Pesquisar
Close this search box.

Como regularizar a situação tributária do meu negócio?

As empresas brasileiras pagam inúmeros tributos ao governo, o que exige muito cuidado e atenção do gestor no momento de realizar os cálculos. Afinal, como são muitos os detalhes a serem considerados, não é difícil se confundir e deixar a própria companhia em situação irregular.

Para que uma empresa fique com a situação tributária em dia, é preciso, por exemplo, seguir as regras da Lei do Orçamento de Estado e estar de acordo com o Código Tributário Nacional, com a Constituição Federal e com as demais leis esparsas. A boa notícia é que já existem recursos tecnológicos capazes de organizar a situação tributária do empreendimento, o que facilita a vida do gestor e garante a boa saúde dos negócios.

No post de hoje, vamos explicar de que forma a tecnologia pode ser uma aliada da gestão e ajudar a empresa ficar com a situação tributária em dia. Acompanhe!

A importância de regularizar a situação tributária

É fundamental que o gestor mantenha a empresa regularizada perante o fisco, uma vez que são vários os riscos de não ter os tributos pagos corretamente e, mais do que isso, de não estar ciente das consequências legais que isso pode gerar para o negócio. Entre os principais problemas e dificuldades estão a sonegação fiscal — ainda que por desconhecimento da legislação — bem como a imperícia na realização dos recolhimentos e das declarações.

Mas você sabe exatamente por que a irregularidade ou pendência fiscal pode gerar graves consequências para o seu negócio? Se todos os tributos não estão devidamente pagos, a empresa fica:

  • impossibilitada de prestar serviços ao Estado;
  • vedada para cotação de títulos na bolsa de valores;
  • proibida de vender ou alienar capital que esteja em subscrição pública;
  • impedida de distribuir lucros no exercício.

Como a tecnologia pode ajudar o gestor

Para que uma empresa se mantenha regularizada perante o fisco, é muito importante contar com um software capaz de organizar a situação tributária do negócio.

Se a sua empresa é do ramo supermercadista ou materiais para construção, por exemplo, é fundamental ter um software que faça a tributação automática de produtos no momento do cadastro, considerando os impostos específicos de cada atividade, bem como as legislações estaduais e federais.

Esse tipo de tecnologia ainda apresenta a vantagem de atualizar a tributação de acordo com as especificações dos seguintes impostos:

  • ICMS — Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços;
  • IRPJ — Imposto de Renda de Pessoa Jurídica;
  • CSLL — Contribuição Social sobre o Lucro Líquido;
  • PIS — Programa de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público;
  • Cofins — Contribuição para Financiamento da Seguridade Social.

Requisitos para adotar um software de gestão

Fazer a tributação do negócio sem a ajuda de uma ferramenta tecnológica pode causar enormes prejuízos. No entanto, antes de adotar uma solução capaz de contribuir para a regularização tributária, é importante revisar toda a base de dados dos produtos, definir os processos da empresa e ainda treinar os profissionais em relação às configurações e funcionalidades do sistema.

Como dissemos, esse tipo de software de gestão é responsável por gerar todos os dados fiscais e contábeis do empreendimento, a fim de minimizar erros e evitar problemas com o fisco. Mas tenha em mente que não adianta contar com uma tecnologia eficaz se os processos e operações do negócio não estiverem organizados e se os colaboradores não forem devidamente capacitados.

Com cadastros configurados e processos bem-definidos, o sistema apura exatamente os tributos devidos, para que o gestor fique livre de pendências estaduais ou federais. E a maior segurança tributária que uma empresa pode ter é a certeza de estar contribuindo com o fisco da forma correta, sem pagar impostos a mais ou a menos.

A CISS pode ajudar na otimização dos seus processos tributários

Para regularizar a situação tributária, o gestor precisa contar com um software capaz de agilizar o processo de faturamento dos produtos, evitando transtornos na emissão de notas fiscais a fornecedores. Além disso, uma boa solução tecnológica pode ajudar na busca das informações do CNPJ, para verificações junto à Receita Federal.

E é aí que a CISS se torna fundamental para o seu empreendimento. O CISSMart é um software de varejo que mantém toda a tributação de produtos atualizada em tempo real e conforme a legislação vigente. Dessa forma, você garante que todos os produtos da sua empresa sejam tributados com agilidade e total segurança, otimizando a gestão e os resultados da empresa.

O uso do CISSMart pode reduzir em até 40% os tributos pagos pela empresa, já que a necessidade de arcar com alguns deles muitas vezes é interpretada erroneamente. Ele também informa ao gestor quais impostos estão sendo sonegados involuntariamente, devido até mesmo à falta de conhecimento sobre as especificidades da legislação brasileira.

Além de buscar uma solução tecnológica eficaz, como o CISSMart, é muito importante que o gestor conte com ainda com um bom suporte contábil.

Além disso, a consultoria especializada da CISS deixa a sua empresa informada em relação às atualizações tributárias do país e consegue identificar se o empreendimento está operando no regime tributário incorreto, ou seja, se está tendo mais gastos do que deveria com o pagamento de impostos.

Profissionais altamente capacitados fazem o acompanhamento periódico do negócio, a fim de identificar equívocos e evitar a autuação do fisco. Esse comitê de gestão também trabalha em parceria com os empresários e demonstra a importância do bom planejamento tributário para o negócio.

Como você viu, a legislação tributária no país é complexa e exige muito cuidado por parte do gestor, para que o negócio não se complique junto ao fisco e nem sejam pagos tributos para além do necessário. Por isso, contar com um software de ponto é a melhor solução para quem quer automatizar processos e aumentar o faturamento da empresa.

Que tal investir em uma solução moderna e regularizar de vez a situação tributária do seu empreendimento? Entre em contato com a CISS e conheça as opções mais adequadas para as necessidades do seu negócio.

Pesquise no blog da CISS
Pesquisar
Artigos recentes​
Inscreva-se

Quer receber dicas de gestão exclusivas gratuitamente?

Para saber mais sobre como a CISS coleta, utiliza, compartilha e protege seus dados pessoais, leia a Política de Privacidade da CISS.

Compartilhe:
Você poderá gostar também: