Aumentar o faturamento de vendas não é uma tarefa fácil, principalmente quando a economia não está a todo vapor. Existem, contudo, diversas ações que têm como objetivo melhorar os resultados do negócio.

Você sabe quais delas podem ser adotadas para melhorar o desempenho comercial da sua loja de materiais de construção? Nos tópicos a seguir mostramos algumas dicas relacionadas ao assunto, que vão ajudar você a alcançar esse objetivo. Acompanhe!

Aposte em inovação

É difícil pensar em inovação quando falamos do varejo de materiais de construção, mas você pode colocá-la em prática reavaliando processos e investindo em tecnologia. Já pensou em vender por meio do celular? Em adotar um sistema integrado que permite acompanhar diversas rotinas em uma só ferramenta?

Invista na presença digital

A sua loja já tem site, blog e perfis nas redes sociais? Estar presente no digital é fundamental para que a sua empresa se torne mais conhecida e alcance um público ainda maior. Assim, você não limita seus negócios ao bairro e ao entorno, aumentando as chances de conquistar novos clientes.

Vale a pena seguir o fluxo das lojas dos departamentos que estão oferecendo a modalidade de compra pela internet, com possibilidade de entrega. A ideia não é migrar para o ambiente online, mas implementar uma estratégia multicanal, na qual o cliente tem mais uma opção de fazer a compra, mesmo se ele estiver em outra cidade.

As vendas também podem ser realizadas pelo WhatsApp e transformadas em um pedido, o que promove a mobilidade no negócio juntamente à estratégia de vender por meio do celular. Dessa forma, o vendedor não precisa ficar ocioso esperando o comprador e pode trabalhar por meio de encomenda.

Ofereça ofertas relâmpago

Uma excelente forma de aumentar o faturamento de vendas no curto prazo é por meio das ofertas relâmpago. Tente negociar preços mais competitivos com os seus fornecedores e coloque boas promoções em prática.

Se isso não for possível, faça uma análise dos custos e da margem de lucro dos itens, observando de que forma é possível reduzi-los para abaixar o preço. Dessa forma você perde um pouco em termos de lucratividade, mas ganha pelo volume vendido (que pode aumentar consideravelmente, fazendo o seu faturamento disparar).

Crie um clube de vantagens

Também vale a pena considerar a criação de um modelo de fidelização de clientes. O que os consumidores recorrentes estão ganhando por priorizarem a sua loja na hora de fazer alguma compra? Existe algum benefício ou atrativo para continuar promovendo a retenção e garantir que eles sigam escolhendo o seu negócio?

Você pode criar um cartão fidelidade ou uma espécie de clube VIP. Nele, é possível oferecer melhores preços, promoções diferenciadas, condições de pagamento distintas, entre outros pontos. Observe o perfil desse consumidor e descubra qual estratégia é a mais adequada para alcançá-lo.

Apesar do cenário da venda recorrente não ser tão comum no varejo de materiais de construção, vale a pena investir nesse tipo de ação, principalmente quando se trata do atendimento de construtoras, que têm grandes chances de voltar.

Adote um sistema ERP

O investimento em um sistema ERP é um grande aliado na hora de aumentar o faturamento de vendas. Por meio de diversas funcionalidades, ele contribui para que você tenha mais controle sobre as rotinas e mais acesso a informações relevantes para tomar boas decisões (como é o caso da precificação).

Aumento da rentabilidade

A rentabilidade é um fator muito importante para a empresa, já que mostra qual é o retorno que se tem sobre determinado esforço. Para isso, é importante trabalhar o poder de compra, de forma a ter um valor mais atrativo na venda dos produtos e alcançar um bom desempenho nas vendas.

Nem sempre é uma estratégia que dá certo, porque é necessário observar toda a parte de retaguarda, ou seja:

  • comprar apenas o que é necessário;
  • utilizar uma metodologia de compra em cima do giro da mercadoria, e não em cima de um estoque mínimo e máximo;
  • cuidar melhor das aquisições;
  • observar os concorrentes, produtos novos no mercado, entre outros.

Tudo isso tem o objetivo de precificar adequadamente para o consumidor final.

Controle de compras

Primeiramente, esse controle eficaz das compras nada mais é do que adquirir apenas aquilo que é necessário — o que é chamado de estilo de mercadorias. Com o ERP, se você vende apenas 10 unidades de determinado item por mês, ao tentar fazer a compra de 15 ou 20, por exemplo, o sistema apresenta alguns bloqueios — o que ajuda a evitar os excessos.

Outra estratégia que vale adotar é fazer um orçamento de compras. Nesse caso, o sistema oferece uma modalidade que limita o comprador. Dessa forma, você define uma meta e a aquisição é feita por seção ou por meio de uma estrutura metodológica que você determina.

Se você vende R$ 100 mil em hidráulica, pode estabelecer uma meta de comprar 80% desse valor. Nesse caso, o valor de R$ 80 mil não pode ser ultrapassado, por exemplo. Isso ajuda a evitar a compra de coisas indevidas, que vão aumentar os custos operacionais e afetar o lucro das vendas.

Vale ressaltar que antes de adquirir ou trocar de ERP, é muito importante identificar quais são as necessidades do seu negócio e as melhorias que precisam ser feitas nos processos. Depois disso, você precisa avaliar quais são as características do sistema e ver se elas estão dentro do que você busca com a tecnologia.

É dessa forma que você garante uma ferramenta eficaz e que contribui para otimizar os processos e o desempenho do seu negócio.

Aumentar o faturamento de vendas é imprescindível para que a sua empresa continue competitiva no mercado, ampliando a carteira de clientes e fidelizando os consumidores. Para isso, é importante traçar um planejamento de quais ações serão tomadas e os esforços necessários para colocá-las em prática.

O que achou do artigo? Quer entender melhor o que um sistema ERP pode fazer pelo seu negócio? Entre em contato conosco e descubra como a ferramenta funciona na prática e como pode ajudar na gestão da sua loja de material de construção!

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