O que são e como adotar as carteiras digitais no seu negócio?

Conforme a tecnologia avança, novas opções de pagamento surgem para a população. São duas as ideias por trás desses recursos: a praticidade e a segurança na hora de fazer compras em qualquer situação do dia a dia. As carteiras digitais estão chamando atenção, já que conseguem aliar essas duas grandes vantagens.

Da mesma forma que as carteiras digitais são ótimas para os usuários, elas também podem ser um diferencial importante para os estabelecimentos. O ponto de venda precisa estar conectado à internet e, dessa maneira, pode oferecer possibilidades ligadas às tecnologias do momento. Isso faz toda a diferença, já que basicamente todo mundo tem um smartphone hoje em dia, mas nem todo mundo tem acesso a dados móveis.

Neste conteúdo vamos bater um papo sobre as carteiras digitais, como elas funcionam e por que elas são interessantes para os estabelecimentos varejistas. Acompanhe!

O que são as carteiras digitais?

As carteiras digitais, também conhecidas como e-wallets, são aplicativos de smartphones e smartwatches que permitem armazenar informações de pagamento nesses aparelhos. A ideia é que, a partir deles, um usuário possa comprar qualquer coisa em um estabelecimento usando apenas seu celular ou relógio, sem precisar de dinheiro ou de cartões. Nesse caso, basta abrir o aplicativo, aproximar o aparelho da máquina de cartões e confirmar a compra.

Esse método parece algo muito futurista, mas já é uma realidade há algum tempo, inclusive no Brasil. Atualmente, já existem muitos estabelecimentos, de todos os tipos, que têm máquinas de pagamento que se conectam com as informações de carteiras digitais. Assim, de maneira muito rápida e sem contato, consumidores pagam por qualquer coisa sem portar de cartão ou dinheiro.

Como as carteiras digitais funcionam?

O funcionamento é bem simples: basta que o usuário cadastre suas informações nos aplicativos de carteiras digitais que preferir. Há várias opções no mercado, para diferentes smartphones e smartwatches. O consumidor só precisa escolher qual irá usar e inserir as informações de seus cartões de débito e crédito.

Para os estabelecimentos que aceitam esse tipo de pagamento, praticamente nada muda. O pagamento é capturado a partir das informações da carteira digital, em vez de ser por um cartão físico de crédito ou débito. A transmissão das informações de pagamento é feita via NFC (tecnologia de aproximação), ou seja, o estabelecimento precisa apenas da maquininha de pagamentos que tenha esse recurso.

Quais são as vantagens de usar as carteiras digitais?

As carteiras digitais podem ser muito vantajosas para estabelecimentos, afinal, essa é uma forma de modernizar o atendimento e oferecer um bom serviço ao público. Entenda melhor sobre esses benefícios a seguir!

Redução de custos

Um ponto importante é o fato de as taxas cobradas por pagamentos digitais serem mais baratas. Isso significa que o estabelecimento não fica mais refém do que é cobrado pelos cartões de crédito. Visto que, atualmente, é crescente o número de pessoas com acesso a cartões. No fim do mês, isso pode representar um desconto importante no faturamento do estabelecimento.

Segundo um estudo realizado pela consultoria IDC, em 2019, 61% da população brasileira, de todas as classes, já estava usando carteiras digitais. Se o seu estabelecimento consegue oferecer essa possibilidade, são grandes as chances de ter cada vez menos custos com taxas e cada vez mais clientes, afinal, muitas pessoas utilizam esse tipo de pagamento no dia a dia!

Agilidade no atendimento

Na prática, o pagamento digital é muito mais rápido do que o tradicional. Basta imaginar as três situações possíveis:

  • se o cliente paga com dinheiro, ele precisa esperar o troco;
  • se paga com cartão, ele precisa digitar a senha e esperar o comprovante;
  • no pagamento digital, basta aproximar o relógio ou celular da maquininha de pagamento.

Ainda que nem todo mundo no estabelecimento use esse recurso, se você o disponibiliza, quem já está acostumado vai usá-lo naturalmente. Com o crescente número de consumidores adotando esse método, você terá um bom volume de usuários, o que gera mais agilidade no checkout. Assim, sua loja funcionará de uma forma mais dinâmica.

Fidelização dos clientes

O consumidor 4.0 não quer somente preço baixo. Ele também exige bom atendimento, praticidade e conveniência. Assim, estabelecimentos precisam saber como se adaptar para oferecer a melhor experiência possível. Parte disso, sem dúvidas, pode ser a oferta da possibilidade de pagamentos digitais, já que eles são mais rápidos e modernos.

Quando um estabelecimento adota esse tipo de pagamento, ele transmite uma clara mensagem ao seu cliente: “somos um estabelecimento moderno e fazemos de tudo para sua experiência ser a melhor possível!”. Qual cliente não gostaria de ser tratado assim? Consequentemente, oferecer pagamentos de carteiras digitais também gera fidelidade!

Como incorporar essa forma de pagamento ao seu negócio?

Para começar a aceitar pagamentos de carteiras digitais, é necessário preparar seu estabelecimento e seu negócio como um todo. Veja quais são as etapas principais e o que deve ser feito em cada uma delas!

Oferecer a estrutura física com as maquininhas adequadas

Primeiramente, seu estabelecimento precisa ter a maquininha leitora de cartão que também agrega a tecnologia NFC. Assim, não é necessário ter dois tipos de equipamentos separados, o que poderia tornar o atendimento mais confuso. Com uma só máquina, é possível atender tanto quem pagará com cartões físicos quanto quem usará o pagamento digital.

Indicar que o seu negócio aceita pagamento digital

Sinalização nunca é demais! Cole adesivos, cartazes e divulgue nas redes sociais que o seu estabelecimento aceita pagamentos digitais. Isso ajudará a atrair mais pessoas que gostam de usar essa tecnologia, tornando a experiência muito mais conveniente quando elas forem na sua loja.

Integrar soluções de pagamento a softwares de gestão financeira

Uma das principais vantagens dos recursos de tecnologia digital é a possibilidade de integração. Assim, todas as ferramentas utilizadas normalmente podem se comunicar entre si. Dessa maneira, fica mais fácil controlar as informações mais importantes para o negócio.

O mesmo acontece quando falamos de pagamento digital. Todas as transações que são feitas por meio dessas carteiras podem ser registradas no software de gestão financeira que a empresa usa. Essa integração é simples e oferecida pelos melhores fornecedores de sistemas do mercado. Assim, toda venda realizada por pagamentos digitais é automaticamente computada nos registros da loja.

As carteiras digitais são uma realidade no mundo todo, e isso não é diferente no Brasil. Para os consumidores, isso é muito conveniente e prático. Para as lojas, há muitas vantagens importantes, como as que você viu neste conteúdo.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Aproveite para entender mais sobre a integração de sistemas e como ela ajuda na gestão do seu estabelecimento!

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