Para aumentar as vendas e contribuir para a satisfação dos seus clientes, é importante buscar estratégias relevantes, que aumentem o alcance da sua empresa e contribuam para o marketing boca a boca do negócio — quando as próprias pessoas indicam seus produtos e/ou serviços. Além disso, essas estratégias criam um atrativo a mais de compra dos seus produtos e serviços. Nesse contexto, o voucher de desconto se destaca.
A seguir, explicamos do que se trata essa estratégia, como é possível utilizá-la na empresa e apresentamos alguns dos diferenciais do voucher de desconto. Continue a leitura e saiba mais!
O que é voucher de desconto e como utilizá-lo?
Em períodos mais desafiadores, como o atual, é comum que as pessoas optem por empresas que ofereçam diferenciais em relação ao preço. O voucher de desconto é um crédito oferecido pelo seu negócio para futuras compras feitas pelo cliente. Esse crédito pode ser utilizado de diferentes formas, como mostramos a seguir.
Defina o objetivo do voucher
Antes de mais nada, assim como em qualquer outra estratégia de marketing, é importante definir o objetivo do voucher para a sua campanha. É possível, por exemplo, oferecer desconto apenas para um produto em específico que está com pouca saída, ou ampliar as vendas em determinado período do ano cujo histórico não é muito positivo.
Independentemente do plano, essa definição prévia vai orientar a escolha da melhor maneira de utilizar o voucher na empresa — o que aumenta as chances de conquistar os números pretendidos.
Use em programas de fidelidade
Programas de fidelidade também funcionam como importantes aliados do seu negócio. Trata-se, basicamente, de um sistema de troca: você oferece um diferencial para que o seu cliente volte para adquirir outros produtos e serviços.
Exemplo de como utilizar o voucher nesse caso: depois de uma primeira compra, você fornece um card para registrar sempre que o cliente retornar ao seu estabelecimento. Após adquirir um número “x” de marcações, a pessoa ganha um voucher de desconto para utilizar como bem entender.
Entre os diferenciais oferecidos por essa estratégia, destacamos:
- mais engajamento da sua base de clientes;
- bom custo-benefício da campanha;
- aumento das vendas.
Aumente o ticket médio
O ticket médio se refere ao valor gasto pelos clientes na sua empresa. Se você identificar que o ticket de determinado setor do negócio está abaixo do esperado, há a oportunidade de ofertar o voucher de desconto especificamente para determinados itens, de modo que as pessoas sejam atraídas a adquirir esses produtos ou serviços — o que garante uma saída maior.
Agrupe produtos e serviços
Em diferentes campanhas promocionais, uma boa sugestão é agrupar produtos e serviços conforme a área. Essa é uma estratégia que pode funcionar melhor do que fornecer o voucher para todos os seus produtos disponíveis. Dessa forma, não existem riscos de comprometer a rentabilidade da sua empresa — o que garante a saúde financeira do negócio.
Novamente, faça uma análise de quais são as necessidades do estabelecimento para aquele período. Se as vendas de alguns produtos forem baixas pela sazonalidade, o ideal é oferecer descontos nesses itens, visto que isso vai estimular a compra.
Quanto aos agrupamentos, você pode realizar a seguinte estratégia: na compra de dois itens dessa categoria, ganhe um voucher de 20% de desconto. Se optar por utilizar o voucher para todos os produtos, é importante que os descontos sejam menores.
Detalhe as condições de uso
Independentemente de qual seja a alternativa escolhida, não deixe de detalhar as condições de uso para que não haja nenhum tipo de problema com o seu público. Confira algumas regras que podem ser utilizadas na empresa:
- o voucher de desconto pode ser utilizado até uma data específica;
- o voucher pode ser utilizado apenas em compras acima de R$ 200;
- o voucher pode ser utilizado para produtos que custem até, no máximo, R$ 500.
Esses são exemplos ilustrativos. O ideal é que os tópicos sejam desenhados conforme a realidade da sua empresa. Divulgue essas informações e certifique-se de esclarecer as dúvidas dos seus clientes.
Divulgue o voucher de desconto
Por fim, não se esqueça de divulgar os descontos nas redes sociais para que todas as pessoas conheçam essa oportunidade. Essa é uma chance de que mais usuários curtam, comentem e compartilhem a publicação, contribuindo para que a ação tenha um alcance relativamente maior.
Quais são os diferenciais do voucher de desconto?
A seguir, confira algumas das vantagens de oferecer voucher de desconto no seu estabelecimento.
Fidelização de clientes
Conforme vimos, o voucher pode ser utilizado até mesmo em programas de fidelidade. Entre os diferenciais que a fidelização de clientes traz para as estratégias, destacamos:
- custos do marketing reduzidos;
- possibilidade de negociar preços mais atrativos com os fornecedores, uma vez que a venda é garantida;
- oportunidade de colocar preços acima do mercado;
- estímulo do marketing por indicação;
- criação de um vínculo com os clientes.
Otimização da receita
Otimizar a receita do negócio é um dos objetivos de grande parte das empresas. Para que isso aconteça, é preciso estudar bem o mercado, entender como a concorrência vem se comportando nos últimos períodos, utilizar a previsão de gastos e o mapeamento de receitas, entregar boas estratégias de definição de preços e agregar valor aos seus produtos e serviços.
O voucher de desconto é uma chance para que os clientes sejam estimulados a comprarem mais no seu negócio. Conforme vimos, é possível aumentar o ticket médio de determinadas áreas, estimular a recompra e atrair mais consumidores. Nesse sentido, as chances dos números preestabelecidos no planejamento estratégico do negócio serem alcançados aumentam consideravelmente.
Neste conteúdo, você pôde entender o que é o voucher de desconto e quais são as maneiras mais inteligentes de utilizá-lo, além dos ganhos ao adotar essa estratégia. Independentemente dos objetivos, é importante que a empresa conte com um bom planejamento antes de aplicar a ação. Assim, fica mais fácil analisar o orçamento disponível para a campanha, avaliar quais são os custos e estudar maneiras de ser mais rentável para o negócio.
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