Furo de estoque é um problema que deve ser evitado na empresa. Ele ocorre quando a quantidade de produtos registrada no sistema não condiz com a quantidade real de materiais existentes. Esse gargalo pode prejudicar o relacionamento com o cliente, uma vez que existem os riscos de ele ser informado de que o produto está à venda quando, na verdade, não há itens disponíveis.

Esse problema gera prejuízos financeiros, justamente pela perda de vendas de materiais estratégicos. Por essa razão, é essencial entender como a tecnologia pode auxiliar nesse contexto, além de conferir o que deve ser avaliado na escolha de uma ferramenta. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Como a tecnologia evita o furo de estoque?

Primeiramente, vamos entender como a tecnologia evita o furo de estoque na empresa. Confira os principais pontos!

Contribui para identificar divergências mais rapidamente

Por meio de uma ferramenta específica para estoque, a sua equipe tem a oportunidade de registrar absolutamente tudo. Sempre que houver a venda de um material ou chegarem novos produtos, esse fluxo vai ser registrado no sistema, com chances reduzidas de ocorrer algum erro.

Se essa etapa do processo for feita em planilhas, por exemplo, além de levar um tempo relativamente maior para seus profissionais darem baixa em todas as informações, há riscos de dados desencontrados ou mesmo de perda de informações sobre os itens da loja.

A tecnologia ajuda a melhorar o controle das mercadorias, pois permite a realização de relatórios sobre os produtos desejados e ajuda a empresa a ter uma ampla visão das mercadorias disponíveis. Tudo isso contribui para que divergências sejam identificadas mais rapidamente. Dessa forma, a empresa pode solicitar aos fornecedores o produto que não está mais em estoque, evitando os gargalos mencionados acima.

Agiliza o processo de contagem

Nem sempre é possível trabalhar com estoque reduzido. Principalmente em períodos sazonais, nos quais a sua loja tem alto fluxo de vendas, é importante contar com um bom volume de produtos para que não haja perda de vendas — especialmente se você considerar a previsão de demanda e tiver uma média clara de saída desses itens.

Estoques grandes podem impedir que a equipe saiba exatamente a quantidade de materiais disponíveis, e isso pode ser a causa do furo de estoque. Nesse sentido, a tecnologia é uma importante aliada para facilitar o processo de contagem.

Entre os ganhos que isso traz, destacamos:

  • economia de tempo para os profissionais, o que contribui para que eles tenham uma visão mais estratégica sobre os processos;
  • consistência e escalabilidade do estoque;
  • crescimento de produtividade e eficiência de todo o time.

Acompanha o volume de compras

A gestão de compras também é uma estratégia importante para o estoque de uma empresa. Quando feita corretamente, ela garante mais eficiência na compra dos materiais, possibilita a administração de volume de recursos, além de garantir sempre os melhores fornecedores que atendem aos prazos e à qualidade exigida pelo seu negócio.

Outro ponto importante é a contenção de gastos desnecessários, pois vai haver uma análise detalhada de todos os fatores que geram despesas desnecessárias.

Nesse sentido, uma ferramenta vai auxiliar o entendimento de qual é o volume disponível de diferentes materiais (que corresponde à realidade). Se houver um alto volume de itens, em vez de realizar novamente uma solicitação ao fornecedor, a equipe traça estratégias para que as vendas desses itens em específico aumentem (promoções, por exemplo).

A gestão de compras é aprimorada, uma vez que as novas aquisições só serão realizadas se houver demandas dos clientes.

Estrutura os processos mais adequadamente

Para realizar a estruturação mais adequada dos processos, o planejamento de estoque é essencial. Com o objetivo de realizá-lo corretamente, existe a necessidade de a equipe criar padrões e regras para organizar o estoque, desenhar o fluxo de entrada e saída de produtos, elaborar um controle com rigidez, além de definir quais serão as datas e os períodos para as compras.

O planejamento também permite definir processos de forma mais simplificada, o que garantirá uma melhor gestão das diferentes etapas que envolvem o estoque. Ao utilizar uma ferramenta para realizar essas atividades, a empresa conseguirá padronizar as atividades, o que reduz consideravelmente os erros e as divergências que geram o furo de estoque.

Traz mais segurança

Mesmo com uma equipe altamente competente e que está por dentro dos processos da empresa, falhas humanas podem prejudicar o andamento das atividades e o gerenciamento do estoque, afinal, são muitos produtos que chegam semanalmente, da mesma forma que o fluxo de vendas é alto.

Uma ferramenta consegue dar mais segurança para esses processos, além de garantir que os produtos registrados estejam disponíveis, de fato.

O que deve ser considerado para escolher as melhores ferramentas?

Como vimos, as ferramentas oferecem muitos ganhos para evitar o furo de estoque. Para a escolha adequada, confira se a solução contribuirá para a conferência de entrada e saída dos produtos disponíveis, além de verificar se os balanços rotativos contam com integrações para tornar o processo mais simples, como o uso de smartphones.

Ao analisar uma solução, o foco também deve ser voltado para o atendimento. Analise se a empresa tem conhecimento sobre os desafios de uma loja de materiais de construção e se os profissionais estão disponíveis para tirar as suas dúvidas e realizar uma demonstração precisa sobre o produto.

Entenda, também, a usabilidade da ferramenta, uma vez que esse será um ponto importante para que os profissionais da empresa se adaptem melhor à tecnologia. Por fim, verifique o suporte da marca, já que, principalmente nos períodos iniciais, o contato entre ambas as partes será mais próximo até que haja a adaptação da empresa à ferramenta.

Neste conteúdo, você pôde entender o que é o furo de estoque, quais são os prejuízos que isso causa e como uma tecnologia auxilia no processo. Para que a solução escolhida seja adotada no seu negócio, é importante contar com um bom planejamento, de forma que toda a sua equipe entenda a importância dessa mudança de processos e abrace o projeto. Tudo isso contribui para que os ganhos mencionados sejam usufruídos com mais facilidade.

Se você gostou de conhecer um pouco mais sobre a solução para evitar furo de estoque, entre em contato conosco, converse com a nossa equipe e tire suas dúvidas!

Compartilhar