imagem de um cliente, homem, em um supermercado operando um painel de vendas para representar a evolução do varejo

A evolução do varejo: como a tecnologia tem influenciado o crescimento do setor?

Nos últimos anos a tecnologia proporcionou mudanças significativas que contribuíram muito com a evolução do varejo. E ainda vem contribuindo. Não é exagero dizer que o setor tem vivido uma transformação digital profunda, e que o modo de operar e interagir com os consumidores foi, quase que completamente, redefinido. 

A tecnologia não se limitou a otimizar processos já existentes, mas criou novos caminhos, abrindo portas para novas oportunidades de crescimento e inovação. Por isso, no artigo de hoje falaremos um pouco sobre esse tema. Iremos mostrar como a tecnologia tem atuado diretamente na evolução do varejo, apresentando as principais tendências que estão moldando o futuro do setor. 

Não dá para ficar de fora, concorda? Então, boa leitura!

A transformação digital no varejo

O impacto da digitalização nas operações de varejo

Embora seja uma análise — até certo ponto — introdutória, ainda não podemos falar sobre tecnologia sem falar em digitalização. Afinal, ela trouxe uma porção de benefícios para o varejo, desde a automação de demandas de caráter administrativo até melhorias em várias questões que envolvem a experiência do cliente. 

Com a adoção de sistemas de gestão, apenas para citar um exemplo, as empresas hoje conseguem gerenciar estoques, controlar suas vendas, monitorar desempenho e muito mais, tudo de forma automatizada. Hoje, processos como gestão de pedidos e atendimento ao cliente tendem a ser muito mais eficazes graças a esse avanço tecnológico. 

A importância da presença online

Eis aqui outro ponto chave. Como falar em tecnologia sem falar dela, a internet?

Hoje em dia, todos sabemos da importância latente da internet em nossas vidas. Ela está presente em quase todas as ações que realizamos no nosso cotidiano e, com essa transformação radical, ter uma forte presença digital é essencial para qualquer negócio. 

Ter um site bem projetado e otimizado para dispositivos móveis não só atrai mais clientes, mas também dá ao seu negócio uma plataforma para promover os seus produtos de forma mais ampla e eficaz. Por vezes, as redes sociais e marketplaces ampliam o alcance dos negócios, possibilitando uma interação mais rápida e direta com os consumidores — além de atuar como uma sólida rede para construir uma base de clientes fiéis.

Por fim, estabelecer uma presença online forte também facilita a coleta de dados sobre comportamento e tendências do consumidor, auxiliando os varejistas a personalizar ofertas e otimizar a experiência de compra com base em análises mensuráveis. 

Tecnologias que estão moldando o varejo moderno

Comércio eletrônico 

Como falamos anteriormente, o meio digital revolucionou o modo como a sociedade interage com o mundo e isso também se aplica ao ato de comprar e vender produtos. Plataformas como a Amazon e o Mercado Livre são bons exemplos de empresas que transformaram esse mercado ao oferecer uma variedade quase ilimitada de produtos, rápida entrega e uma jornada de compra marcada pela praticidade. 

Tudo isso transformou as expectativas dos consumidores. Hoje, empresas do varejo, sejam grandes ou pequenas, precisam se adaptar a essa nova realidade para que possam prosperar ao atingir um público cada vez maior e mais conectado. Estar presente no comércio eletrônico é estar, efetivamente, no mesmo lugar em que os seus clientes estão. E isso faz toda a diferença.

Automação e inteligência artificial

Já falamos um pouco sobre como a automação tem sido importante para o varejo. Ao automatizar tarefas que antes dependiam de esforços manuais e analógicos, como, por exemplo, a reposição de estoque e processamento de pedidos, o seu negócio cria uma dinâmica que permite aos colaboradores se concentrarem em atividades de caráter estratégico. 

Por sua vez, a inteligência artificial é a “queridinha” do momento. A explosão recente de IAs no dia a dia das pessoas e das empresas permitiu que o mundo abrisse os olhos para a grande quantidade de facilidades que ela pode trazer. No varejo, isso já vem sendo feito e, ao que tudo indica, o movimento só tende a crescer.

Seja por meio de chatbots e assistentes virtuais, ou ferramentas que otimizam processos com base em algoritmos, a IA já tem atuado no setor auxiliando na precisão de tendências de consumo, otimização de preços e ofertas e, principalmente, na ampliação da satisfação do cliente. 

Um bom exemplo prático de como tudo isso funciona — e como pode fazer a diferença no seu negócio — é o ChatbotCISS. Integrado automaticamente ao ERP CISSPoder e a API oficial do WhatsApp Business, a solução da CISS traz uma melhor experiência ao cliente por permitir consulta de preços, solicitação de orçamentos, e ao seu negócio, por automatizar uma série de processos internos.

Se quiser ver de perto como funciona o ChatbotCISS, basta clicar aqui

Big Data 

Em primeiro lugar, vamos entender o que é esse tal de Big Data? Ele refere-se a enormes volumes de dados que são gerados por meio de diversas fontes, como, por exemplo, redes sociais e smartphones. A diferença entre outros modelos de análises de dados é que no Big Data os dados coletados são muito complexos para que possam ser processados por métodos mais tradicionais. 

A análise de Big Data é uma inovação tecnológica poderosíssima que auxilia em larga medida o setor do varejo por gerar insights valiosos, identificar tendências e melhorar a tomada de decisões no dia a dia da operação. 

As soluções de gestão da CISS incluem ferramentas avançadas de análise de dados que fazem uso de recursos de Big Data, como o CISSAnalytics, que simplifica a análise de desempenho da sua empresa, ampliando a eficiência da sua gestão.

Experiência do cliente no centro da inovação

Personalização e atendimento ao cliente

Oferecer um serviço personalizado é um dos fatores mais decisivos na hora de reter os seus clientes e construir uma relação de lealdade. Afinal, o consumidor moderno deseja essa personalização e espera que as empresas conheçam suas preferências. E, nesse ponto em específico, a tecnologia pode ser uma aliada extremamente valiosa. 

A inteligência artificial e as análises de Big Data, já citadas no tópico anterior, são bons exemplos de tecnologias que contribuem com essa personalização por serem capazes de identificar padrões complexos de comportamento e fornecer caminhos assertivos para impactar o seu público. 

Além disso, o atendimento personalizado também é um vetor importante da experiência do cliente e pode ser otimizado significativamente com o auxílio da tecnologia. 

Omnicanalidade e a integração dos canais de venda

Ao falarmos em inovação na experiência do cliente do varejo, não podemos deixar de fora a estratégia omnichannel. Afinal, essa abordagem é responsável por integrar todos os pontos de contato do cliente — online e offline — proporcionando a eles uma experiência contínua, confortável e ágil com a sua marca. 

Muitas vezes, a jornada de compra é iniciada online por meio da pesquisa, da comparação de preços e, por fim, da tomada de decisão. Quando os seus canais estão integrados e você possui uma estratégia omnichannel eficiente, o seu cliente é guiado em todas as etapas do processo e tem muito mais chances de escolher o seu negócio para realizar sua compra.

Lembre-se: o cliente moderno não está predisposto a encontrar muitas barreiras em sua jornada. Quão mais integrados estiverem os canais do seu negócio, mais chances você terá de se destacar.

Logística e sistemas gestão aprimorados

Uso de sistemas de gestão

Se até aqui falamos muito sobre como a tecnologia aprimora seu processo de vendas e a satisfação do cliente, agora iremos adentrar um pouco mais nos processos internos de qualquer negócio varejista. 

Graças à tecnologia, hoje há sistemas de gestão para o varejo que realizam uma ampla integração entre todos os setores da sua operação. Essa inovação automatiza processos e torna a rotina de um gestor do varejo muito mais simples e eficaz. 

É nesse ponto em que a CISS atua. Afinal, somos uma empresa especializada em promover soluções para o varejo, e o CISSPoder é o nosso sistema de gestão responsável por realizar com excelência tudo o que compete a um software desta natureza. Quer conhecer mais sobre o CISSPoder, basta clicar aqui.

Tecnologias de rastreamento e entrega

Além de um sistema para gerir internamente o seu negócio, que tal otimizar o rastreamento e a entrega dos seus produtos? 

Essa é mais uma vantagem para o varejo alcançada com o auxílio da tecnologia. Hoje em dia é possível você ter uma gestão de entregas mais eficiente por meio de ferramentas que permitem ao varejista ter total controle dos produtos que saem de sua loja, desde a escolha da melhor rota até o acompanhamento do status da entrega em tempo reaI.

Quer ver na prática como isso funciona? O CISSTrack é uma solução que entrega precisamente o que se espera de uma tecnologia com essas características. Para conhecer todas as suas vantagens, basta clicar aqui.

Além de melhorar a precisão das entregas, isso também amplia a transparência entre o seu negócio e os seus clientes. 

Futuro do varejo: tendências emergentes

Realidade aumentada e virtual

Além da inteligência artificial, que está longe de reduzir o seu ritmo de evolução, também podemos destacar algumas outras tendências que prometem ganhar cada vez mais espaço no varejo. As ferramentas de realidade virtual (RV) e aumentada (RA), sem dúvida, estão entre elas. 

Com esses dispositivos, cada vez mais, os clientes poderão experimentar os seus produtos antes mesmo de efetuar a comprar — sem precisar sequer sair de casa. 

Embora não se aplique com o mesmo grau de impacto a todos os setores, em alguns isso é um verdadeiro divisor de águas. Por exemplo, se você possui uma loja de material de construção, há soluções que o cliente testa, virtualmente, a aplicação de cores em seu imóvel, podendo, assim, realizar a compra com muito mais segurança e tranquilidade. 

E, veja bem, esse é apenas um exemplo das inúmeras possibilidades que essas inovações podem gerar.

Internet das Coisas (IoT) no varejo

A Internet das Coisas (IoT) está revolucionando o varejo ao conectar dispositivos e sistemas para coletar e compartilhar dados em tempo real. Sensores IoT podem monitorar o estoque, prever necessidades de reposição e até ajustar automaticamente a iluminação e temperatura das lojas para melhorar a experiência do cliente. 

Além disso, dispositivos IoT permitem que os varejistas acompanhem o comportamento dos clientes dentro das lojas, como as áreas quentes e frias, oferecendo ótimos insights para a personalização do atendimento e otimização do layout da loja.


Saiba mais: Layout de supermercado: como influencia nas compras dos clientes


A evolução do varejo é agora!

Em suma, podemos concluir afirmando que a evolução do varejo não está mais batendo à sua porta: ela já entrou na sua loja e está só esperando por você. 

Adaptar-se às novas tecnologias não é mais uma opção, mas uma necessidade para prosperar no mercado varejista.

Acompanhar essas tendências e investir em soluções tecnológicas avançadas é crucial para qualquer empresa de varejo que deseja crescer e se destacar. A transformação digital não só melhora a eficiência operacional, mas também eleva a experiência do cliente a novos patamares, garantindo a fidelidade e a satisfação dos consumidores. 

A CISS pode ser uma grande aliada do seu negócio nessa jornada de inovação. Com mais de 30 anos de experiência no varejo, nossas soluções são desenvolvidas para atender às suas principais necessidades tecnológicas, colocando o seu empreendimento sempre um passo à frente. 

Que tal conhecer todas as nossas soluções? Basta acessar nossa página de produtos e serviços clicando aqui.  

Lembre-se: com as ferramentas certas, o seu negócio poderá navegar pelo futuro do varejo com muita  confiança e cada vez mais sucesso. 


E aí, gostou desse artigo e quer mais dicas para com o sucesso do seu negócio? Acesse a página principal do nosso blog, selecione o segmento de seu interesse e cadastre-se agora para começar a receber conteúdos selecionados da CISS gratuitamente. Até a próxima!

Pesquise no blog da CISS
Pesquisar
Artigos recentes​
Inscreva-se

Quer receber dicas de gestão exclusivas gratuitamente?

Para saber mais sobre como a CISS coleta, utiliza, compartilha e protege seus dados pessoais, leia a Política de Privacidade da CISS.

Você poderá gostar também: