Pesquisar
Close this search box.

Como evitar o desperdício de alimentos no supermercado?

É responsabilidade dos varejistas se preocupar com a questão do desperdício de alimentos nos supermercados, um problema cada vez mais marcante em nossa sociedade. Você faz parte desse grupo? Então, está no caminho certo para ter um negócio mais sustentável e econômico!

O conceito de sustentabilidade está relacionado com o uso consciente dos recursos do planeta, a fim de evitar a sua escassez para a nossa e para as próximas gerações. Todos precisamos trabalhar buscando uma redução do desperdício de maneira geral.

Continue a leitura e saiba mais sobre a importância da economia de alimentos no âmbito do varejo, e conheça algumas dicas infalíveis para garantir que os gastos sejam reduzidos no seu estabelecimento comercial!

O que é sustentabilidade?

Quando falamos de sustentabilidade, estamos nos referindo ao uso dos recursos de maneira inteligente, promovendo o crescimento econômico de uma cidade ou até mesmo de um estabelecimento, mas sem gerar prejuízos ao meio ambiente.

Investir no mercado de alimentação saudável e garantir a reciclagem do lixo no seu estabelecimento são boas práticas sustentáveis, mas isso não é tudo. O desperdício também deve ser evitado, fazendo com que menos recursos sejam necessários para suprir determinado nicho.

Quais são as vantagens de reduzir o desperdício nos supermercados?

Agora, veremos algumas das vantagens de gerar estratégias para reduzir o desperdício de alimentos e produtos em geral no seu supermercado. Afinal, elas vão muito além da diminuição de gastos e otimização do lucro.

Outro ponto forte da implementação de políticas que diminuam o desperdício está na melhora da imagem do supermercado, fazendo com que o estabelecimento tenha a reputação de cuidar do meio ambiente e de ter uma boa responsabilidade social.

Por fim, essas medidas ajudam muito na captação e fidelização da clientela. Por isso, invista em estratégias que tragam a tecnologia para o varejo, a fim de otimizar esses resultados.

Como evitar o desperdício de alimentos no supermercado?

Agora, veremos algumas estratégias para que o seu gerenciamento seja mais eficiente quando o assunto for evitar o desperdício de produtos no seu supermercado.

São dicas bem simples e práticas, que podem ser implementadas sem maiores problemas, trazendo benefícios para toda a equipe. Vamos lá!

Use um bom software para melhorar o controle de vendas e estoque

Boa parte do desperdício visto nos supermercados é originado a partir de um controle ineficiente de estoque e vendas. Por exemplo: é fácil perceber que há estoque em excesso quando um produto não está saindo tanto quanto deveria.

Ao fazer essa identificação, o gestor pode investir em promoções para realizar a queima daquele estoque e evitar o desperdício. Isso tudo pode ser otimizado com o investimento em um bom software para supermercado!

Tenha um bom cadastro de produtos

O cadastro de produtos pode ser interpretado de duas maneiras: tanto como uma funcionalidade dos sistemas para supermercado, como visto acima, e a partir da gama de mercadoria que será comercializada no seu estabelecimento.

É preciso escolher os produtos de maneira inteligente, focando em marcas que tenham mais aceitação por parte do público ou em novidades que combinem com o perfil dos seus clientes. Falaremos mais sobre esse ponto em breve, mas já tenha em mente que a escolha da cartela ideal de mercadorias é uma boa prevenção ao desperdício.

Invista em promoções com produtos prestes a vencer

Já que falamos sobre as promoções, que tal explicá-las de modo mais específico? Ao identificar que há excesso de um produto que provavelmente vencerá nas prateleiras, a melhor pedida é fazer promoções para que não aconteça a perda total daqueles itens.

É importante lembrar, no entanto, que a transparência vem em primeiro lugar. Especifique que os produtos estão próximos ao prazo de validade e faça, se possível, promoções dentro das promoções. Exemplo: descontos ainda maiores caso mais de um item seja levado.

Acondicione os alimentos de maneira adequada

Uma boa gestão de estoque também permite perceber que lotes diferentes de mercadorias estão ocupando as prateleiras do seu supermercado. Esse é o momento de utilizar técnicas que envolvem a organização eficiente dos produtos nas gôndolas.

A principal dica é deixar os produtos com prazo de vencimento mais próximo sempre à frente, para que sejam levados o mais rápido possível pela clientela. Não há motivo para não ser transparente sobre isso, ok? É fundamental educar os clientes e fazer com que as compras deles também sejam conscientes.

Conheça o perfil do seu consumidor

Quando falamos sobre o cadastro de produtos, mencionamos a importância de conhecer bem o perfil do seu público-alvo para saber escolher as mercadorias que farão parte do seu catálogo de vendas, lembra? Agora, é hora de ressaltar esse conceito!

Se o seu consumidor é antenado e gosta de novidades, é interessante trazer novos produtos para a cartela. Se ele for mais conservador, talvez seja mais lucrativo manter uma base com marcas conhecidas. Entenda o que o seu cliente deseja e evite que o seu estoque fique “travado” nas prateleiras.

Firme parceria com instituições de caridade e produtores locais

Outra maneira de evitar o desperdício é firmar parcerias com instituições de caridade que utilizem uma grande quantidade de alimentos em pouco tempo. Assim, caso as promoções não tenham surtido o efeito necessário e você veja que os produtos vão ser perdidos, pode doá-los a quem realmente precisa.

Vale lembrar que as doações devem envolver produtos que estejam dentro do prazo de validade. Verduras, frutas e legumes levemente passados podem ser direcionados à compostagem ou doados a pequenos agricultores que precisem adubar suas produções.

Viu só como é fácil economizar e evitar o desperdício de alimentos no supermercado? Com as dicas que listamos por aqui, você pode melhorar os seus ganhos no negócio, ajudar ao próximo e colaborar com a preservação do meio ambiente. Assim, todos saem ganhando!

Como vimos, fazer uma boa gestão e controle são fatores fundamentais para evitar o desperdício. Para saber mais sobre o assunto, confira o nosso artigo sobre os principais erros na gestão de estoque e saiba como mantê-los bem longe do dia a dia do seu estabelecimento! Boa leitura!

Pesquise no blog da CISS
Pesquisar
Artigos recentes​
Inscreva-se

Quer receber dicas de gestão exclusivas gratuitamente?

Para saber mais sobre como a CISS coleta, utiliza, compartilha e protege seus dados pessoais, leia a Política de Privacidade da CISS.

Compartilhe:
Você poderá gostar também: