Como organizar pedidos de clientes? Descubra aqui 5 ótimas dicas!

Quem é dono de restaurante sabe bem a importância de aprender como organizar pedidos de clientes. Afinal, isso influencia na qualidade e agilidade do atendimento, gerando uma excelente experiência de compra.

A questão é que poucos gestores sabem o que fazer. Isso mesmo! Apesar de ser uma atividade essencial para o bom desempenho do negócio, a maioria dos empresários e administradores tem dúvidas sobre o assunto.

Se você está nesse grupo, não se preocupe! Selecionamos 5 dicas que tornam tudo mais fácil e te ajudam a crescer. Confira!

Organização no restaurante: entenda por que isso é tão importante

Organização gera produtividade e isso já bastaria para justificar a importância de otimizar a rotina operacional do seu restaurante e organizar os pedidos. Mas os benefícios vão muito além disso!

Imagine que você se esforce para ter um negócio de sucesso: monta um bom cardápio, trabalha com produtos de qualidade, não descuida da higiene, divulga nas redes sociais e conta com um ótimo ponto comercial.

Tudo isso fez o seu restaurante atrair muitos clientes e ter um grande potencial de crescimento. Entretanto, falta organização dos pedidos e isso aumenta o tempo de espera, gera erros e deixa o público muito insatisfeito. Resultado: seu restaurante pode fracassar!

A organização é indispensável para o sucesso da empresa, especialmente durante o processo de crescimento. No mercado de alimentação, não basta sonhar com o aumento das vendas se você não estiver preparado para isso. Caso contrário, será apenas uma oportunidade perdida.

É bom lembrar que os restaurantes que trabalham com delivery têm um desafio ainda maior: organizar os pedidos de todos os canais e garantir que o cliente tenha um bom atendimento, dentro do prazo combinado, exige dedicação e boas ferramentas.

Como organizar pedidos de clientes: 5 dicas infalíveis

Como vimos, a experiência que o seu restaurante proporciona aos clientes é determinante para o seu sucesso (ou fracasso). Nesse caso, não há dúvidas de que uma boa gestão de pedidos faz toda a diferença para a satisfação e fidelização do consumidor.

Quem quer faturar mais precisa organizar os pedidos. Para te ajudar, separamos 5 dicas que trazem bons resultados. Acompanhe!

1.     Incorpore a organização ao DNA do seu restaurante

Não é difícil concluir que a organização é chave para o sucesso de um restaurante, certo? Sabendo disso, você precisa fazer com que ela esteja no DNA do seu negócio, ou seja, faça parte de todos os processos e setores.

Para que o pedido seja controlado, tudo deve estar em ordem. Assim, a organização do estoque, o armazenamento dos alimentos, o mapa das mesas e a distribuição dos garçons no ambiente, por exemplo, devem ser organizados adequadamente.

2.     Promova treinamentos para a equipe

Sua equipe recebe treinamentos constantes? Já parou para refletir em como isso é importante para a organização e gestão dos pedidos? Então é hora de começar a fazer algo a respeito.

O ideal é que seus garçons conheçam bem o cardápio, inclusive os ingredientes — isso pode ser útil na hora de auxiliar o cliente a escolher. Além disso, eles devem ser preparados para lidar com imprevistos na cozinha, tranquilizando o consumidor e evitando transtornos.

3.     Conte com o apoio da tecnologia

A tecnologia é uma aliada importante do seu restaurante, sendo responsável pela otimização das tarefas e melhoria do atendimento. Por esse motivo, é importante que você invista em ferramentas inteligentes e focadas nas necessidades da sua empresa.

Quer uma sugestão? O CISSTotem é um terminal de autoatendimento intuitivo e fácil de usar. Ele foi desenvolvido para simplificar a vida do cliente de food service, como padarias, restaurantes e cafeterias.

Por meio de uma tela grande e de alta resolução, o cliente tem acesso ao menu e pode escolher o que deseja com muito mais rapidez. O pedido é enviado automaticamente para o KDS (quando necessita ser preparado pela cozinha) ou para o PDV (no caso de uma água ou chocolate, por exemplo).

Além disso, o cliente consegue finalizar o pedido e fazer o pagamento com cartão de crédito ou débito. Os dados são validados pelo TEF e enviados ao seu ERP — nenhum dado é perdido!

4.     Modernize as comandas

Em plena Era Digital, utilizar comandas de papel pode atrapalhar o crescimento do seu negócio. Afinal, elas dificultam a padronização dos pedidos, podem confundir os funcionários da cozinha e gerar erros.

Sendo assim, para evitar problemas e reclamações dos seus clientes, pense em automatização. A modernização das comandas, com o apoio de um sistema para restaurantes é vantajosa e te ajuda a organizar os pedidos e reduzir prejuízos.

5.     Aposte em um sistema KDS

Sabe o que os grandes restaurantes têm em comum? Um sistema KDS (Kitchen Display System)! Ele é um dos principais responsáveis pela qualidade e rapidez do atendimento ao cliente — e, claro, pela experiência agradável proporcionada.

Assim que o cliente escolhe o produto e o garçom registra o pedido, a cozinha é comunicada e pode começar o preparado imediatamente: é simples, rápido e seguro!

Com ele, você reduz as chances de erros e ainda evita o deslocamento do garçom até a cozinha, garantindo um melhor atendimento a quem está em seu estabelecimento. Interessante, não é mesmo? Veja mais alguns de seus benefícios:

  • permite que a cozinha siga a fila no preparo dos pedidos;
  • reduz desperdícios — em razão de erros de interpretação das comandas, por exemplo;
  • contribui para um atendimento ágil;
  • melhora a experiência do cliente e gera uma boa impressão do negócio;
  • ajuda a aumentar a lucratividade da empresa.

Quem não sonha com o sucesso de sua empresa, não é mesmo? Quem atua no mercado da alimentação precisa superar muitos desafios para conquistar esse objetivo e um deles é a melhoria da qualidade do atendimento.

Neste post, você aprendeu como organizar pedidos de clientes e entendeu que buscar a excelência é o que te fará crescer. Portanto, aproveite as nossas dicas e nunca mais enfrente problemas com atrasos, erros e cancelamentos de pedidos por falta de organização.

Quer conhecer melhor a solução da CISS para o seu restaurante? Então entre em contato com nossa equipe agora mesmo!

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