Você sabe o que é e como funciona o Rappi? Sabia que ele pode ser um grande aliado do seu supermercado na hora de atrair e fidelizar clientes? Exatamente por isso, precisamos falar um pouco mais sobre essa ferramenta que está revolucionando o mercado.

Todo varejista atento às tendências já percebeu que o consumidor mudou seu modo de agir, pensar e comprar. Agora, ele está em busca de mais comodidade e valoriza quem faz entregas em domicílio.

Chegou a hora de aprender como se adaptar a essas novas demandas e integrar o Rappi ao seu cotidiano. Confira a seguir o conteúdo que preparamos sobre esse app!

O que é o Rappi?

O Rappi é um aplicativo de entregas em domicílio de diferentes produtos. Seu grande diferencial é a variedade de itens disponíveis, já que a maioria das demais soluções estão focados no delivery de comida.

Portanto, o Rappi é muito mais do que um app para pedir comida. Além dessa opção, o cliente consegue comprar quase tudo, como:

  • perfume;
  • remédios;
  • itens de petshop;
  • material de limpeza;
  • frutas e verduras;
  • calçados e vestuário.

Desenvolvido por uma startup colombiana com sede em Bogotá, o Rappi já está presente em vários países, como o Brasil, Uruguai, Argentina, Chile e México. Em nosso país, ele já atende mais de 140 cidades, levando comodidade a milhares de consumidores.

Como funciona o Rappi?

Afinal, como funciona o Rappi? Como dono de um supermercado, é bem provável que você esteja curioso para entender o funcionamento desse serviço na prática. A verdade é que a ideia é bem simples e tem como foco levar ao consumidor tudo o que ele precisa.

Então, se o pó para café acabou e não há como ir até o supermercado, ele só precisa abrir o aplicativo e escolher um dos estabelecimentos cadastrados, realizar a compra e esperar um entregador levá-lo até sua residência.

Sabendo disso, podemos identificar alguns elementos básicos para o funcionamento do Rappi:

  • aplicativo para smartphone: canal pelo qual o cliente faz a compra;
  • entregadores: responsáveis por coletar o produto na empresa e levar até o cliente;
  • estabelecimentos cadastrados: lojas disponíveis para o cliente realizar a compra;

Vale a pena destacar que o app aceita várias formas de pagamento, como cartão de crédito ou débito, dinheiro, PayPal e até RappiCréditos. O consumidor tem ainda a opção de dividir o pagamento com outros usuários. Assim, caso seja uma compra coletiva entre amigos, o próprio aplicativo faz a divisão e recebe os valores.

Além de tudo isso, o Rappi oferece um serviço de personal shopper. Esse é um de seus grandes diferenciais frente aos seus concorrentes, pois facilita a vida do varejista, que não precisa deixar um funcionário por conta dessas demandas.

Nesse modelo, um funcionário do app fica dentro do seu estabelecimento e cuida de todo o processo. Ou seja, ele recebe o pedido, vai até as gôndolas selecionar os itens, tira dúvidas do cliente e até resolve alguns imprevistos, como a troca de algum produto indisponível. Por fim, ele solicita um entregador e despacha o pedido.

Quais são as vantagens de cadastrar seu negócio no Rappi?

A pandemia de Covid-19 impulsionou de vez as vendas online. Segundo a 44ª edição do Webshoppers, desenvolvido pela Ebit e Nielsen, o e-commerce atingiu o maior patamar de vendas no primeiro semestre de 2021, totalizando R$53,4 bilhões.

O Brasil é líder em termos de vendas online e há ainda muitas oportunidades nesse segmento. Por isso, cadastrar seu negócio no Rappi pode ser decisivo para o seu sucesso. Confira alguns de seus benefícios:

  • grande público em potencial: milhares de usuários cadastrados podem comprar do seu supermercado;
  • infraestrutura pronta: o aplicativo e toda a estrutura de entrega estão prontos. Basta fazer o seu cadastro;
  • não exige um grande investimento inicial;
  • flexibilidade para oferecer qualquer produto ao cliente.

Como integrar esse app ao seu supermercado?

Não é exagero dizer que o Rappi é um app para entrega de tudo! Essa importante inovação para o varejo permite que o cliente compre qualquer coisa por meio da plataforma, inclusive itens de supermercado.

Isso significa que seu negócio pode cadastrar todos os produtos e oferecer mais um canal de atendimento ao cliente. Em poucos cliques e de forma rápida e simples, ele escolhe o que precisa e aguarda o entregador de onde estiver.

Sem dúvidas, oferecer esse serviço aos seus clientes pode ser um diferencial. Então aproveite a oportunidade e confira algumas dicas para tirar essa ideia do papel!

Entre em contato com o Rappi

O primeiro passo para começar a vender seus produtos pelo Rappi é o cadastro. Há apenas uma pequena diferença dependendo do segmento do seu negócio. Se você gostaria de cadastrar seu restaurante, basta acessar a plataforma e preencher as informações solicitadas. No caso de supermercados ou outros ramos de atendimento, você deve enviar um e-mail para sejaparceiro@rappi.com o nome do seu estabelecimento, quais produtos você comercializa e onde está localizado. Ajuda mandar um breve histórico da loja ou qualquer outra informação que passe uma boa impressão, como materiais em revistas ou reviews positivos.

O procedimento é simples e em poucos dias você receberá resposta da avaliação por meio de um código de verificação no telefone e/ou email informado. Depois, é só seguir as orientações e criar a sua conta.

Ative o estabelecimento

Depois de tudo pronto, você precisa entrar no aplicativo e ativar o seu estabelecimento. Ou seja, permitir que ele comece a receber pedidos dos clientes. Nessa fase, será necessário informar o horário de funcionamento e as formas de pagamento aceitas.

Monte sua lista de produtos

Em seguida, é hora de criar a lista dos produtos vendidos pela sua loja. Adicione todos os itens que desejar, colocando todas as informações necessárias. Por fim, coloque o status ativo, significando que o produto está disponível.

Comece a vender

Pronto! Agora você já pode começar a vender pelo Rappi. Sempre que um cliente escolher um produto e finalizar a compra, o app te enviará uma mensagem. Fique atento, pois você tem apenas 7 minutos para confirmar o pedido.

Lembrando que sua equipe não precisa separar os produtos. O personal shopper do Rappi é quem se responsabiliza por isso. Ele irá separar os itens, conversar com o cliente e despachar o pedido para um entregador.

Sistema de gestão integrado ao Rappi: por que essa ferramenta é indispensável?

O Rappi é uma plataforma inovadora, que atende as principais demandas do consumidor moderno. Como mostramos, fazer parte dessa rede de parceiros é muito vantajoso para o supermercado.

Mas você sabia que o uso do aplicativo pode ficar ainda mais simples e ágil com o auxílio de um sistema de gestão integrado? Isso mesmo! A integração otimiza seu tempo porque agiliza todo o processo, desde o cadastro de produtos até o recebimento de pedidos e gestão de pagamentos.

Enfim, a tecnologia é mais uma aliada da sua empresa. Ela faz toda a diferença para o aumento dos lucros, proporcionando uma experiência de compra mais rápida e sem erros.

Conseguimos te explicar como funciona o Rappi? O aplicativo de delivery é uma tendência no varejo e deve ser bem aproveitado por quem deseja crescer. Se o cliente mudou sua forma de comprar, é preciso se adaptar. Por isso, não fique para trás e faça o seu cadastro o quanto antes!

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