Se você é um dos milhares de brasileiros que sonham em ter o seu próprio negócio e decidiram apostar em uma loja de material de construção, este guia o ajudará muito.

Esse não é um negócio fácil de iniciar, menos ainda de manter no longo prazo. Por isso, é importante se preparar e se informar devidamente antes de se arriscar no mundo do empreendedorismo.

Conhecer bem o mercado, saber as exigências legais para abrir uma empresa e ter alguma noção de gestão e planejamento estratégico são alguns dos pré-requisitos para investir nesse setor e ter sucesso. Montar uma loja envolve tomar uma série de decisões práticas, que vão desde a documentação necessária para a abertura da loja, até a organização da vitrine para atrair mais clientes.

De acordo com uma pesquisa feita pela Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), as pequenas e médias lojas desse segmento costumam focar nos produtos considerados básicos, como cal, cimento, madeira, pregos, equipamentos elétricos e itens de iluminação.

Já as lojas grandes, chamadas generalistas, apresentam uma maior diversificação de produtos, chegando a incluir até itens de decoração e eletrodomésticos. Tendo isso em mente, decidir qual será o foco do seu empreendimento é um dos primeiros passos para abrir sua loja.

Ainda de acordo com a pesquisa, 77% das obras do país são autogeridas, ou seja: o próprio consumidor é quem gerencia a obra e compra os materiais. Não é à toa que as lojas de construção civil representam o terceiro maior segmento do varejo em número de empresas do Brasil.

Embora o mercado da construção civil tenha passado por uma fase de desaquecimento nos últimos 6 anos, essa situação já começa a se reverter. Dados da Anamaco sobre o segundo semestre de 2017 apontam que o índice de vendas do setor subiu 2% em relação a 2016.

Ficou ainda mais interessado em investir nesse segmento? Então continue a leitura e descubra como montar e gerir uma loja de material de construção.

Como montar uma loja de material de construção?

Antes de sair comprando ou alugando um espaço para abrir uma loja, é importante pesquisar bem todos os passos necessários para a abertura da empresa. Além disso, é essencial começar com um estudo sobre o mercado.

Identificar o local certo, organizar as documentações necessárias e definir os produtos que a loja vai oferecer são alguns aspectos a se pensar antes mesmo de começar a esboçar um orçamento para montar sua loja de material de construção.

Local

A definição do local deve levar em consideração as perguntas estratégicas abaixo.

  • Qual é o público-alvo que se deseja alcançar?
  • A região tem uma alta densidade populacional?
  • Existem potenciais concorrentes perto do espaço escolhido?

Além disso, é fundamental pensar em questões práticas, como:

  • proximidade a estações e pontos de ônibus para facilitar o acesso;
  • segurança da região;
  • infraestrutura de serviços básicos, como luz elétrica, água, recolhimento de lixo, telefone e internet;
  • condições do imóvel;
  • espaço para estacionamento.

A instalação da loja em uma região bem iluminada e sinalizada, de acesso fácil e seguro é um atrativo para os clientes.

A escolha de um bairro mais residencial, levando em consideração a densidade populacional, também é um fator muito importante, pois os moradores da região serão o maior público da loja.

Exigências legais

Outra questão essencial para começar seu negócio já com o pé direito é prestar atenção nos requerimentos legais — registro da empresa, licenças para operar e assim por diante.

É preciso garantir que está tudo de acordo com a lei, para evitar problemas no futuro. E, para isso, é imprescindível contratar um contador profissional para participar dessa etapa.

Veja a seguir alguns pontos essenciais que devem ser providenciados.

Consulta Comercial

Consiste em verificar com os órgãos responsáveis se a atividade do seu empreendimento é permitida no local escolhido.

Essa consulta pode ser feita na Prefeitura Municipal, na Secretaria Municipal de Urbanismo ou na Administração Regional, dependendo da região. E ela deve ser feita antes de definir o local, já que será necessário informar o endereço da loja para fazer o registro da empresa.

Contrato Social ou Requerimento do Empresário

Esse é o registro do instrumento da constituição da empresa, o equivalente a uma certidão de nascimento do negócio.

O Contrato Social é a documentação exigida para sociedades. Já o Requerimento do Empresário está voltado para empresas individuais. Os órgãos responsáveis são a Junta Comercial e os cartórios.

Nessa etapa é feita uma pesquisa de CPF dos sócios para verificação de antecedentes junto à Receita Federal.

CNPJ, Inscrição Estadual e Municipal

Esses pedidos são feitos, respectivamente, por meio da Receita Federal, Secretaria de Fazenda do Estado e Secretaria de Fazenda do Município.

