A adoção de novas tecnologias no processo de compra é um fator cada vez mais importante para o crescimento dos negócios no varejo. Inovações como o Pix, sistema de pagamento instantâneo do Brasil, já transformaram a maneira como as transações são realizadas, oferecendo rapidez e segurança. Assim, podemos dizer que o Pix pavimentou o caminho para outras tecnologias de pagamento, como a opção de fazer transações via QR Code, que até então não tinha tal finalidade.
Isso acontece porque a oferta de mais flexibilidade e opções de pagamento tem relação direta com as vendas. Afinal, quem você acha que vende mais, a loja que só vende à vista ou aquele que também vende à prazo? A loja que só aceita dinheiro ou a outra que também aceita cartão? Quanto mais opções de pagamento, maiores são as chances de fechar a venda. É simples assim. Mas há outro fatores ainda, tais como:
- Aumento da satisfação do cliente: a capacidade de escolher entre várias opções de pagamento aumenta a conveniência para o cliente. Essa conveniência pode melhorar a experiência de compra, levando a uma maior satisfação do cliente.
- Alcance a novos públicos: diferentes clientes têm preferências variadas de pagamento. Ao oferecer várias opções, um negócio pode atrair um público mais amplo, incluindo aqueles que preferem métodos de pagamento mais modernos ou digitais.
- Competitividade no mercado: negócios que adotam diversas formas de pagamento são frequentemente vistos como mais inovadores e adaptáveis. Isso pode ser um diferencial competitivo, especialmente em mercados onde a concorrência é acirrada.
- Gestão eficiente de fluxo de caixa: diferentes métodos de pagamento podem oferecer tempos de processamento variados, ajudando na gestão do fluxo de caixa. Além disso, alguns métodos podem permitir a antecipação dos recebíveis e outros têm taxas mais vantajosas para o negócio.
- Adaptação às mudanças no comportamento do consumidor: o comportamento do consumidor está em constante mudança, especialmente com o avanço da tecnologia. Estar atualizado com as últimas tendências em métodos de pagamento significa atender às expectativas atuais dos seus clientes.
- Segurança aprimorada: diversificar os métodos de pagamento também pode significar mais segurança, tanto do ponto de vista de não depender de um único método de pagamento, quanto pelas medidas de segurança mais robustas, que geralmente acompanhar as opções mais modernas.
Ou seja, oferecer uma variedade de opções de pagamento não é apenas um meio de facilitar transações financeiras; é uma estratégia interessante para melhorar a experiência do cliente, expandir o alcance do mercado, aumentar vendas e manter a competitividade.
Pagamento com QR Code
O QR Code, um método de pagamento que envolve escanear um código com um smartphone, está se tornando cada vez mais popular. A pesquisa Global Insights da Experian, realizada em maio de 2022, pela Serasa Experian, confirma a tendência de digitalização dos pagamentos. Ela aponta que 67% dos brasileiros entrevistados afirmaram ter utilizado carteiras digitais nos últimos seis meses. O relatório também mostra que eles se sentem seguros ao realizar pagamentos com QR Code: 82% afirmaram sentir segurança para fazer esse tipo de transação.
O pagamento via QR Code ganhou espaço e importância para comerciantes e consumidores. Primeiro, porque é confiável, com criptografia de ponta para garantir transações seguras. Além disso, a rapidez e eficiência do sistema permitem que os pagamentos sejam processados quase instantaneamente, sendo uma vantagem e tanto onde o tempo é cada vez mais escasso e valorizado pelos consumidores.
Outra vantagem é o fato de o pagamento via QR Code ser uma opção econômica para os comerciantes e acessível para os consumidores. É versátil e, por isso, pode ser usado em diversos tipos de negócios, desde lojas físicas e e-commerce até em situações de vendas informais.
Como implementar o pagamento com QR Code no varejo
Para implementar o pagamento via QR Code em um negócio, é importante seguir algumas etapas básicas. Comece escolhendo um provedor de serviço de pagamento que ofereça a tecnologia QR Code. Para isso, leve em consideração fatores como taxas, segurança e facilidade de uso.
O próximo passo é treinar a equipe para assegurar que todos compreendam o funcionamento do processo de pagamento via QR Code e possam auxiliar os clientes. Então deixe claro para os seus clientes sobre essa opção de pagamento. Sinalize na loja, informe das suas campanhas de marketing e outros canais como as redes sociais.
E por fim, após a implementação, sempre vale monitorar o uso do QR Code e coletar feedback dos clientes para fazer qualquer ajuste necessário para otimizar ainda mais o processo de pagamento.
Não à toa, o pagamento via QR Code representa uma evolução significativa no setor varejista. Além de oferecer segurança e praticidade, alinha-se às expectativas dos consumidores modernos por processos de compra mais ágeis e inovadores. Adotar essa tecnologia não é apenas seguir uma tendência, mas sim um passo estratégico para o crescimento e a satisfação do cliente no varejo.
Se você gostou desse conteúdo, aproveite para assistir ao vídeo da CISS que explica como funciona e os benefícios do recebimento por carteiras digitais.