Você já percebeu que o Brasil é o único país que comemora o dia dos namorados em Junho? Pois é, o Dia dos Namorados no Brasil foi uma data criada com o intuito de movimentar o varejo no mês de junho — e, analisando os resultados, a estratégia deu muito certo.
Porém, juntamente com as oportunidades, são notáveis os desafios para direcionar a preferência de compra do consumidor para o seu supermercado, devido à grande competitividade. Por essa razão, neste artigo vamos explorar algumas ideias criativas para vender mais no Dia dos Namorados em supermercados. Continue a leitura e confira!
Dicas para vender mais no Dia dos Namorados
O amor está no ar: a tradicional frase utilizada nas propagandas de Dia dos Namorados pode não ser o suficiente para destacar-se em meio à ampla concorrência do varejo.
O básico deve ser feito, como: analisar o mercado, investir no layout da loja, oferecer boas promoções e proporcionar um atendimento memorável. Porém, em um momento de grande disputa, aquele “algo a mais” torna-se necessário.
Mas então, como fazer a diferença e vender mais no Dia dos Namorados?
1- Atente-se aos seus consumidores
O Dia dos Namorados é conhecido como uma ocasião para lembrar o parceiro o quanto é amado, seja por meio de presentes ou outros tipos de homenagens.
Dessa maneira, vale ressaltar que não é comemorado apenas por jovens casais de namorados, mas por todos aqueles que desejam demonstrar o carinho por seu companheiro de vida, como pessoas casadas e de todas as faixas etárias.
Também, como seres humanos, cada pessoa tem sua personalidade e suas particularidades. Assim, naturalmente, os casais serão diferentes uns dos outros.
Essa informação torna ainda mais amplo o leque de pessoas que estarão à procura de algo para agradar o seu par, o que exige uma atenção especial para explorar o mercado de forma mais vasta e fazer o possível para atraí-las ao seu supermercado.
Lembre-se dos diferentes estilos de casais
Muitas pessoas acabam evitando o momento por não se identificarem com pelúcias, corações e rosas em excesso, não encontrando, dentro do varejo, ambientes que abranjam os seus gostos pessoais. Assim, investir em estratégias com elementos mais sóbrios e discretos — como amadeirados, velas e flores em menor quantidade — pode fazer a diferença no seu resultado final.
Também, o público com mais de 50 anos, que compreende a economia prateada, representa grande parte da movimentação do mercado, sendo consumidores assíduos. Contudo, mesmo assim, são raras as estratégias voltadas para eles — o que gera uma considerável perda de dinheiro, visto que também importam-se em agradar seus parceiros.
Portanto, em qualquer campanha que fizer, lembre-se de estender ao maior público possível, atentando-se aos nichos frequentemente deixados de lado. Aposte em ideias diferentes, como na utilização de imagens de casais com idade mais avançada nas propagandas. Isso fará com que se sintam representados e os incluirá nas comemorações.
2- Desenvolva campanhas criativas para vender mais no Dia dos Namorados
Campanhas criativas chamam a atenção do público e atraem mais visibilidade para o seu supermercado. Consequentemente, esse é uma ótima maneira para vender mais no Dia dos Namorados.
Uma boa estratégia é o desenvolvimento de concursos ou sorteios, que farão com que as pessoas interajam com o objetivo de ganhar um benefício. Podem ser realizados a partir de diferentes propostas, como:
- História do casal: promova um sorteio para aqueles que enviarem a história de como se conheceram ou se envolveram romanticamente. Faça isso através de um envelope, uma publicação que marque e utilize uma hashtag do seu supermercado ou um formulário virtual. Lembre-se de compartilhar os relatos em suas mídias sociais;
- Fotografias: proponha que seja postada uma fotografia nas redes sociais, marcando o supermercado e utilizando uma hashtag de sua escolha. Depois, realize uma votação para selecionar a foto mais bonita, criativa ou inspiradora;
- Stories: invista na decoração de um espaço temático de Dia dos Namorados no seu supermercado e realize um sorteio para os casais que tirarem uma foto e postarem em um story do Instagram marcando o seu usuário;
- Resposta criativa: através de um formulário ou comentários em uma publicação, solicite que respondam um questionamento, como “qual a definição de amor?” ou “o que seu parceiro significa para você?” no qual a melhor resposta será premiada, podendo ser decidida por uma equipe interna ou por seguidores dos meios de comunicação.
Escolha uma premiação chamativa
A decisão do consumidor em participar do seu concurso ou sorteio se dará, em grande parte, através da análise da premiação que está sendo ofertada. Ou seja, o prêmio deve ser suficiente para que o cliente acredite que participar valerá seu tempo e esforço.
A premiação pode envolver, dentre outras possibilidades:
- Diária em um hotel na sua cidade;
- Um café da manhã especial;
- Jantar pago em um restaurante;
- Cesta de presentes para o casal;
- Ingressos para algum evento de Dia dos Namorados;
- Um passeio romântico em algum lugar próximo.
É interessante, também, buscar parcerias para fornecer os brindes e promoções, como com hotéis, restaurantes ou empresas que estejam promovendo eventos relacionados à data.
3- Facilite a tomada de decisão do consumidor
Diante de tantas opções no varejo, um fator que influencia em grande parte no momento da compra é a tomada de decisão. Quem nunca desistiu de uma compra, adiou por um longo período de tempo ou deixou para última hora por que foi tomado pela dúvida?
Assim, isso ocorre ainda mais no momento de decidir-se por um presente e entender o que será de maior agrado para a pessoa amada. Por isso, existem algumas maneiras de auxiliar nesse processo e vender mais no Dia dos Namorados:
Dê sugestões para os jantares de dia dos namorados
Muitas vezes as pessoas desejam fazer um jantar diferente, mas desistem e acabam cedendo às comidas prontas por não conseguirem decidir o que será melhor e qual a receita mais confiável.
Por isso, forneça sugestões de pratos que podem ser preparados em um jantar romântico e todos os ingredientes que serão necessários para fazê-los. Separe-os por grau de dificuldade de preparação e acrescente a média de valor da receita com a soma dos itens vendidos em seu supermercado.
Faça isso através de folhetos ou impressões na chegada do supermercado ou ainda, de forma mais sustentável, imprima apenas uma arte com um QR code que tenha como destino a página de sugestões, chamando atenção ao conteúdo presente.
E, claro, não se esqueça de divulgar e fornecer as informações nas redes sociais.
Crie um guia de bebidas
Outro grande sucesso no Dia dos Namorados são os drinques e bebidas, principalmente que combinem ou acompanhem os alimentos, mesmo que a opção final acabe sendo o delivery.
Da mesma maneira que o tópico anterior, sugerir opções de drinques, juntamente com tudo que é necessário para prepará-los e seus valores pode ser uma boa aposta. É possível fazer isso por meio da criação de um guia que auxilie na tomada de decisão.
Como uma solução mais prática, para abranger as duas ideias propostas, inclua o guia de bebidas ao de alimentos, adicionando informações sobre como combinar alimentos e bebidas.
Também, apresentar opções de marcas e tipos de vinho que combinem com os pratos será muito eficiente, por ser uma bebida de alta procura no Dia dos Namorados e que frequentemente gera dúvidas no momento da escolha.
Caso você possua um site, disponibilize o guia através dele, também, e use de sua criatividade para incentivar o acesso. Por exemplo: desenvolva um pequeno quiz que indique a melhor opção de bebida para o cliente através de simples e poucas perguntas, direcionando ao acesso do guia para mais informações.
Invista em kits e embalagens
Ao se tratar de presentes, mais diretamente, é recomendável investir em kits de produtos envolvendo chocolates, flores, pelúcias e vinhos — ou seja, itens tradicionais com maior procura. Apresentando kits prontos, as dúvidas na hora de comprar serão menores.
Os kits podem funcionar, também, como ideias, nas quais o consumidor venha a propor alterações. Para isso, como um diferencial, forneça a possibilidade de montar embalagens personalizadas com os produtos de escolha do cliente.
Encarregue um funcionário para a função e procure fazer gratuitamente ou com um valor simbólico. Isso levará o consumidor a perceber que, ao comprar em seu supermercado, não precisará se preocupar com esse aspecto e não terá que investir um valor além do que pretendia.
Conclusão para vender mais no Dia dos Namorados
Estratégias criativas podem fazer a diferença na hora de se destacar entre os concorrentes. O básico deve ser bem feito, porém, muitas vezes não é o suficiente para atrair a preferência dos consumidores ao seu supermercado.
Por isso, lembre-se de todos os diferentes tipos de casais, faça campanhas criativas que tragam visibilidade para o supermercado e facilite a tomada de decisão dos consumidores. Assim, certamente você irá vender mais no Dia dos Namorados e fidelizar clientes, por demonstrar que são importantes para sua empresa.
Siga essas dicas e os resultados serão notáveis. Boas vendas!