Captar clientes é, sem dúvida, uma das tarefas mais importantes no dia a dia de qualquer negócio, sobretudo em uma filial. Atrair e reter pessoas interessadas nos nossos produtos e serviços pode ser algo extremamente desafiador — mesmo com a força da matriz sendo parte importante de todo esse processo.
O fato é que expandir o sucesso da matriz para uma nova filial é uma jornada empolgante, mas também exige esforços cruciais para que o negócio prospere. Afinal, cada comunidade tem suas particularidades e o que funcionou bem na matriz pode precisar de adaptações para que funcione em outro ambiente.
Por outro lado, a boa notícia é que a experiência acumulada na matriz serve como um farol para a filial. Analisar o que faz sentido para determinada região, entender as estratégias que deram certo e adaptá-las para captar novos clientes é missão básica de qualquer filial. É importante convencer o público de que a sua filial não é apenas uma extensão, mas uma parte integrante e ativa da nova comunidade.
Agora, até que ponto a matriz deve ser um ponto de referência para a filial? Quais estratégias você deve utilizar? Como identificá-las e colocá-las em prática?
É sobre isso que o artigo de hoje irá se debruçar, por meio da exposição de 5 dicas super práticas que irão te ensinar como captar clientes de forma sólida e consciente para sua filial. Preparado? Então, boa leitura!
Sumário
- O que significa “captar clientes”?
- As 5 dicas para captar clientes em sua filial
- Já sabe como captar clientes? É hora de agir!
O que significa “captar clientes”?
Antes de mergulharmos de vez nas dicas sobre como captar clientes para o seu negócio, vamos dar um passo atrás e refletir sobre a seguinte pergunta: o que significa, de fato, a captação de clientes?
Em linhas gerais, o ato de captar clientes vai muito além de, simplesmente, atrair pessoas para o seu negócio — ou, como é o foco deste artigo — à sua filial.
Trata-se de compreender profundamente os interesses, as carências e os desejos dos potenciais clientes, e utilizar esse conhecimento para entregar produtos e serviços capazes de atender as necessidades de forma sólida e consciente.
Captar clientes é proporcionar experiências únicas para desenvolver uma relação duradoura com as pessoas, garantindo que elas sintam vontade de retornar ao negócio por afeição e senso de fidelidade.
Desafios
Abordando assim, até parece uma linda história de encontros, conquistas e sucesso, não é? Mas, na prática, pode ser algo bastante complexo e, em muitos casos, a razão central para o fracasso.
Você sabia que, só em 2023, mais de 2 milhões de empresas fecharam as portas no Brasil? É o que aponta o Mapa de Empresas, documento desenvolvido pelo governo federal, que no último quadrimestre do ano passado divulgou o saldo anual de fechamentos de empresas: 2.153.840.
Esse resultado representou um aumento de 25,7% no comparativo com o ano de 2022 e, pasmem: fazendo um cálculo simples, estamos falando aqui de 4 empresas fechando as portas no Brasil por minuto.
Agora, vamos refletir juntos: a captação de clientes tem algo a ver com isso?
A resposta é: em alguns casos sim, em outros casos não. Afinal, vários são os fatores que podem levar uma filial, uma matriz ou até uma microempresa a encerrar suas atividades.
Mas, observando sob outra ótica, a captação de clientes pode contribuir para evitar um final trágico em um empreendimento? A resposta é: com certeza!
Por isso, vamos passar agora ao ponto mais importante deste artigo e mostrar 5 dicas práticas para que você aprenda como captar clientes em sua filial e caminhar rumo ao sucesso do seu negócio.
Leia também: Como abrir um filial de sucesso? Confira algumas dicas!
As 5 dicas para captar clientes em sua filial
1. Conheça o seu público-alvo
Saber quem são os seus potenciais clientes é, sem sombra de dúvida, a primeira lição de casa a ser desenvolvida quando o objetivo é captar mais pessoas para o seu negócio.
Essa missão envolve etapas como pesquisar profundamente o mercado no qual a sua filial está inserida, entender as necessidades desse mercado, o desejo dos consumidores e, por fim, identificar os elementos centrais que podem atraí-los para o seu negócio.
2. Ofereça um excelente atendimento ao cliente
Um atendimento de excelência é um diferencial que pode levar o cliente a escolher a sua filial em vez dos concorrentes. Treinamento de equipe, ações de valorização do público e agilidade na resolução de problemas são algumas das etapas que compreendem essa estratégia e que precisam ser incorporadas, organicamente, à rotina do seu negócio.
3. Use o marketing digital
Ah, o bom e não tão velho marketing digital! Posicionamento digital é crucial para o sucesso de qualquer empreendimento nos dias atuais — e com as filiais não é diferente.
Conteúdos efetivos nas redes sociais, comunicações de CRM por meio de e-mail marketing e WhatsApp e o uso minucioso do SEO são meios poderosos para atração de clientes para a sua filial.
O reconhecimento de marca e o ganho de autoridade possibilitados por meio desses mecanismos são fundamentais para o estabelecimento de uma forte presença digital, e certamente irão contribuir para alavancar o seu negócio.
4. Crie uma experiência de compra agradável
Quem não adora comprar um produto sem burocracia, sem dor de cabeça e em um ambiente agradável? A experiência de compra dos seus clientes, muitas vezes, pode ser o divisor de águas que irá definir o retorno deles à sua loja.
O desenvolvimento de uma boa experiência de compra pode incluir a limpeza e organização da loja, o atendimento dos funcionários e, sobretudo, a implementação de um sistema que facilite o ato da compra.
Lembre-se: um cliente pode adorar passar horas escolhendo um produto, mas na hora de pagar ele quer gentileza e agilidade. O grau de assertividade nessa etapa do processo não pode ser ignorado, pois é um momento decisivo para garantir a recorrência.
5. Ofereça produtos ou serviços de alta qualidade
Por fim, não podemos deixar de fora a qualidade. Com uma concorrência cada vez mais ampla e globalmente distribuída, o grau de seletividade dos clientes cresceu muito.
Os clientes de hoje em dia não se contentam com produtos de baixa qualidade ou procedência duvidosa. Por outro lado, eles estão muito mais dispostos a pagar valores significativos por produtos de qualidade significativa. Isso sem falar que uma filial com produtos de qualidade são bem conceituadas pelo público e possuem mais facilidade para se posicionar como uma autoridade no segmento.
Por isso, garanta que todos os produtos ou serviços oferecidos pela sua filial sejam de qualidade e atendam, precisamente, às necessidades dos seus clientes.
Já sabe como captar clientes? É hora de agir!
Uma vez que estamos finalizando o nosso artigo, é preciso destacar: dicas são apenas dicas. Tudo o que foi apresentado no tópico anterior corresponde a uma minúscula parcela da amplitude de ações que você pode realizar para captar clientes para sua filial.
Ainda assim, um primeiro passo sempre precisa ser dado para que possamos avançar. Se você seguir, uma a uma, as estratégias que foram descritas nesse artigo, não tenha dúvida que você conseguirá ampliar sua clientela e fidelizar cada vez mais pessoas.
Agora, se você quiser evoluir ainda mais rápido e não sair daqui apenas com algumas dicas anotadas, nós também podemos te ajudar na prática. A CISS é uma referência no desenvolvimento de soluções tecnológicas de gestão para multiempresas, ou seja, matriz e filiais, e possui um leque de alternativas inovadoras que podem otimizar o dia a dia do seu negócio e atuar como uma verdadeira aliada do seu sucesso. Quer saber mais? Acesse nosso site e conheça todas as nossas soluções!
E aí, gostou deste artigo e quer mais dicas para o sucesso do seu negócio? Acesse a página principal do nosso blog, selecione o segmento de seu interesse e cadastre-se agora para começar a receber conteúdos selecionados da CISS gratuitamente. Até a próxima!