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Como lidar com a concorrência: 8 dicas para sair na frente

Saber como lidar com a concorrência é, com certeza, um dos segredos para o sucesso de qualquer empresa, independentemente do ramo de atuação. Entender aqueles que estão no mercado e superá-los em qualidade é um dos principais objetivos de todo empresário.

Fato é que com o surgimento da internet e a globalização, o mercado fica cada vez mais acirrado. Muitas empresas, que antes tinham o privilégio da informação como um dos seus diferenciais, precisaram se moldar para uma realidade em que a comunicação está ao alcance de todos.

Mas então, como sair na frente nesse novo cenário? Como se destacar em um mercado cada vez mais competitivo?

É o que você vai saber neste post, em que apresentamos 8 dicas para lidar com a concorrência de forma eficiente. Boa leitura!

1. Identifique os seus concorrentes

Certifique-se de saber quem é sua concorrência. Nem todo mundo que vende produtos ou serviços semelhantes ao seu é um concorrente direto, se você acredita nisso, é o momento certo para mudar esse conceito.

É preciso entender o seu nicho. Um exemplo claro disso são as fabricantes de leite em pó: embora, basicamente, vendam produtos semelhantes, o público-alvo nem sempre é o mesmo. Destrinchar essa etapa é importante para você focar esforços na direção correta. Pesquise, localize, faça alguns trabalhos de campo e identifique quem são seus concorrentes e quais são os seus pontos fortes e fracos. Conhecer a fundo o adversário é a melhor maneira para se vencer uma batalha. Essa ideia, embora tradicional, continua verdadeira.

Sendo assim, para se destacar entre a multidão, saiba exatamente quais são os empreendimentos que estão no mesmo nicho que você (segmentação, público-alvo etc.).

2. Conquiste novos mercados

Se você já tem um banco de dados de clientes estabelecido com o qual você trabalha bem, não se acomode. Desenvolva um plano para explorar e conquistar novos mercados. Recompense seus clientes fiéis com brindes e facilidades, isso refletirá em uma propaganda voluntária por parte deles.

Ao expandir o seu território, você automaticamente estará à frente dos concorrentes. Porém, é preciso realizar uma preparação e um planejamento seguro antes de se arriscar em novos mercados.

3. Conheça os seus clientes

Definitivamente, para vender mais e melhor, você precisa conhecer o seu cliente. Quais são seus gostos, preferências, necessidades? Identifique-os por meio de estudos que lhe permitam conhecer suas opiniões e seus feedbacks sobre seus serviços e/ou produtos,

Além disso, realize pesquisas e descubra fatores interessantes que ajudarão você a multiplicar sua renda. Por exemplo:

  • idade média dos compradores;
  • idade média de quem consome (nem sempre é a mesma dos compradores);
  • quem busca mais por seu produto ou serviço na internet (homem ou mulher).

Afinal, conhecer detalhadamente quem compra os seus produtos ou serviços é tão ou mais importante quanto saber quem são seus concorrentes.

4. Certifique-se de oferecer o melhor atendimento ao cliente

Nem todas as batalhas se ganham somente com preços. Está provado que muitos clientes se conquistam por meio de um excelente serviço. Uma busca rápida na internet e encontraremos pesquisas comprovando que muitos clientes colocam o atendimento no lugar do preço como principal diferencial para compra.

Então, se você possui muitos concorrentes, uma das maneiras mais inteligentes de se destacar é oferecendo um atendimento excepcional. Isso se tornará uma força que poucos poderão superar facilmente. Alguns exemplos de atitude nesse sentido:

  • dinamismo no atendimento;
  • comunicação humanizada;
  • atenção imediata e personalizada.

5. Crie mais canais de vendas

Seus produtos podem alcançar seus clientes por diferentes meios. Por exemplo: distribuidores de varejo, distribuidores de rede, lojas, etc. Então, você deve estudar novos canais de distribuição e, assim, aumentar o impacto para alcançar mais consumidores.

Claro, esses são os mais “clássicos” e funcionais. Todavia, vivemos na era tecnológica. Sendo assim, existe um leque de possibilidades para expansão dos canais de venda. Automatizar essa etapa ajudará você a ser mais abrangente e eficaz.

6. Seja um solucionador de problemas dos seus clientes

As maiores empresas do mundo baseiam seu sucesso em uma premissa: “resolver os problemas dos seus clientes”. Se você aprender a oferecer soluções em vez de apenas produtos, seus clientes procurarão você, independentemente do preço.

Pessoas, em todo o mundo, precisam de soluções para suas dificuldades diárias. Se você souber como transformar seu produto ou serviço em uma solução, terá nas mãos a melhor ferramenta de marketing existente. Qual valor seu empreendimento gera para seus clientes? Como a vida deles melhora graças aos seus serviços?

7. Crie uma página de internet para sua empresa

No século 21, uma empresa só existe se puder ser encontrada na web. Muitos clientes ainda utilizam revistas e jornais. No entanto, cada vez mais consumidores tomam a web como o único meio de pesquisa para encontrar marcas e empresas.

Se você quiser que esses clientes façam parte do seu portfólio, ofereça o que eles estão procurando: informação na rede. Hoje em dia as possibilidades de informação na web são múltiplas.

Crie uma página na internet ou uma loja virtual para promover os seus serviços. Não seja o último a fazer, faça-o antes do seu concorrente e chegue ao topo primeiro.

8. Ofereça treinamento para os seus funcionários

Oferecer treinamento para os seus funcionários agrega valor a sua marca também pode impulsionar as vendas, dando a sua empresa uma forte vantagem competitiva.

Trabalhar com estratégias de treinamento permite que os funcionários compreendam melhor o impacto que o seu trabalho tem sobre a organização. Além disso, uma empresa que investe em capacitação mostra a seus colaboradores que se preocupa com o desenvolvimento e o progresso de todos.

Por sua vez, isso torna os funcionários mais engajados na empresa e, portanto, mais motivados. Todos tornam-se mais eficientes e mais bem preparados para lidar efetivamente com os clientes.

Os programas específicos de treinamento se concentram em melhorar a comunicação, a compreensão, a resolução de problemas e as habilidades organizacionais. Treinar os funcionários no mesmo conjunto de competências fornece um processo padrão para lidar com os clientes e cria um senso de espírito de equipe.

O aumento do engajamento, aliado às novas habilidades, cria um melhor atendimento ao cliente da empresa. Tudo isso faz com que o seu negócio seja mais competitivo e atraente no mercado. Entre as várias vantagens dos treinamentos, podemos destacar:

  • maior motivação dos funcionários;
  • colaboradores mais preparados;
  • maior satisfação do cliente;
  • aumento do lucro.

Então, como vimos, saber como lidar com a concorrência é essencial para o sucesso e estabilidade financeira de qualquer empresa. Além disso, ainda que o mercado esteja acirrado, é possível, com medidas práticas e reais, se destacar e conquistar cada vez mais clientes. Analise as dicas apresentadas e veja qual delas se encaixa melhor a sua realidade.

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