Diferentemente da auditoria externa, que, como o nome mesmo sugere, é feita por profissionais que não integram o quadro de pessoal de uma empresa, na interna, a inspeção fica a cargo dos próprios colaboradores — independentemente da sua área de formação. Via de regra, o intuito é avaliar o controle de segurança interna e o seu nível de eficiência, de modo a evitar perdas e assegurar uma tranquilidade maior nas operações cotidianas.

Em se tratando de supermercados, o objetivo não se distancia muito dessa ideia, afinal, trata-se de um processo altamente relevante e que requer não apenas a alteração da rotina no estabelecimento para que a ação seja colocada em prática, mas também uma preparação intensa. A bem da verdade, essa atividade independente tem o potencial de agregar um grande valor ao negócio por meio de uma consultoria e de um árduo trabalho de avaliação.

Em suma, a auditoria interna em supermercados é um processo sistematizado, objetivo e empregado para examinar a governança corporativa e o gerenciamento de riscos, viabilizando, inclusive, um melhor planejamento organizacional. Contudo, quais são as principais vantagens de realizá-la? Há meios que facilitam a gestão de um supermercado? Neste post, responderemos a essas e outras dúvidas igualmente relevantes. Boa leitura!

1. Análise macro dos processos internos do supermercado

Como dito, em se tratando de uma auditoria interna — independentemente do segmento de atuação de um estabelecimento —, o propósito sempre é avaliar a empresa de modo sistêmico. Assim, os responsáveis por conduzir o processo verificam se os controles implementados atualmente são suficientes para a resolução de eventuais ameaças operacionais e entraves que possam vir a surgir, entre outros aspectos que também podem causar prejuízos à imagem da empresa no mercado.

Nesse contexto, quando os benefícios da atividade são colocados em pauta, é possível destacar, por exemplo, a elevação da rentabilidade do supermercado e a diminuição do desperdício de recursos no estabelecimento. Contudo, os pontos positivos de recorrer a uma auditoria interna não cessam aí. A seguir, elencaremos algumas das demais vantagens atrelada à prática.

2. Identificação e resolução de problemas e/ou inconvenientes

Para quem está à frente da administração, nem sempre é uma missão fácil identificar em quais pontos há falhas e/ou problemas que, por sua vez, geram reflexos nos resultados do estabelecimento.

O mais comum é que os seus efeitos sejam sim percebidos, mas apenas por meio de uma auditoria interna os entraves são apontados, o que acontece a partir de uma análise altamente criteriosa. Ou seja, há um trabalho focado tanto na resolução de inconvenientes quanto na prevenção de novas ocorrências.

3. Aumento das oportunidades de implementação de melhorias

Por outro lado, é válido destacar que a finalidade da auditoria interna em supermercados — ou, na verdade, nos mais diversos negócios, de forma geral — não se limita a indicar as falhas. A partir da sua realização, torna-se possível identificar oportunidades de implementação de melhorias, de modo que passa a haver uma nova perspectiva do “modus operandi” do estabelecimento.

Assim, torna-se viável entender de que maneira os processos internos podem ser otimizados para trazerem uma fluidez maior às rotinas e para elevarem os níveis de satisfação dos clientes, por exemplo, no que diz respeito à organização do espaço, à disposição dos produtos nas gôndolas e ao atendimento recebido.

4. Elevação do nível de confiabilidade do estabelecimento perante parceiros e clientes

Complementando o tópico anterior e retomando a ideia de que a auditoria interna é capaz de evitar reflexos negativos sobre a reputação da empresa no mercado, é importante destacar que a atividade, inclusive, impacta o nível de confiabilidade do supermercado perante os seus parceiros e o seu público-alvo. Isso porque ambos passam a se sentir bem mais confortáveis com a ideia de manterem um relacionamento com uma marca que preza pela concepção de melhoria contínua.

Nesse sentido, a atividade pode ser vista como uma das formas de preservar uma transparência maior na administração do estabelecimento. Com isso, a “mensagem” de que o supermercado não apenas observa os padrões de operabilidade adequados, mas também se importa com o bem-estar dos clientes é reforçada.

5. Facilitação dos processos de tomada de decisão

Por fim, há que se ressaltar o quanto a auditoria interna colabora para o processo de tomada de decisões — e não somente pelo fato de indicar oportunidades que podem ser aproveitadas. A verdade é que, a partir do momento em que se passa a ter uma visão externa mais clara, torna-se mais fácil perceber e até antever eventuais possibilidades e cenários distintos. Isso, inclusive, beneficia a gestão e a organização da empresa, pois a marca passará a operar como uma máquina cujas engrenagens estão em perfeita sincronia.

Como você pôde ver, em se tratando de uma auditoria interna em supermercados, quando a atividade é bem-feita, é possível perceber uma série de vantagens, as quais têm o potencial de impactar positivamente os resultados do negócio. Afinal, esse processo não deve ser visto como uma mera ação que visa apontar as falhas do gerenciamento, mas sim como uma chance para corrigir problemas, facilitar o cotidiano do quadro de pessoal, tornar o público mais satisfeito e, por conseguinte, melhorar a performance das vendas.

No entanto, isso somente é possível se cada uma das etapas — inspeção, observação e investigação — envolver um alto nível de precisão. Portanto, em uma era de transformação digital como a que vivemos, é imperativo contar com a tecnologia como uma aliada, investindo em uma solução que faça o levantamento dos dados de maneira correta e viabilize o controle das atividades inerentes à gestão.

Nesse sentido, uma excelente alternativa é recorrer a uma fábrica de software que seja movida pela inovação e tenha o propósito de transformar ideias em ações que entregam mais competitividade, rentabilidade e crescimento aos contratantes, com um portfólio de produtos e serviços inspirado nas oportunidades e nos desafios do setor varejista.

Este post sobre as vantagens de uma auditoria interna em supermercados foi útil? Quer ficar por dentro de mais informações acerca de temáticas similares que o ajudarão a administrar melhor o seu estabelecimento? Então, assine já a nossa newsletter!

Compartilhar