Pesquisar
Close this search box.

XML da nota fiscal: saiba o que é e para que serve

O XML da nota fiscal é um arquivo eletrônico que contém todas as informações de uma nota fiscal emitida por uma empresa. Ele é uma forma de padronizar a comunicação entre empresas e o governo, além de garantir maior segurança e transparência nas transações comerciais.

Neste artigo você poderá entender de uma vez por todas o que é esse comprovante, para que ele serve e quais os benefícios de utilizá-lo. Acompanhe!

O que é e para que serve o XML de nota fiscal?

Antes de entender o que é o XML da nota fiscal, é importante saber o que significa a sigla “XML”. Em inglês, o termo significa Extensible Markup Language (em português, Linguagem de Marcação Extensível). Essa linguagem computacional torna possível definir e armazenar dados de maneira compartilhável.

Esse é o formato de arquivo oficial da nota fiscal eletrônica (NF-e) brasileira. Ela serve para ajudar a registrar as transações comerciais, garantindo a integridade das informações fiscais e tributárias e torna possível fazer a importação desse comprovante no seu sistema de gestão. 

Esse documento é criado pelo sistema emissor no momento da emissão da NFe e, então, transmitido a SEFAZ (Secretaria da Fazenda). No XML da nota fiscal é possível verificar informações como:

  • o CNPJ da empresa emissora;
  • o número da nota fiscal;
  • a data de emissão;
  • o valor total da operação;
  • os dados do destinatário;
  • entre outras informações relevantes para a transação comercial. 

A NF-e conta também com um PDF auxiliar, o DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica), que é uma versão simplificada da NF-e, e não possui validade jurídica.

Por que é necessário armazenar o XML da nota fiscal?

O XML da nota fiscal deve ser armazenado por no mínimo cinco anos. A regra é estabelecida pela legislação brasileira. A ausência do XML pode gerar multas em caso de fiscalizações, sendo que para cada documento ausente o valor da taxa fica em torno de R$ 1 mil. 

É interessante armazenar os arquivos em um sistema na nuvem e, também, HDs externos para maximizar a segurança. E, se você está buscando um sistema que permita a consulta e importação desse comprovante, assim como o desenvolvimento de relatórios relacionados às Notas Fiscais em formato XML, pode contar com a solução RadarXML da CISS

A empresa é especializada no desenvolvimento de ferramentas que beneficiem o setor varejista e pode ajudá-lo a melhorar a gestão e identificação de documentos emitidos para sua empresa.

Saiba mais sobre o RadarXML e contrate essa tecnologia agora mesmo!

Pesquise no blog da CISS
Pesquisar
Artigos recentes​
Inscreva-se

Quer receber dicas de gestão exclusivas gratuitamente?

Para saber mais sobre como a CISS coleta, utiliza, compartilha e protege seus dados pessoais, leia a Política de Privacidade da CISS.

Com as tags:
Compartilhe:
Você poderá gostar também: