Pesquisar
Close this search box.

CISSControl e as vantagens de controlar o estoque com ele

O controle de estoque é uma das tarefas mais complexas do varejo e toda a movimentação das mercadorias, entre depósitos e prateleiras depende de processos bem estruturados e equipe bem treinada. Se esse setor não funciona direito, toda a dinâmica da loja ou rede é afetada, causando prejuízos e atrasos nas operações.

Uma das formas de simplificar e agilizar o acompanhamento do estoque é usando a tecnologia como parte integrada do processo. Por isso, a CISS desenvolveu o CISSControl, um aplicativo que tem como principal função automatizar as operações, reduzindo riscos e prejuízos.

Neste post, vamos apresentar a você essa ferramenta e explicar como ela pode auxiliar na gestão de estoque. Continue a leitura e veja que seu negócio só tem a ganhar!

A tecnologia e a gestão de estoque

gestão de estoque é essencial para empresas de todos os segmentos e portes, sejam elas do varejo ou da indústria.

Com um bom controle, o empresário consegue entender melhor as demandas dos clientes, dar continuidade ou não a compra de determinado produto, economizar e, principalmente, se organizar. Dentro dessa atividade, também é possível definir os preços e prever promoções para liberar espaços, caso algum produto não tenha tido a saída que você esperava.

Com o avançar da tecnologia, as planilhas, que antes eram feitas a mão, passaram a ser salvas e desenvolvidas em computadores, mas os erros continuaram fazendo parte da gestão. Por isso, surgiu a necessidade de mecanismos que permitam o monitoramento mais preciso e integrado do estoque.

Assim surgiu o CISSControl, uma solução da CISS para facilitar e melhorar a gestão dos estoques.

Funcionalidades do CISSControl

O CISSControl é um aplicativo que pode ser usado em coletores de dados ou em celulares com sistema Android, para fazer a coleta, recepção e conferência de mercadorias. O principal objetivo é permitir que o fluxo de produtos seja mais eficiente e confiável, já que ele diminui as chances de erros dos usuários.

Além da facilidade do uso, é possível utilizar o sistema de maneira offline. Dessa forma, o usuário pode continuar a acessá-lo durante alguma operação, mesmo se estiver sem internet, como em um depósito, por exemplo. Se o seu comércio já trabalha com o ERP CISSPoder, as vantagens são ainda maiores, já que os sistemas são integrados.

Se você deseja consultar e conferir se o preço que está sendo apresentado na gôndola equivale ao registrado no sistema, basta fazer a consulta pelo CISSControl, que automaticamente busca pelas informações no ERP. Caso algum erro seja encontrado, você pode enviar uma nova etiqueta com o preço correto para a impressão pelo mesmo equipamento.

Características do CISSControl

O aplicativo CISSControl oferece agilidade e velocidade na hora de gerir o estoque da sua loja. Ao fazer novas compras com fornecedores, o comprador precisa conhecer o giro dos produtos para saber onde ele deve ou não investir.

Para isso, é preciso otimizar o controle de estoque desde o princípio, quando as mercadorias chegam na loja, até passarem pelo checkout. Nesse sentido, a automação dos processos relacionados ao estoque, diminuem erros operacionais, ajudam a ter maior precisão na hora de identificar as mercadorias com maior giro e a fazer a reposição de forma mais precisa, o que confere mais confiabilidade e segurança a todo o processo.

O CISSControl também tem como característica a simplificação da conferência de mercadorias, o que gera ganho de tempo na hora de receber ou despachar mercadorias.

Principais vantagens de contar com essa solução

O CISSControl oferece diversas vantagens aos varejistas que o utilizam em suas rotinas de estoque, como recebimento e conferência de mercadorias, balanço de estoque, consulta de estoque e preço, cotação com concorrente etc. Todos esses recursos são baseados na coleta de informações dos produtos a partir da leitura do código de barras feita pelo aplicativo.

Análise de preços

Por ser integrado ao ERP CISSPoder, o CISSControl permite que sua equipe realize uma pesquisa de campo e compare os valores que são praticados pela concorrência através do aplicativo. Dessa forma, definir o preço para um produto fica mais confiável e prático.

Além disso, com esse controle automatizado, você consegue acompanhar os preços que são colocados nas prateleiras da loja e identificar se há divergências entre a etiqueta e o que será apresentado no caixa, eliminando desconfortos com os clientes por erros na atualização de preços.

Recepção de mercadorias

Com o CISSControl também é possível agilizar a liberação das mercadorias junto ao fornecedor. A conferência pode ser feita na hora e às cegas, para garantir segurança no processo. Além disso, o aplicativo compatibiliza o que está sendo recebido com a nota de entrada registrada no sistema ERP, retirando a necessidade de um funcionário do setor de compras vir até a doca para fazer o despacho e liberar o caminhão. Todo o processo é feito de forma automatizada e o próprio sistema identifica se há inconsistências entre o pedido recebido e o que foi informado na nota fiscal.

Balanço de estoque

O balanço de estoque é fundamental para que você consiga identificar falhas e ter uma boa noção do giro dos produtos. Com o CISSControl, fazer esse balanço fica mais fácil e prático. Ao utilizar o leitor de código de barras, o operador consegue identificar os produtos e realizar a contagem rapidamente. Os dados são armazenados no aplicativo, que gera um arquivo e o envia ao ERP automaticamente.

Dessa forma, o varejista diminui as chances de ter um estoque físico incoerente com o estoque contábil — o que causaria problemas com o Fisco e perdas financeiras para o negócio.

Transferência de mercadorias

Esse recurso do CISSControl permite fazer a gestão da saída dos produtos da loja ou depósito. Com ele é possível lançar notas fiscais, programar transferências de estoque e organizar devoluções de mercadorias.

Como o sistema atua em sintonia com o ERP, juntos eles permitem que você atue com os estoques de todas as suas lojas de maneira integrada. Assim, ao capturar as informações de um determinado produto pelo código de barras, o operador saberá a quantidade disponível em estoque e pode iniciar o procedimento de transferência para outra filial.

Outra opção é exportar os dados coletados sobre os produtos para o módulo Tele-vendas do CISSPoder e seguir com o lançamento da nota fiscal por lá. Nesse caso, não é preciso se deslocar entre o depósito e a estação de fixa de trabalho para poder digitar o código de vários produtos diferentes no sistema. Basta que o operador colete todas as informações dos produtos, selecione os dados no aplicativo e envie para o ERP, onde irá solicitar a nota de transferência.

Como apresentado ao longo do texto, para ter uma boa gestão de estoque é preciso um acompanhamento diário e processos bem organizados que não deixem espaço para erros. Por isso, contar com a ajuda de sistemas, como o CISSControl, que aumentam o controle e automatizam ao máximo as operações fará com que você tenha mais segurança no controle das mercadorias, agilidade na conferência e redução de erros operacionais.

Gostou e quer saber como implementar o CISSControl na sua empresa? Entre em contato conosco agora mesmo e saiba como adquirir o nosso aplicativo! Temos uma equipe pronta para tirar suas dúvidas.

Pesquise no blog da CISS
Pesquisar
Artigos recentes​
Inscreva-se

Quer receber dicas de gestão exclusivas gratuitamente?

Para saber mais sobre como a CISS coleta, utiliza, compartilha e protege seus dados pessoais, leia a Política de Privacidade da CISS.

Compartilhe:
Você poderá gostar também: