Energia solar é um assunto que vem ganhando destaque nos últimos anos e gerando muitas mudanças. Investir nesse ramo está se tornando uma ótima opção tanto de sustentabilidade como de lucratividade. Aliás, a tendência é que o investimento em ações que promovam o equilíbrio ambiental se intensifiquem.

Assim, há uma oportunidade para os lojistas do segmento de material de construção ampliarem a clientela, passando a atender quem está em busca de alternativas energéticas mais sustentáveis.

Neste artigo, vamos ajudar você a sair na frente da concorrência, explicando como investir em energia solar e muito mais. Confira!

Qual é a importância do uso de soluções sustentáveis na área da construção civil?

Muitos aspectos estão dando destaque às alternativas energéticas, desde a necessidade de economizar até o interesse em preservar o planeta. Além dessas causas, a facilidade de instalação e a ampla possibilidade de sucesso da implementação de fontes solares no Brasil, visto que o país apresenta um clima favorável, são fatores positivos para seu uso.

Um segmento crescente de pessoas considera diversos motivos ao pensar em como investir em energia solar, fazendo ela deixar de ser um promissor nicho de mercado para se tornar uma área em franco crescimento. Por isso, é importante para quem é dono de lojas de materiais de construções ter soluções sustentáveis no seu mix.

Como investir em energia solar em uma loja de construção?

Donos de loja de construção que estão pensando em aproveitar essa oportunidade, mas não têm muito conhecimento sobre soluções sustentáveis, podem não saber por onde começar ou mesmo não ter ideia de como investir em energia solar. Existem duas opções que podem — e devem — ser implementadas juntas. Veja quais são!

Vender produtos do segmento no estabelecimento

Tanto residências quanto empresas podem economizar na conta de luz optando por essa energia limpa. Diante disso, o público interessado nesse tipo de solução não é mais restrito aos preocupados com o meio ambiente. Por outro lado, o número de consumidores que querem abraçar a sustentabilidade também está aumentando. Dessa forma, os dois grupos são potenciais compradores dos produtos.

Naturalmente, ao pensar em como investir em energia solar, essas pessoas vão considerar construir ou reformar como o primeiro passo para se adaptar. Assim, a procura por lojas de materiais de construção a fim de comprar os itens necessários é inevitável. Se você não oferecer essas mercadorias, o cliente vai procurar um concorrente.

Por outro lado, se sua empresa também oferece produtos para obras sustentáveis, seu negócio se torna a única parada, potencializando suas vendas, ampliando o ticket médio e agradando a clientela com praticidade.

Adotar essa fonte de energia no negócio

O novo perfil de cliente apresenta um comportamento de consumo que aprecia a experiência de compra e quer se relacionar com negócios cujos valores o representem.

Assim, adotar a alternativa de energia solar e instalar um sistema fotovoltaico conectado à rede, que em conjunto com o kit de energia solar, capta e converte a luz do sol em energia elétrica, pode se tornar uma estratégia de marketing: além de econômica, essa opção é um meio de aumentar as vendas.

Quais são os produtos que podem ser oferecidos na loja?

Como um segmento técnico, o varejo de materiais de construção depende de um bom conhecimento dos produtos que comercializa, para então poder comprá-los e vendê-los de forma adequada. Nos itens para implementação de energia solar não é diferente.

Se você pretende começar agora, deve entender quais mercadorias precisa ter em estoque e do que se trata cada uma delas. Para ajudar, elaboramos uma lista de produtos. Confira!

Painel solar

O item mais associado à energia solar são os painéis de módulos fotovoltaicos. São também os principais componente de uma usina solar e estão disponíveis em dois tipos: monocristalino e policristalino.

O painel deve suportar o desgaste de ficar exposto ao sol ou à chuva, aguentando alterações de temperatura e outras intempéries climáticas. Desse modo, a escolha de produtos e fornecedores de qualidade é uma maneira de garantir a satisfação do cliente.

Aquecedor

O aquecimento da água para chuveiros e torneiras elétricas é um dos vilões da conta de luz. Em busca de economizar, a procura por soluções que usem energia solar está aumentando. O aquecedor é um equipamento formado por coletores solares e um reservatório térmico. Nesse sistema, a água circula através de tubos internos nos quais é aquecida e armazenada, para ser depois distribuída e utilizada.

Bomba solar

Outro equipamento que pode ser substituído por uma versão movida a energia solar é a bomba d’água. Elas são as principais formas de captação de reservatórios, poços, cisternas e aquíferos em regiões com chuva escassa ou cujas fontes de água superficiais estão distantes/inexistentes e em lugares nos quais as opções submersas são mais seguras para o consumo.

Por isso, esse equipamento é exemplo ideal de uso para energia solar, pois, tanto aproveita o clima seco e com sol, que levam a escassez de água, como resolvem o problema com ajuda da bomba d’água.

Kit para jardim

Itens de jardinagem ficam habitualmente expostos ao sol. Aplicar essa energia em kits para o jardim é uma forma de unir o útil ao agradável. De mesas a lâmpadas, vários produtos que são utilizados ao ar livre já contam com placas solares para geração de energia.

Quais são as vantagens de comercializar produtos desse nicho?

Como dito, oferecer itens para os clientes que desejam investir em energia solar é uma oportunidade de mercado no momento. Para as lojas de materiais de construção apresentam diversas vantagens, como:

  • atendimento a um segmento com demanda crescente;
  • oportunidade de atrair novos clientes;
  • associação da imagem da empresa com sustentabilidade ambiental;
  • aproveitamento da isenção de impostos para esses produtos;
  • venda com menor risco de inadimplência por ter uma linha de financiamento específica para aquisição dessas mercadorias.

Quais são os benefícios de aplicar essa prática no próprio negócio?

Da mesma maneira que sua clientela usufrui de vantagens com essas soluções, sua empresa pode aproveitar a energia solar como fonte para o próprio negócio. O que também agrega benefícios:

  • sustentabilidade: energia renovável, inesgotável e não poluente;
  • segurança financeira: estabilidade do fluxo de caixa, baixo custo de manutenção e redução de gastos com energia elétrica por meio de um investimento que se paga em médio prazo;
  • proteção energética: segurança contra escassez e em situações de difícil acesso.

Assim, há caminhos simples para começar a investir em energia solar. Essa prática pode aumentar a sua clientela, além de trazer sustentabilidade e outras vantagens para o seu negócio. Estar ciente dos benefícios ao realizar investimentos como esse é excelente para vencer a concorrência.

Se você gostou do conteúdo e quer continuar se informando, confira este artigo sobre construção sustentável.

Compartilhar