Sustentabilidade é uma das palavras-chave para o século XXI. Com o passar do tempo, percebemos a importância de preservar o meio ambiente e utilizar os seus recursos com sabedoria, a fim de evitar crises não só no clima, mas também na economia para as gerações futuras.

Investir em ações para promover a sustentabilidade nos supermercados também é uma responsabilidade dos gestores do setor varejista. Supermercados podem fazer um grande trabalho de preservação e uso sustentável dos recursos do nosso planeta.

Quer saber mais sobre isso? Então, continue a leitura e tire as suas dúvidas sobre as ações sustentáveis que prometem revolucionar o seu estabelecimento e fazer com que ele se torne uma referência na sua região.

O que é sustentabilidade?

Em primeiro lugar, precisamos saber o que é, afinal, a sustentabilidade. De modo geral, o termo se refere ao uso de estratégias que permitem o crescimento econômico de determinada região sem que o meio ambiente seja prejudicado para isso.

Imagine uma área cheia de árvores. Há duas maneiras de explorar os recursos da região: cortá-las e utilizar as madeiras ou fazer o corte seletivo e replantar as árvores que foram removidas.

Uma das práticas é sustentável e permite a manutenção dos recursos, enquanto a outra os extrai sem qualquer cuidado, trazendo prejuízos para o solo e para o ecossistema da região.

Por que investir nesse conceito é importante para o varejo?

Agora que você já sabe o que é sustentabilidade, confira algumas razões para investir nesse conceito!

Mudança do perfil do consumidor

Os consumidores estão cada vez mais preocupados com o meio ambiente, por isso, buscam apoiar marcas que também demonstrem esse cuidado com o mundo. Investir em sustentabilidade também significa investir na captação e na fidelização da sua clientela, otimizando o número de vendas.

Preocupação com o meio ambiente

Além de melhorar a imagem do seu negócio diante dos clientes, o engajamento com as questões ambientais é uma estratégia fundamental para a preservação do nosso planeta. Elas garantem, por exemplo, o uso responsável dos recursos que serão aproveitados por nós e pelas gerações futuras.

Melhoria da imagem do supermercado

A melhoria da imagem do supermercado é uma consequência direta do investimento em ações sustentáveis. Além de aprimorar a experiência geral do cliente, essas práticas também fazem com que a concorrência se espelhe no seu negócio, trazem vantagens para a comunicação com os fornecedores e até mesmo para a firmação de parcerias.

Redução de gastos

Com o uso sustentável dos recursos, você pode até mesmo economizar uma boa grana! O investimento em educação da equipe, por exemplo, ajuda a diminuir o valor das contas de água e luz. Outros recursos, como a implementação de painéis solares no seu estabelecimento, também podem ajudar bastante.

Como promover a sustentabilidade nos supermercados?

Agora, confira algumas dicas para deixar o dia a dia do seu supermercado muito mais sustentável!

1. Estude a situação atual da loja

O primeiro passo para garantir a implementação de medidas sustentáveis no seu supermercado é observar a situação atual da loja para, depois, pensar em incluir as tendências no dia a dia da gestão.

Para que isso aconteça, é preciso que você revise o plano de negócio do estabelecimento e observe quais são as práticas adotadas no dia a dia pela sua equipe. Veja em quais pontos é possível melhorar e quais recursos são os mais custosos para o supermercado.

2. Faça reciclagem

Um dos primeiros passos é garantir a reciclagem dos materiais utilizados no seu supermercado. Um descarte correto de certos produtos faz toda a diferença para o meio ambiente.

Além de ser útil para o planeta, essa é uma estratégia que pode gerar um retorno financeiro para o seu estabelecimento. Converse com a prefeitura da sua cidade e veja como otimizar a coleta seletiva e quais são os benefícios oferecidos.

3. Promova ações de desperdício zero

Pare para perceber quantos quilos de produtos são jogados fora no seu estabelecimento. Todo “lixo” gerado é, também, dinheiro desperdiçado.

Invista em políticas de desperdício zero. Produtos que estejam bons, mas próximos ao prazo de validade, podem ser comercializados a um valor mais baixo ou até mesmo doados a instituições. Além disso, o que já estragou pode ser encaminhado para a compostagem e reciclagem.

4. Incentive o uso de ecobags

As sacolas plásticas representam um grande perigo para os ecossistemas marinhos, por isso, muitos países e cidades do mundo já aboliram ou diminuíram consideravelmente o seu uso em supermercados.

Entre nessa você também! Estimule o uso de ecobags (sacolas reutilizáveis) pelos seus clientes. Você pode até mesmo comercializar algumas, com modelos bonitos, em parceria com costureiros e artesãos locais.

5. Considere o investimento em painéis solares

A luz solar é a energia do futuro! O investimento em painéis solares pode ser uma boa pedida para que você possa economizar nas contas de energia elétrica ao longo do ano — assim como o uso de outros recursos da tecnologia no varejo.

Faça um levantamento com uma empresa especializada e veja em quanto tempo você começaria a obter retorno financeiro com a implementação desse recurso. Quem sabe é uma estratégia que vale a pena?

6. Incentive o descarte correto dos materiais

Alguns tipos de materiais, como esmaltes, pilhas ou produtos químicos em geral, são extremamente prejudiciais para o meio ambiente. Em contato com o solo, eles são altamente contaminantes.

Que tal investir em sustentabilidade nos supermercados ao trazer postos de coleta específicos para esse tipo de produto? O meio ambiente agradece!

7. Eduque a clientela

Por fim, uma medida imprescindível é o investimento em educação da clientela e, claro, da sua equipe. Às vezes, tudo o que falta é um pouquinho de informação.

Utilize recursos visuais (como panfletos, mídia indoor ou painéis nas paredes) e sonoros (avisos entre as músicas que tocam no ambiente da loja) para informar o cliente da importância dos cuidados com o meio ambiente. Espalhe essa mensagem!

Gostou de conhecer as nossas dicas para promover a sustentabilidade nos supermercados? Essas são estratégias que fazem toda a diferença para a imagem do negócio, colocando o seu supermercado como uma referência inovadora e preocupada com o mundo em que vivemos.

Você tem outras ideias de ações sustentáveis que não foram mencionadas ao longo da nossa lista? Então, compartilhe-a conosco nos comentários!

Compartilhar