A contabilidade é uma ferramenta essencial para o sucesso de qualquer empresa, independentemente do porte ou segmento de atuação. Nos últimos anos, no entanto, com as mudanças constantes na legislação tributária e um cenário de competitividade cada vez mais acirrada, a consultoria contábil se tornou essencial para garantir o controle financeiro e fiscal no varejo.

Leia o artigo para entender mais sobre esse assunto, saber quais são os desafios contábeis mais comumente enfrentados pelos varejistas e porque a consultoria é importante para resolvê-los.

Contabilidade no varejo: principais desafios

Um dos principais desafios enfrentados pelas empresas varejistas é a gestão adequada do fluxo de caixa. Como as vendas, em geral, acontecem em grande volume e com baixo valor unitário, é fundamental que a empresa tenha um controle rigoroso das suas entradas e saídas de dinheiro, a fim de evitar problemas como a falta de capital de giro ou o endividamento excessivo.

A precificação é outro desafio importante, porque o preço dos produtos deve ser competitivo e, ao mesmo tempo, suficiente para cobrir os custos e gerar lucro. Para calculá-lo adequadamente é preciso ter um controle rigoroso de todos os custos operacionais da organização — e sem uma consultoria contábil atenta, essa tarefa fica muito mais complicada.

Como a consultoria contábil auxilia empresas varejistas

A consultoria contábil é fundamental para o varejo por auxiliar a empresa na elaboração de um planejamento orçamentário eficiente, que leva em conta as particularidades do negócio e as perspectivas de crescimento a curto, médio e longo prazo. 

Com base em informações precisas e confiáveis, esse trabalho é o responsável por sugerir medidas para aumentar a rentabilidade, como a redução de custos operacionais ou a adoção de novas estratégias de precificação. Além disso, a consultoria é responsável por garantir que a empresa esteja em conformidade com as obrigações fiscais e contábeis previstas em lei. 

Principalmente em um período com mudanças constantes na legislação tributária, é fundamental contar com o apoio de profissionais especializados, que possam oferecer orientações sobre as melhores práticas para evitar multas e penalidades.

A consultoria contábil também pode auxiliar a empresa na tomada de decisões estratégicas, fornecendo informações valiosas sobre o desempenho do negócio e indicando oportunidades de crescimento. 

Por meio de análises de balanços e demonstrações contábeis, por exemplo, é possível identificar pontos fortes e fracos e tomar decisões mais assertivas em relação à expansão do negócio.

Falando em expansão do negócio, aproveite para ler também o nosso artigo sobre como abrir uma filial de sucesso e confira dicas importantes para acertar ao dar esse passo!

Compartilhar