número de pessoas que pagam suas compras com dinheiro físico. Mas é aí que mora um perigo para o empreendedor: controlar as vendas e os prazos para recebimento diante de tantos dados.

Se você já teve dúvidas de quanto tem para receber no dia ou no mês, ou não consegue identificar se tudo o que vendeu está caindo na sua conta e o real desempenho de seu negócio, é sinal de que algo não está certo.

Mas não se preocupe! Preparamos este post para te ajudar a gerenciar melhor as vendas feitas no cartão de crédito, mantendo tudo organizado. Confira!

Os riscos da falta de controle dos pagamentos com cartão de crédito

Se perguntarmos a qualquer gestor o que é uma empresa de sucesso, certamente o equilíbrio financeiro estará entre as respostas. De fato, para prosperar é preciso vender bem e ter um bom faturamento.

Acontece que isso só é possível quando você faz o controle dos pagamentos, especialmente dos efetuados por cartão de crédito. Ou seja, ter visibilidade sobre esses dados traz mais organização e segurança ao negócio.

Sem uma conferência diária de tudo o que foi vendido e do que tem a receber, você poderá enfrentar muitos problemas, como:

  • dificuldade para mensurar os resultados da empresa;
  • falta de controle sobre o fluxo de caixa;
  • problemas com erros e fraudes nos pagamentos;
  • prejuízos em razão da cobrança de taxas de juros diferentes do combinado.

Como melhorar o controle das vendas no cartão de crédito

Mesmo com os riscos apresentados, vender no cartão é uma estratégia importante para o varejo. Afinal, o consumidor moderno e o próprio mercado caminham para o abandono do dinheiro de papel.

Oferecer essa modalidade de pagamento é fundamental para toda empresa que deseja crescer e entregar ao seu cliente uma boa experiência de compra. Sendo assim, a saída é melhorar a gestão e o controle dessas vendas. Veja como!

Guarde os comprovantes

Uma prática simples, mas muito importante, é o armazenamento dos comprovantes de pagamento com cartão de crédito. Eles podem ser úteis na hora de conferir alguma informação ou de realizar auditorias.

Para não acumular muito trabalho, o ideal é fazer esse procedimento no fim do dia ou no dia seguinte. No entanto, é bom destacar que a conferência manual pode ser bem trabalhosa e toma um tempo valioso de sua equipe.

Use o TEF

Sua empresa já faz uso do TEF (Transferência Eletrônica de Fundos)? Trata-se de uma maneira rápida e segura para realizar suas vendas, uma vez que faz a ponte entre o seu negócio e a central das operadoras de cartões.

Por ser uma conexão muito segura, é bem difícil que ocorram fraudes nas transações, facilitando o controle das vendas e das finanças. Além disso, o TEF emite relatórios de todas as vendas, o que facilita a conferência diária dos dados.

Na prática, o controle é feito com muita rapidez e facilidade. Basta emitir um relatório do TEF no dia desejado e comparar com os valores informados pela operadora de cartão. Assim, caso exista alguma divergência, elas podem ser rapidamente identificadas.

Conte com um bom software de gestão ERP

Contratar um software de gestão ERP pode simplificar sua vida e trazer mais segurança para a conciliação de cartão de crédito. Afinal, o investimento em tecnologia evita falhas humanas e otimiza o tempo.

Com ele, você não precisará somar todos os comprovantes de forma manual. Ou seja, a automação dos processos facilita a troca de informações, reduz erros e ainda previne fraudes.

Portanto, aproveitar todo o potencial da tecnologia é uma excelente estratégia. A adoção do sistema é uma ótima forma de abandonar os processos manuais e garantir que a empresa tenha visibilidade sobre seus resultados financeiros.

Como a tecnologia pode te ajudar

Não há dúvidas de que vender por cartão de crédito é uma decisão que beneficia o consumidor e a própria empresa. Por isso, deixar de oferecer essa comodidade aos seu público não é mais uma opção.

Mas se o controle dos dados é um problema, a tecnologia pode tornar tudo mais simples. Afinal, o uso de um software de gestão favorece sua organização financeira e te dá tranquilidade para gerenciar outros setores do negócio.

Por isso, gostaríamos de apresentar a solução da CISS: o CISSPoder. Esse sistema de gestão é fruto de mais de 20 anos de experiência e tem tudo o que o varejista precisa para se manter organizado e competitivo. Conheça um pouco mais dos seus diferenciais!

Maior segurança para os dados da empresa

Quando o assunto é segurança dos dados, o software da CISS é imbatível. Além de ser desenvolvido seguindo políticas de segurança da informação, o CISSPoder conecta as informações do negócio como um todo, dificultando que aconteçam fraudes e erros operacionais relacionados a gestão de pagamentos.

Integração total do negócio

Como destacamos, o CISSPoder tem capacidade de integrar e conectar todos os setores da empresa. Essa funcionalidade te dará mais visibilidade sobre vendas, estoque, cartões e finanças, por exemplo, ajudando a entender todo o fluxo das mercadorias que foram vendidas no cartão de crédito.

Controle da saúde financeira da empresa

Com este software, o gestor consegue organizar e controlar todo o seu setor financeiro. Isso porque terá informações aprofundadas e atualizadas sobre fluxo de caixa, saldo nas contas bancários e DRE do negócio. Além disso, o CISSPoder entrega diversos relatórios ao gestor e garante sua visibilidade sobre os processos. Como você bem sabe, informação é uma arma valiosa na gestão empresarial, principalmente no controle financeiro.

Conectividade com o TEF

O papel do CISSPoder é facilitar sua vida, por isso, ele é capaz de se conectar a outras soluções da CISS e diversos softwares e hardwares do mercado, como o TEF que mencionamos anteriormente. Dessa forma, você consegue relacionar a venda no PDV com a transferência de fundos das operadoras de cartão. Tudo de maneira simples e automatizada.

Suporte técnico eficaz

Ao investir na solução da CISS, você conta com o apoio de um atendimento humanizado, feito por uma equipe extremamente qualificada — 97% dos nossos clientes estão satisfeitos com o suporte técnico oferecido. Além disso, todo o processo de implantação é guiado e adaptado aos processos da sua empresa, evitando a interrupção das atividades.

Viu só como pode ser fácil controlar as vendas no cartão de crédito? Como esse meio de pagamento caiu no gosto do cliente, é preciso oferecê-lo de forma segura, evitando prejuízos e problemas ao negócio. Para isso, coloque em prática as nossas dicas e invista o quanto antes em tecnologia.

Pronto para otimizar seu controle financeiro? Entre em contato com a CISS e modernize sua empresa!

Compartilhar