Você sabe o que é CRM (Costumer Relationship Management)? Em um país tão populoso como o Brasil, os varejistas devem se esforçar para aproveitar esse potencial e conquistar a fidelidade de seus clientes.
Prova disso é que uma recente pesquisa concluiu que 56% dos consumidores brasileiros está menos tolerante à má qualidade no atendimento. Esse nível de exigência demanda uma gestão de clientes eficiente, focada na satisfação desse público e na criação de uma relação harmoniosa.
Como empreendedor, é provável que você já consiga visualizar a relevância desse processo. Mas, neste post, falaremos um pouco mais detalhadamente sobre o tema.
Continue a leitura e entenda por que o gerenciamento de clientes pode ser seu grande diferencial competitivo!
Afinal, o que é a gestão de clientes?
Você sempre ouve falar na gestão de clientes, mas, afinal, em que consiste esse processo? Essa é uma atividade que precisa ser levada a sério por qualquer negócio e engloba diversas ações, como:
- coleta e organização de informações;
- análise das necessidades de cada cliente;
- interação personalizada com o consumidor;
- oferta de produtos adequados ao perfil de cada cliente.
A ideia é fazer com que a pessoa se sinta especial e tenha suas necessidades atendidas. Isso, sem dúvida, garante uma relação mais saudável e, consequentemente, vendas mais aquecidas.
Como um CRM pode ajudar a acompanhar o relacionamento com clientes?
A CISS aposta em uma gestão de clientes integrada e que engloba todo o processo de criação e manutenção do vínculo entre a empresa e seus clientes. Mas, para que os bons resultados sejam alcançados, o apoio de um bom CRM é fundamental.
Por isso, nosso sistema trabalha de ponta a ponta e se inicia com a construção da base de clientes da empresa, ou seja, na atração e aquisição de público. A primeira etapa, portanto, é baseada em uma estratégia muito eficaz: o clube de descontos.
A ideia é fornecer vantagens para o consumidor que se cadastra. Em troca disso, o supermercado recebe os dados de que precisa para iniciar uma relação promissora.
Com as informações em mãos, é hora de alimentar o sistema de gestão de clientes. Aqui se inicia a fase de relacionamento, com um acompanhamento preciso dos hábitos de consumo do público.
Mas como isso é desenvolvido na prática? Muito simples! Suponha que um de seus clientes foi até o supermercado e comprou alguns itens. Ao chegar no caixa, ele informa que está cadastrado no clube de vantagens e informa o CPF.
A partir daí, todas as informações de compra ficam registradas e a empresa consegue visualizar os hábitos e padrões de consumo desse indivíduo. Esses dados ajudam a visualizar insights e planejar ações que estimulem o consumo e a melhoria do relacionamento com esse consumidor.
Quais os benefícios de utilizar essa ferramenta?
A tecnologia é uma aliada das empresas e, por isso, traz inúmeras vantagens ao seu cotidiano. Na era digital, não aproveitar as ferramentas à sua disposição é um erro que coloca seu negócio em desvantagem no mercado.
Em relação ao CRM, alguns benefícios merecem ser destacados. Confira!
Precisão na relação e contato com o cliente
Quando você utiliza um software de gestão de clientes tem acesso a informações que garantem a oferta do produto certo, para a pessoa certa e na hora certa.
Oferecer um kit churrasco para um cliente nunca comprou carne em seu supermercado pode não ser interessante. Por outro lado, observar seus hábitos de consumo ajuda a otimizar os investimentos em mídia e a oferecer o produto que aquele cliente precisa.
Oferta de produtos complementares
O cliente vai ao seu estabelecimento todos os dias para comprar pão? Que tal oferecer produtos acessórios, como manteiga e leite? Esse é mais um benefício de se utilizar um CRM.
As informações colhidas podem servir para identificar categorias que se complementam e planejar estratégias para aumentar as vendas casadas.
Fortalecimento do vínculo com o cliente
Quem não gosta de se sentir especial, não é mesmo? Quando o cliente percebe que sua empresa se preocupa em oferecer produtos e vantagens adequadas ao que ele precisa, acaba se sentindo mais importante.
Enviar uma mensagem personalizada, como: “temos um desconto especial para você que adora o refrigerante x”, pode fazer toda a diferença!
Quais são os sinais de que seu negócio precisa dessa solução?
Tem dúvidas de que sua empresa precisa de um software para gestão de clientes? Vamos ajudá-lo a identificar essa necessidade de maneira segura e rápida. Para isso, acompanhe alguns sinais importantes de que esse investimento é necessário!
Dificuldade para identificar perda de clientes
Você consegue acompanhar a perda de clientes em seu supermercado? Muitos gestores não conseguem visualizar essa situação — o que reduz o faturamento.
O uso de um software de gestão de clientes minimiza esse problema e garante ao gestor uma atuação mais precisa e segura. Além de identificar a quantidade de clientes perdidos, a solução ajuda a recuperá-los. Ou seja, ela atua na retenção de clientela, que gera muito menos gastos do que a atração.
Distanciamento do cliente
Você sente que poderia ser mais próximo de seus clientes? Não sabe muito sobre eles, tampouco sobre seus hábitos de consumo? Esse é mais um sinal de que a automação da gestão de cliente é tudo o que você precisa.
Conseguir aproximar-se do seu público e trabalhar de forma personalizada e segmentada são alguns dos grandes benefícios dessa decisão.
Baixo faturamento
O faturamento está baixo ou poderia ser melhor? Invista na melhoria do relacionamento com seus consumidores! A maioria dos supermercados consegue alcançar esse objetivo com essa simples estratégia.
Necessidade de automatização
Processos manuais são ineficientes e demorados. Por isso, se você ainda coleta e analisa dados manualmente, é hora de mudar essa prática em seu negócio. Com o apoio de um software, suas ações serão mais rápidas e escaláveis.
Quais os diferenciais do sistema da CISS?
Em primeiro lugar, é necessário destacar que o software de gestão de clientes da CISS inclui um CRM, mas é muito mais completo, pois abrange desde a etapa de aquisição até a análise e mensuração dos dados.
O gestor consegue administrar toda a relação com seus clientes em uma única plataforma. Os dados apresentados servem de embasamento para a sua tomada de decisão e ampliam os resultados obtidos, aumentando o faturamento e reduzindo custos com marketing.
Nosso sistema confere uma automatização eficiente de todo o processo. Apesar de ser focado na gestão de clientes, ele fornece uma visão estratégica de outras áreas, como estoque e negociação com fornecedores.
Por fim, é importante destacar que a solução da CISS funciona integrada com o ERP. Na prática, ele coleta diariamente as informações do ERP para ajudar o gestor a identificar o que foi consumido pelos seus clientes. Um ponto essencial, não é mesmo?
Ter um bom CRM é de extrema importância para os varejistas brasileiros. Diante de um público cada vez maior e mais exigente, é preciso investir na melhoria do relacionamento e fortalecer o vínculo entre a empresa e seus clientes. Com isso, é possível conquistar um público fiel e manter as vendas aquecidas.
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