Com o avanço da tecnologia nos últimos anos, estratégias digitais vêm sendo cada vez mais adotadas no varejo, como uma forma de otimizar o trabalho, encantar os clientes e, até mesmo, utilizar soluções mais sustentáveis.
Embora a distribuição de folhetos físicos com ofertas ainda seja bastante comum nos supermercados, o encarte digital já aparece como uma opção inovadora e que traz várias vantagens. Leia o artigo para entender o assunto!
O que é um encarte digital?
O encarte digital para supermercados nada mais é do que uma versão virtual do tradicional encarte físico que é distribuído nas lojas, contendo ofertas e promoções.
Ele pode ser acessado através de sites, aplicativos ou redes sociais e oferece aos consumidores informações sobre os produtos, preços especiais, descontos e outras oportunidades de economia.
Essa é uma estratégia de marketing cada vez mais comum em supermercados, que visa atrair e fidelizar clientes por meio de ofertas personalizadas e comunicação direta e eficaz.
Vantagens do encarte digital?
Confira as principais vantagens de substituir os encartes físicos por suas versões digitais, no seu supermercado:
Aumento do alcance
Esse conteúdo pode alcançar um número maior de pessoas, uma vez que pode ser compartilhado em redes sociais, enviado por e-mail ou encontrado através de buscas online. Ao contrário do físico, não é preciso estar em um lugar específico para poder acessá-lo — o que, em geral, acontecia na própria porta do supermercado.
Possibilidade de personalização
A personalização faz toda a diferença no marketing digital e na hora de atrair a atenção do consumidor atual. O novo formato de encarte possibilita a adoção dessa estratégia, já que é possível personalizá-lo para oferecer ofertas e promoções específicas para cada perfil de cliente.
Redução de custos
O encarte digital é mais econômico do que o encarte físico, uma vez que os custos com impressão, armazenamento e distribuição são retirados da conta.
Facilidade de atualização e redução de erros
Quem nunca passou pela situação de imprimir todo um lote de folhetos físicos para descobrir que ele estava com um erro no nome de um produto ou, ainda, precisar descartá-lo no dia seguinte por conta de uma mudança relevante no preço?
Com o encarte digital, esse problema deixa de existir, já que é possível atualizá-lo rapidamente, seja para corrigir erros ou para alterar preços e produtos divulgados.
Sustentabilidade
Cada vez mais os consumidores esperam sustentabilidade nos supermercados, o que está alinhado a uma demanda mundial pela preservação do meio ambiente — e o encarte digital contribui diretamente com isso, ao reduzir o consumo de papel e a geração de lixo.
Acompanhamento dos resultados
Ao utilizar a versão analógica de um encarte, a gestão do supermercado não tinha como mensurar exatamente quais eram seus resultados. Já por meio do rastreamento da versão eletrônica é possível entender os níveis de conversão do material.
Quantas pessoas, que receberam o conteúdo naquela semana, o abriram? Qual foi a porcentagem de vendas? Dados como esses são preciosos para transformar os resultados da loja.
E falando em tecnologias para supermercados, aproveite para ler o nosso artigo sobre as vantagens das etiquetas inteligentes, que também aumentam a velocidade e a sustentabilidade das operações no varejo.