Como melhorar o controle dos manifestos eletrônicos?

Você possui dificuldades para controlar os manifestos eletrônicos em sua empresa? Saiba que não está sozinho! Muitos gestores e empresários enfrentam o mesmo problema e isso ocorre devido à falta de orientação e de ferramentas adequadas.

A gestão fiscal e tributária de uma empresa é uma das grandes responsabilidades de um gestor e, claro, depende de processos organizados e padronizados. Para que você aperfeiçoe o seu negócio, preparamos este material com dicas infalíveis!

Continue a leitura e aprenda os segredos para manter um controle eficaz de seus manifestos!

O que são os manifestos eletrônicos?

Você consegue imaginar o quanto pode ser ruim ter o seu CNPJ e inscrição estadual utilizados de maneira indevida? Para reduzir o risco, existe o manifesto eletrônico (MDe).

Trata-se de uma espécie de recibo da Nota Fiscal. Por meio do procedimento, o empresário pode informar à Receita que está ciente desse documento fiscal. Além disso, pode tomar as seguintes providências:

  • confirmar a existência da operação;
  • informar o não recebimento da mercadoria;
  • informar que não reconhece a operação.

Vale a pena destacar que o manifesto eletrônico é obrigatório em alguns casos, como para as empresas de combustíveis e para notas fiscais que possuam um valor superior a R$ 100 mil, independentemente do ramo de atuação.

Por que o MDe é tão importante?

A atividade empresarial é considerada de risco. Há muitos fatores que podem desencadear prejuízos ao empresário e o MDe visa eliminar alguns deles.

Existem organizações criminosas no país que emitem notas fiscais de maneira fraudulenta. Eles enviam mercadorias para um determinado endereço, mas informam no documento outro destinatário.

Para evitar que sua empresa seja vítima desse tipo de fraude é que existe o manifesto eletrônico. Dessa maneira, você se mantém juridicamente protegido e evita prejuízos financeiros.

Como aperfeiçoar o controle?

Conforme mencionado, é comum que alguns fornecedores emitam notas para determinado CNPJ, mas não destinem a mercadoria a essa empresa. Na prática, isso gera pendências e, durante uma fiscalização, pode gerar multas ao negócio.

Por essa razão, é imprescindível adotar um método eficiente de controle e gestão dessa documentação. Quanto mais organizada for a sua empresa, menor serão as chances de se tornar uma vítima de fraudes e erros.

Conforme visto, existem algumas situações em que o manifesto eletrônico é obrigatório. A dúvida que fica para os demais empresários é: devo me dedicar a execução dessa tarefa? Como torná-la mais ágil e segura?

A resposta para tais questões é sim! Sua empresa tem muito a ganhar com o controle e a boa notícia é que não é preciso perder tempo e capital para isso.

Os esforços necessários podem ser reduzidos quando se tem o auxílio da ferramenta adequada. Ou seja, o uso de tecnologia pode auxiliá-lo a manter a empresa segura e longe de problemas com o Fisco.

Por que você deve contar com um software de controle empresarial?

O processo de manifesto eletrônico pode ser muito mais simples do que parece. Para isso, basta que sua empresa invista em um bom software de controle empresarial. A partir daí, é possível controlar os fornecedores e identificar em tempo hábil se a sua empresa realmente fez a compra.

Além disso, a tecnologia torna mais fácil o próprio contato com a Sefaz. Dessa forma, você consegue comunicar com facilidade, segurança e agilidade, por exemplo, o desconhecimento de alguma nota, o que evita problemas futuros.

Resumindo, você deve fazer uso desse recurso porque ele automatiza o controle dos manifestos eletrônicos. Afinal, realizar tal tarefa de forma manual, além de ser demorado, não garante a identificação de todas as notas com erros e fraudes.

Quais os resultados alcançados com essa solução?

Por fim, para que não reste dúvidas de que você deve investir na contratação de um software de controle empresarial, reunimos alguns dos benefícios que essa decisão estratégica pode proporcionar ao seu negócio.

Lembrando que, para obter sucesso no mundo dos negócios, é preciso muito mais do uma ideia inovadora e coragem para empreender. São essas pequenas decisões que conferem segurança à empresa e oferecem condições de crescer e disputar mercado com eficiência.

Veja, a seguir, os resultados alcançados com essa solução!

Identifica inconsistências nas notas

O sistema detecta inconformidades na nota fiscal perante o pedido de compras evitando assim a entrada incoerente de itens no estoque e erros nos âmbitos financeiro e fiscal.

De maneira automatizada, é feita essa busca para que as notas sejam controladas. Nada passa despercebido aos olhos do gestor e ele consegue manter seus dados fiscais sempre organizados.

Na prática, essa solução ajuda o empresário a demonstrar e provar que a nota não lhe pertence ou que não existe qualquer transação com aquele fornecedor, o que facilita o dia a dia dos gestores e contadores.

Agiliza a obtenção das informações

Uma boa solução dispensa a atuação de terceiros para a realização de integração dos sistemas. Essa característica evita que os gestores e os responsáveis pela gestão fiscal do negócio percam tempo acessando vários sistemas para reunir dados.

Além de tornar a gestão mais ágil, isso confere segurança ao processo, já que evita que informações se percam ou deixem de ser visualizadas.

Ajuda a empresa a cumprir com os prazos

A Sefaz determina prazos para a aceitação dos manifestos eletrônicos — hoje, a empresa tem até 180 dias para repassar as informações — e o uso de um sistema pode ajudar a cumprir com essas regras.

Em geral, o recurso faz com que o gestor veja as informações e controle dos manifestos de maneira mais eficiente, já que ele consegue ter acesso à nota no exato momento em que ela é emitida.

Dispensa processos manuais

Com a implementação do sistema, o gestor ou funcionário responsável não precisa lançar qualquer informação de maneira manual.

O software da CISS, por exemplo, captura a nota do próprio sistema da Sefaz e transfere as informações para o ambiente do lojista.

Realiza o armazenamento e o backup automaticamente

Por último, é interessante citar que o sistema realiza o armazenamento e o backup desses documentos de maneira automática.

Sobre o armazenamento dos dados, vale a pena mencionar que isso é feito por prazo indeterminado — tanto de compras, quanto de vendas —, o que mantém a segurança das informações e facilita a gestão do negócio.

Conforme visto ao longo do post, os manifestos eletrônicos devem fazer parte do cotidiano de qualquer empresa, mesmo que ela não esteja obrigada a realizar o procedimento. A prática confere mais segurança ao negócio e permite que ele opere longe de problemas com o Fisco.

Agora, não há desculpas para deixar de desfrutar de todas as vantagens apresentadas. Basta pesquisar e contratar um software de controle empresarial moderno e completo.

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