Alvará de Funcionamento

Esse é o documento que autoriza a empresa a atuar no local pretendido e deve ser registrado junto à Secretaria Municipal da Fazenda, Prefeitura Municipal ou Administração Regional.

É importante fazer a consulta comercial logo no início, pois, descobrir que o local não é autorizado depois que todo o processo de registro da empresa já foi feito, é dor de cabeça na certa.

Estrutura e equipamentos

Vender material de construção requer um espaço considerável e muita organização e planejamento. A loja deverá contar com inúmeros setores e departamentos, espaço para armazenamento de estoque e área para exposição dos produtos.

Para acomodar toda a variedade de mercadorias que as lojas de material de construção costumam oferecer, é recomendado que o espaço tenha uma área mínima de 100m², divididos entre escritório, depósito e showroom.

Alguns equipamentos importantes para cada área são:

  • escritório: mesas, cadeiras, armários para armazenar documentos, computador, impressora e telefone;
  • depósito: prateleiras ou estantes resistentes, pallets para materiais mais pesados etc.;
  • showroom: balcões para entrega, prateleiras ou gôndolas para exposição dos produtos e móvel para o caixa.

O planejamento da estrutura deve levar em consideração:

  • acessibilidade e mobilidade para os funcionários e clientes, incluindo pessoas com deficiência;
  • espaço adequado para a exposição dos produtos, evitando poluição visual;
  • conforto e beleza, com boa iluminação e ventilação.

O empresário ainda pode incluir soluções para a comodidade dos clientes, como um espaço para café. E, para aumentar a segurança do estabelecimento, é interessante contar com um sistema de segurança e seguro para estoque e equipamentos.

Pessoal

A escolha dos profissionais deve ser realizada com um cuidado especial, pois eles são os primeiros pontos de contato com os clientes. Uma seleção bem-feita, levando em consideração o perfil adequado para cada função, e um ambiente de trabalho agradável são fatores que refletem diretamente na imagem da empresa.

Também é importante não perder o foco nos custos. O tamanho da equipe deve ser adequado em relação ao porte da empresa. Principalmente no começo, é indicado manter uma equipe reduzida.

Outro fator importante no gerenciamento de custos é aderir a uma política de retenção de funcionários, oferecendo incentivos e benefícios. Isso porque, reduzir a rotatividade ajuda a diminuir custos com recrutamento, treinamento e demissões.

O cuidado com a apresentação da equipe também é essencial. Funcionários uniformizados e em condições adequadas de asseio e higiene são fatores que refletem na imagem da empresa.

Além disso, uma equipe bem treinada, com conhecimento dos produtos e em constante atualização é um elemento que proporciona atendimento satisfatório e personalizado, um quesito muito avaliado pelos clientes.

Mercadoria

Os produtos que serão oferecidos na loja devem ser definidos a partir de uma análise cuidadosa dos concorrentes e demanda dos consumidores. E é essencial que ela seja constantemente atualizada.

Além desse acompanhamento, deve ser um feito um gerenciamento de estoque. Aqui, o grande desafio para o varejista do setor de construção civil é manter uma oferta de produtos adequada para pronta entrega, sem ter custos elevados com armazenamento.

Para esse gerenciamento o empresário pode acompanhar 3 indicadores principais:

  • giro dos estoques: indica o número de vezes em que o capital investido na compra de mercadorias é recuperado por meio das vendas;
  • cobertura de estoques: aponta o período de tempo em que o estoque consegue cobrir as vendas, sem necessidade de reposição;
  • nível de serviço ao cliente: é referente à demanda por pronta entrega. Indica o número de oportunidades de venda que podem ter sido perdidas uma vez que não havia estoque disponível para executar o serviço no momento do pedido.

O indicado é que o estoque tenha o mínimo necessário para atender a demanda de acordo com o perfil de vendas da loja. Para calcular o estoque mínimo deve-se levar em conta o tempo necessário entre o pedido e a entrega das mercadorias.

Manter uma frequência alta de entrega dos fornecedores em lotes menores ajuda a manter um giro de estoques maior, o que permite atender melhor os pedidos de pronta entrega sem gerar um excesso de estoque.

Para se informar ainda mais sobre como abrir o seu negócio, o Portal Sebrae é uma fonte ampla de informações detalhadas para empreendedores. Ele inclui treinamentos gratuitos e questionários que ajudam a identificar a performance do seu negócio e providenciar orientações mais personalizadas.

Como organizar uma loja de material de construção?

A organização de uma loja de materiais de construção começa na abertura da empresa, com a definição do local e a compra de equipamentos. Nessa fase, é imprescindível garantir espaço suficiente para o showroom, para que os produtos sejam expostos de forma organizada e com uma apresentação atrativa.

É muito comum encontrar lojas desse segmento que mais se parecem com um depósito: um ambiente cheio de produtos empilhados por toda parte, mal iluminado e sem muito espaço para circulação.

Além do argumento dos custos, manter um estoque mínimo e com um alto giro ajuda a evitar esse amontoado de mercadorias, que causa um certo desconforto para os clientes.

No entanto, tenha cuidado para não manter os estoques totalmente fora do alcance dos consumidores. Muitos gostam de visualizar as opções antes de realizar uma escolha, por isso é importante manter uma variedade de produtos expostos de acordo com sua oferta —  sem comprometer a circulação.

A atenção com a apresentação começa na vitrine. Expor os produtos já montados de forma a sugerir possíveis usos e combinações é uma maneira de convidar o cliente a entrar na loja.

Uma vez lá dentro, ele deve encontrar um ambiente agradável e bem iluminado, setores bem sinalizados e funcionários educados e bem treinados para atendê-lo. Assim, ele continuará explorando o local, sem notar o tempo passar.

Em uma loja de material de construção grande, do tipo generalista, fica mais fácil integrar os produtos mais básicos — como materiais para instalações elétricas — com os itens de decoração — como luminárias — para facilitar sua apresentação.

No entanto, mesmo nas lojas focadas em produtos de base é possível expor as mercadorias por meio de um visual mais limpo, com prateleiras e setores bem organizados e sinalizados.

A escolha dos móveis certos, com o tamanho adequado tanto para os produtos que ali serão expostos quanto em relação ao espaço da loja, é um exemplo de estratégia simples que ajuda a deixar o ambiente mais organizado. Outra ideia é ordenar os produtos de acordo com a cor, facilitando a visualização das opções.

O importante é utilizar o espaço da melhor forma possível, para expor os produtos de maneira atrativa e funcional e deixar o ambiente agradável para que os clientes se sintam à vontade para procurar o que precisam.

Quando esse objetivo é atingido com sucesso, uma visita à loja de construção pode se tornar até um passeio divertido — e não só uma tarefa a ser cumprida.

Como escolher fornecedores para loja de material de construção?

Um dos fatores que possibilitam a manutenção do estoque mínimo para controle de custos é uma lista com inúmeros fornecedores confiáveis. Manter o cadastro de fornecedores atualizado, e com informações detalhadas, facilita na hora de tomar decisões.

Além de analisar preços e prazos, é importante buscar fornecedores que ofereçam os melhores produtos, com a melhor qualidade. Uma boa maneira de se manter informado sobre o que há de mais novo no mercado é frequentando feiras e eventos do setor.

O relacionamento ideal com os fornecedores deve ser uma parceria, baseada em confiança recíproca.

Na hora de selecionar os fornecedores, você deve fazer as perguntas abaixo.

  • O atendimento ao cliente é satisfatório?
  • O fornecedor tem conhecimento aprofundado sobre a mercadoria que está vendendo?
  • Ele sabe explicar tudo sobre o produto?
  • Os preços praticados são justos em relação ao mercado, à qualidade e aos benefícios agregados?
  • O fornecedor cumpre os prazos de acordo com o combinado?
  • Ele apresenta alguma certificação que garanta a qualidade de seus produtos e serviços?

O ideal é que o empresário consiga estabelecer uma relação ganha-ganha com seus fornecedores, para que a parceria seja benéfica para ambas as partes.

Fazer um planejamento definindo critérios e requisitos — ou as regras do jogo, por assim dizer — que são esperados dessa parceria, pode ser uma forma de estabelecer essa relação de confiança e trabalhar nela de forma contínua.

Como gerir bem uma loja de material de construção?

Depois que a loja já está funcionando, vem a segunda parte do desafio: como se manter no mercado por bastante tempo?

O segmento das lojas de material de construção é até favorável nesse sentido. Dados da Anamaco revelam que cerca de 81% das lojas existentes atuam há mais de 10 anos, o que indica uma possibilidade de solidez do negócio.

Porém, para fazer parte dessas estatísticas é importante garantir uma gestão eficiente do negócio. É preciso levar em consideração os fatores de sucesso para garantir que o empreendimento vá muito além da marca dos 10 anos. Alguns dos fatores que requerem atenção são:

  • posicionamento de mercado: faça pesquisas de mercado para oferecer preços e promoções de acordo com o perfil dos seus clientes;
  • comodidade: além da facilidade de acesso e estacionamento, é importante também oferecer facilidades no pagamento e na entrega dos materiais;
  • marketing de relacionamento: estabeleça um relacionamento com seus clientes, entendendo suas necessidades e expectativas, para criar uma estratégia alinhada com os objetivos do negócio;
  • atendimento: funcionários com um bom conhecimento sobre os produtos e serviços oferecidos podem gerar vendas adicionais. Por isso, não deixe de investir em capacitação;
  • gestão de processos: manter um controle dos indicadores do negócio e investir em melhoria de processos ajuda a atingir metas;
  • gestão de estoque: invista em sistemas informatizados para controlar o registro de fornecedores e produtos do estoque.

Adotar um sistema informatizado, como um software de gestão, é uma melhoria que não só simplifica as atividades mais complexas — como gestão de compras e consolidação dos dados de vendas —, automatizando processos e facilitando tarefas, mas também reduz custos.

Alguns softwares são voltados especificamente para o controle de lojas de material de construção. Alguns dos benefícios desse tipo de sistema são:

  • segurança: a tecnologia permite a integração das informações da empresa, garantindo consistência dos dados e evitando duplicidades — o que é especialmente valioso na hora de reportar informações contábeis ou fiscais;
  • economia: combate a perda de estoque e reduz inadimplência, possibilita ao gestor analisar as opções disponíveis de forma mais ágil e automatiza processos reduzindo a necessidade de contratações;
  • agilidade: aumenta a produtividade não só de processos internos, mas também de vendas, permitindo realizar transações por meio de dispositivos móveis e disponibilizando relatórios online para o gestor;
  • praticidade: tem uma interface amigável para o usuário, o que permite que qualquer pessoa possa se habituar com o seu uso em pouco tempo;
  • lucratividade: organiza informações sobre encargos e despesas, facilitando precificação, viabilidade de descontos, comparação de cotação em relação ao mercado, entre outras funções.

Aquele desafio de encontrar o equilíbrio ideal entre atender a demanda dos clientes e manter um estoque dentro do controle fica muito mais fácil com um software de gestão. O sistema padroniza a descrição e os códigos das mercadorias, facilitando a administração tanto do estoque quanto da entrada e saída dos produtos, o que ajuda a ter dados concretos sobre o fluxo de vendas, sazonalidade, entre outras coisas.

A facilidade de acesso a esse tipo de informação permite que o empresário entenda melhor seus clientes e consiga se planejar para atender às suas necessidades específicas. E tendo detalhes sobre as vendas também fica mais fácil fazer um planejamento estratégico e manter um controle financeiro mais eficiente.

Em resumo, abrir uma loja de material de construção pode ser um excelente negócio. É um mercado sólido, que ainda está se recuperando da crise dos últimos anos, mas que já tem dado sinais de melhoria. O setor da construção civil sempre vai contar alguma demanda, mesmo em tempos de crise.

Porém, para ter sucesso nesse mercado é preciso se preparar desde os primeiros passos para a abertura da empresa. É fundamental garantir que todos os requisitos legais sejam cumpridos e que a pesquisa de mercado seja feita de forma eficaz — o que é essencial para montar um plano de negócios de acordo com o potencial da localização e do público-alvo.

É preciso também ter alguns cuidados com a apresentação da loja, dos produtos e dos funcionários para criar um ambiente aconchegante e atrativo para os clientes. Uma loja de material de construção pode ser um passeio para a família toda se o ambiente for agradável. E o empreendedor deve estabelecer um relacionamento de confiança tanto com seus clientes quanto com seus fornecedores.

Para garantir a longevidade do negócio, é essencial investir em ferramentas que permitam uma gestão mais eficiente de processos, compras e estoque. Em tempos de computação cognitiva e Internet das Coisas, quem não investir em tecnologia para automatizar e otimizar processos não vai dar conta de atender a demanda dos clientes — cada dia mais exigentes.

Os softwares de gestão modernos oferecem uma ampla gama de facilidades e melhorias para lojas de varejo, economizam tempo e dinheiro e são fáceis de usar. O investimento na ferramenta é pago pela economia que ela gera com o tempo. Além disso, ela aumenta a margem de lucro com a eliminação de desperdício nos processos.

Agora que você já aprendeu como abrir e gerir uma loja de material de construção, não deixe de continuar se atualizando sobre o mercado e as novidades no setor. Fique por dentro de mais conteúdos como esse assinando a nossa newsletter.