Pesquisar
Close this search box.

5 erros na gestão de estoque para evitar agora mesmo

Manter um controle eficiente de mercadorias é uma atividade essencial para garantir um bom atendimento ao consumidor e maior lucratividade. Existe uma série de erros na gestão de estoque que devem ser evitados para que não ocorram, por exemplo, problemas de ruptura ou desperdício de materiais, o que é responsável por causar muitos prejuízos ao negócio.

Neste artigo, vamos mostrar por que esse controle é importante, bem como quais são os principais erros que é preciso evitar para fazer essa tarefa de maneira adequada. Acompanhe a leitura e saiba mais.

Saiba a importância da gestão de estoque nas empresas

O estoque de materiais representa boa parte dos valores ativos da empresa. Em função disso, não deve ser negligenciado para que não ocorram perdas e prejuízos que poderiam ser facilmente evitados por meio de um controle de mercadorias eficiente.

Os produtos armazenados são responsáveis por gerar lucro para a empresa e movimentar o capital de giro. Por isso, qualquer problema em sua administração é capaz de afetar a rentabilidade do negócio.

Veja erros na gestão de estoque que devem ser evitados

As falhas no controle de estoque podem comprometer o resultado financeiro da empresa. Por isso, é preciso identificar e solucionar todas elas com rapidez. A seguir, listamos as principais ocorrências que devem ser evitadas para garantir uma gestão eficiente.

1. Falta de automatização

Fazer o controle manual do estoque não é uma boa alternativa. Isso porque o risco de falhas operacionais é muito grande, visto que o volume de informações que precisam ser controladas é extenso. Outros fatores importantes são a redução na produtividade dos funcionários e a confiabilidade das informações.

O uso da tecnologia elimina todos esses problemas e é um dos principais fatores de sucesso na gestão do estoque, pois torna o processo muito mais ágil e eficiente. A utilização de softwares de gestão, como um ERP, permite a integração entre os setores da empresa.

Dessa forma, há o aumento da produtividade, já que muitas tarefas passam a ser automatizadas, o que libera os colaboradores para executar outras atividades com a finalidade de aumentar as vendas, por exemplo.

A utilização de um software permite que a gestão tenha dados atualizados sobre a movimentação de mercadorias. Dessa maneira, é possível fazer uma análise real sobre as quantidades dos produtos, o que é fundamental para controlar a reposição de estoque.

2. Acúmulo de estoque

Acumular produtos que não têm boa rotatividade é outro problema enfrentado por empresas que não mantêm um controle de estoque bem-organizado. Entre os problemas causados por essa prática, está o desperdício de materiais, especialmente aqueles que têm data de validade, como produtos alimentícios, tintas, colas, entre outros.

Ao fazer um controle de estoque eficiente, é possível controlar de maneira adequada a data de validade dos produtos, a qual lote pertence, entre outras informações importantes para evitar que a mercadoria perca a validade.

Além disso, esse acompanhamento sobre a data de validade permite observar qual é o momento ideal para criar campanhas promocionais com a finalidade de vender essas mercadorias antes que elas atinjam a data de vencimento.

3. Ausência de controle do giro dos produtos

Uma gestão ineficiente de estoque não faz o controle sobre a movimentação das mercadorias. Dessa forma, podem ocorrer problemas como a indisponibilidade de itens e a loja precisar repor mercadorias com urgência, o que pode ser prejudicial para o fluxo de vendas.

Outro problema em fazer a reposição de mercadorias com urgência é a perda da oportunidade de negociar valores com o fornecedor, uma vez que a loja tem pressa para que os produtos sejam entregues e evitar o desabastecimento de mercadorias.

Ao fazer o controle sobre as mercadorias, é possível calcular o giro de estoque. Para isso, é preciso acompanhar os produtos desde o momento do pedido de compra até a venda ao consumidor.

Assim, é possível estimar o tempo que o fornecedor leva desde a compra até a entrega dos produtos e qual é a quantidade vendida desses itens durante o período em questão. Isso possibilita um planejamento de acordo com a quantidade necessária e o tempo para a venda das mercadorias, o que evita o desperdício e prejuízos ao comércio.

4. Compras excessivas

A falta de organização no estoque é responsável por problemas como as compras excessivas, pois, sem saber qual é a quantidade real de cada item armazenado. é difícil estimar o quanto é preciso comprar de cada um.

Uma série de problemas pode ser causada pela compra desordenada de mercadorias, como o prejuízo para o capital de giro da empresa, a perda de produtos com data de validade ou o item demorar para ser vendido e se tornar obsoleto para o mercado.

Portanto, é preciso fazer o acompanhamento do estoque com o propósito de determinar a necessidade de reposição no momento certo, sobretudo quando se trata de produtos sazonais, que são vendidos apenas em determinados períodos do ano.

Essas mercadorias também devem ser observadas com o propósito de determinar qual é sua necessidade de consumo dentro do período de vendas. Dessa forma, é possível evitar a compra excessiva desses itens e que eles fiquem por muito tempo parados em estoque.

5. Inexistência de inventário

Um dos maiores problemas no varejo são as rupturas de estoque, ou seja, aquele momento em que o cliente entra em um supermercado em busca de um produto nas prateleiras e não o encontra. Essa falha pode fazer com que o consumidor vá em busca do que procura na concorrência, perdendo não só a venda daquela mercadoria, mas a de outros itens que eventualmente ele poderia comprar.

Ao fazer o inventário, o lojista tem o controle exato de todos os itens armazenados e a quantidade de cada um, o que contribui para a organização do estoque e proporciona uma série de benefícios, como a redução de perdas e desperdícios, diminuição de custos, melhor organização para a reposição de produtos e muito mais.

O ideal é que o inventário de estoque seja feito no mínimo uma vez por mês para garantir que as informações sobre as mercadorias estejam sempre atualizadas. É importante ressaltar que não elaborá-lo ou atualizá-lo pode ser considerado um problema fatal para a empresa.

Os erros na gestão de estoque são responsáveis por inúmeros prejuízos no varejo. Para evitá-los, é preciso seguir algumas orientações, como manter o controle de mercadorias eficiente, fazer inventários periodicamente e contar com o auxílio da tecnologia para ter mais agilidade nessas atividades.

Agora que você já sabe como é importante manter um controle de estoque eficiente, compartilhe este artigo com seus amigos em suas redes sociais para que eles também entendam essa importância!

Pesquise no blog da CISS
Pesquisar
Artigos recentes​
Inscreva-se

Quer receber dicas de gestão exclusivas gratuitamente?

Para saber mais sobre como a CISS coleta, utiliza, compartilha e protege seus dados pessoais, leia a Política de Privacidade da CISS.

Compartilhe:
Você poderá gostar também: