Pesquisar
Close this search box.

Logística de distribuição: veja como usar a tecnologia a seu favor!

Imagine uma loja de construção com alto volume de pedidos para entrega. São várias vendas, endereços e até cidades diferentes no processo. É possível pegar os materiais e mandar para os clientes sem nenhum preparo? Até é, mas essa atitude pode trazer grandes prejuízos e falhas na logística de distribuição.

Não é aconselhável fazer duas ou três entregas para o mesmo cliente seguindo qualquer caminho. Com um estudo elaborado, é possível pegar o trajeto mais econômico, entregar todos os produtos de uma vez e economizar tempo e dinheiro. É nesse ponto que a tecnologia vem para ajudar no desenvolvimento de uma logística efetiva.

Desenvolvemos este texto para mostrar como a tecnologia pode ser uma grande aliada para a sua empresa e, nesse contexto, quais são as soluções que a CISS oferece para seus clientes. Confira!

Como a tecnologia ajuda o setor de logística?

Com um bom software, é possível fazer todo o controle de distribuição. É possível saber, por exemplo, quais produtos têm mais devolução, como está a reposição do estoque e até se o motorista está fazendo o caminho definido. O sistema consegue fornecer todos os dados, relatórios e informações importantes graças a leitores de código de barra, etiquetas eletrônicas e lançamentos na plataforma.

Assim, se um colaborador efetivar uma venda, o Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP) identifica o pedido, verifica a disponibilidade e registra a baixa no estoque. Em seguida, o pedido é encaminhado para a equipe de logística, que deve definir a disposição dos materiais no caminhão, checar se há outros produtos para o mesmo cliente e qual a melhor rota.

Vale mencionar que, enquanto isso, o vendedor tem acesso a todas essas informações e pode passá-las aos clientes, caso seja necessário.

Quais as vantagens de automatizar a logística?

A etapa de distribuição exige um acompanhamento de todas as áreas de uma loja para ser um sucesso. Para isso, é preciso diminuir o retrabalho, ter um processo de entrega eficiente e um gerenciamento preventivo — pontos que podem ser solucionados com ajuda da tecnologia.

Controle de estoque

Por meio da automação do seu negócio, o próprio sistema fará o monitoramento de todos os materiais que entram e saem da loja, além dos pedidos feitos. Se o vendedor for até uma obra oferecer seus produtos, ele não precisa ligar para consultar se tem ou não o equipamento que o cliente deseja. O próprio sistema vai informar a quantidade disponível e se há produtos semelhantes.

Para o gestor, é possível emitir relatórios para identificar os produtos que possuem maior saída e desenvolver planejamentos estratégicos de venda junto aos seus colaboradores — otimizando, assim, os espaços do estoque e processos de negociação. As falhas causadas pelo controle manual podem gerar prejuízos que, se recorrentes, prejudicam toda a operação de uma loja.

Previsão de demanda

Esse processo identifica as demandas por um determinado produto, permitindo que o vendedor possa tomar decisões em um curto espaço de tempo, além de prever prazos para o cliente e sugerir alternativas. Tudo isso, é claro, influencia diretamente no relacionamento com os compradores e agrega valor à sua loja.

Dentro de um sistema automatizado, os usuários terão acesso a informações como promoções, descontos, produtos que podem ser substituídos, ficha técnica dos equipamentos equivalentes e reserva dos solicitados.

O gestor consegue prever quais materiais terão mais ou menos saída baseado no histórico de vendas que é salvo no sistema. Dessa maneira, ele identifica falhas e age de forma preventiva, sem o risco de ter prejuízos financeiros com materiais parados no estoque.

Integração de processos

A logística de distribuição visa agilizar os processos e aumentar a lucratividade de um negócio. Para que todas as etapas tenham sucesso, a fluidez e organização nas atividades são fundamentais. Por isso, apostar na automação pode ser um grande diferencial competitivo.

Com os processos integrados, toda a comunicação da empresa é feita em tempo real. Os dados são transmitidos automaticamente entre as etapas da logística, aumentando a produtividade, diminuindo as chances de erros, retrabalhos e melhora na segurança das informações. Assim, os gestores e administradores podem tomar decisões mais acertadas para sua loja.

Eficiência na entrega

Para ter uma entrega realmente eficiente, é preciso conhecer bem os processos de distribuição da loja em questão — do caminho que o produto passa desde a hora que o pedido é feito até a entrega dele no destino escolhido. Tudo deve ser analisado para que seja possível dar um prazo final ao cliente, sem risco de atrasos.

Com um sistema apropriado, as chances do seu empreendimento se destacar dos concorrentes aumentam consideravelmente. O ERP consegue juntar a previsão de demanda com cálculos de rota e tempo para definir o melhor período de entrega. Esse processo não serve apenas para o deslocamento de mercadorias para clientes e pode ser usado também para a transferência entre estoques.

Aumento da produtividade

Com os dados concentrados em um único local e sendo atualizados em tempo real, o sistema permite que decisões sejam tomadas com mais agilidade e elimina o desperdício de tempo causado pela verificação de informações manualmente. Basta um clique para que o usuário tenha acesso a tudo de que ele precisa.

O impacto da tecnologia na logística é evidente quando paramos para analisar a capacidade de identificar anomalias rapidamente, como problemas para encontrar algum produto no estoque.

Dessa forma, o gestor consegue identificar onde os erros estão concentrados e desenvolver ações para evitar que voltem a acontecer. Além disso, é possível obter insights por meio do monitoramento da performance de colaboradores ou de um setor específico.

Como a CISS ajuda a sua empresa?

O CISSPoder é uma solução desenvolvida especialmente para lojas de material de construção. O software foi pensado para ajudar na redução de perdas no estoque, aumento das vendas, elaboração de relatórios completos, diminuição da inadimplência de clientes, controle financeiro e aprimoramento do sistema de logística.

São oferecidos dois módulos que trabalham para melhorar todo o controle de distribuição. O primeiro, “Entrega de Mercadorias”, fará toda a separação e entrega dos produtos, identificando o melhor transporte, executando o processo e confirmando o recebimento junto ao cliente — ótima solução para garantir que as mercadorias chegarão dentro do prazo estabelecido.

A outra solução é o módulo Pedido de Venda, que unifica as vendas de todas as suas lojas com segurança e desenvolve um processo de logística de entrega, possibilitando efetuar várias vendas em uma operação. Assim, a funcionalidade é mais indicada para empresas com mais de uma loja.

Graças a sistemas automatizados, como o oferecido pela CISS, o empresário consegue ter uma visão mais ampla das suas operações e identificar os pontos que precisam de melhoria. São inúmeros dados que precisam ser verificados frequentemente, sendo essa uma tarefa impossível para um ser humano.

Principalmente no que diz respeito ao delicado processo de distribuição de mercadorias, que exige uma operação pontual, atividades como gestão de estoque, processos integrados, previsão de procura por materiais e trajetos econômicos são extremamente importantes.

Agora que você já conhece a importância de um sistema para a logística de distribuição da sua loja e como a CISS pode ajudá-lo, entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores sobre qual formato de software melhor se encaixa na sua empresa!

Pesquise no blog da CISS
Pesquisar
Artigos recentes​
Inscreva-se

Quer receber dicas de gestão exclusivas gratuitamente?

Para saber mais sobre como a CISS coleta, utiliza, compartilha e protege seus dados pessoais, leia a Política de Privacidade da CISS.

Compartilhe:
Você poderá gostar também: