Mesa repleta de doces de festa junina. Bolo, paçoca, amendoim são alguns dos doces vistos.

Festa Junina: estratégias para vender mais no supermercado

O mês de junho traz o inverno e com ele uma das festas mais amadas pelos brasileiros, a Festa Junina. Com o clima frio e as comidas típicas das comemorações, junho traz excelentes oportunidades de ações para você surpreender e encantar os clientes do seu supermercado, aproveitando a festa junina para vender mais. 

Quer saber como fazer isso? Confira nossas dicas a seguir!

1 – Planeje o mix de produtos para a festa junina

Antes de mais nada, você deve pensar com cuidado em quais produtos vai oferecer neste mês junino — que pode se estender até o final de julho — e se preparar com antecedência, para garantir que seus estoques estejam preparados para atender a demanda por produtos e ingredientes típicos.

Nesse ponto é muito importante pensar na regionalidade, pois dependendo de onde o seu negócio está localizado, algumas comidas são mais requisitadas que outras, não é mesmo?

Se você mora no Sul, por exemplo, a tradicional bebida da festa junina, o quentão, é feita a partir do vinho, por isso, é indispensável aumentar o sortimento dessa bebida no inverno. Já se você é do Norte, os flocos de milho, ingrediente principal do cuscuz, é algo que não pode faltar nas prateleiras neste mês de festa.

A dica para não errar no mix de produtos, é conhecer bem seus clientes e analisar o histórico de vendas do seu supermercado, assim, além de escolher produtos que atendam às expectativas da clientela, você garante a disponibilidade de produtos durante todo o período sazonal.

Se você ainda não sabe em quais produtos investir, listamos alguns exemplos clássicos de Festa Junina que não podem faltar no seu supermercado, independente da região em que ele se encontra: 

  • canjica
  • milho verde 
  • milho de pipoca
  • amendoim (torrado, açucarado, pé-de-moleque etc.)
  • paçoca
  • coco ralado (cocada)
  • maçã (para maçã do amor)

E não podemos deixar as bebidas de lado, pois como mencionado, quentão é uma bebida típica de Festa Junina. O quentão, dependendo da região, pode ser feito com vinho ou cachaça, e para o público infantil, quentão de uva é também muito comum em escolas e quermesses. Para finalizar a bebida, não esqueça das especiarias que a acompanham, como canela, cravo e até mesmo gengibre. 

Assim, atente-se ao seu mix de bebidas, apostando em todos os públicos, dos mais simples vinhos e cachaças, aos mais requintados, para uma experiência mais elaborada e diferenciada. 

2 – Ofereça produtos de produção própria

A categoria de pratos prontos em supermercado tem crescido muito nos últimos anos, um pouco por consequência do confinamento em decorrência da Covid-19, mas também pela conveniência e praticidade de poder comprar algo pronto para o consumo. 

Diante desse cenário, se o seu supermercado já tem uma padaria, ou um time de funcionários que possa produzir alguns pratos juninos, essa oportunidade pode trazer um impacto bastante positivo em suas vendas. 

Entre tantos clássicos possíveis, citamos alguns pratos juninos fáceis de serem produzidos e que podem ser comercializados prontos no seu supermercado:

  • bolo de milho
  • batata doce assada
  • pipoca
  • canjica
  • maçã do amor
  • pé-de-moleque
  • cocada

E, conforme dito anteriormente, faça um estudo dos produtos da sua região, para que você saiba quais outros pratos prontos são mais queridos pelos seus clientes ou mais representam o espírito junino para você. 

3 – Organize pontos extras com o mix completo de itens juninos

Outra dica interessante é preparar ilhas e pontos extras espalhados pelo supermercado com produtos e ingredientes juninos, incentivando seus clientes a entrarem no clima junino e comprarem mais. 

As barraquinhas, tradicionais desta data comemorativa, podem ser uma alternativa interessante para trazer visibilidade aos produtos juninos enquanto aproveita o ponto extra como decoração.

Uma exposição bem feita favorece o ticket médio e melhora a experiência do shopper, que encontra o que precisa mais rapidamente. Nesse sentido, o cross merchandising entre alimentos e bebidas — quentes e frias —, incentiva a compra de produtos de diferentes categorias.

Outro incentivo pode ser deixar receitas juninas fáceis junto aos ingredientes no estande de produtos, estimulando o cliente a pensar algo como: ‘se é fácil, vou levar para tentar fazer!’.  

Para melhorar ainda mais a experiência do shopper, é possível oferecer itens para degustação — que podem ser os mesmos produtos de produção própria, ou produtos ofertados por fornecedores em ações de trade marketing.

4 – Crie promoções e campanhas juninas

Para movimentar ainda mais as vendas, ações promocionais são uma ótima maneira de trazer mais clientes para o seu supermercado. Você pode oferecer as clássicas “leve 2, pague 1”, ou montar kits de produtos juninos, oferecendo vários itens por um preço menor. 

Além disso, investir em parcerias e acordos comerciais com fornecedores para sorteios e entregas de brindes na compra de determinados produtos, pode ser uma estratégia interessante.

A dica de ouro é fazer o cliente sentir que está realmente ganhando com a promoção oferecida. 

5 – Invista na decoração

A experiência no ponto de venda é um importante gatilho para despertar o interesse em itens sazonais. Para entrar no clima junino, nada como uma boa decoração na temática festa junina para alegrar colaboradores e clientes. 

Capriche na decoração dos setores, frentes de caixa e dos estandes, sempre chamando a atenção para os produtos típicos e os diferenciais da sua loja. Alguns itens que não podem faltar na sua decoração são: 

  • bandeirinhas
  • fogueiras
  • chapéus de palha
  • toalhas quadriculadas 

Envolver os colaboradores é também importante. Você pode fornecer trajes caipiras, ou combinar um dia por semana para, aqueles que se sentirem confortáveis, virem caracterizados, deixando o clima mais alegre e festivo.

Para um marketing sensorial completo, não esqueça das músicas e dos cheiros, típicos da Festa Junina!

6 – Capriche na divulgação

Por último, mas não menos importante, invista na divulgação, afinal, de nada adianta caprichar na execução do PDV se o seu cliente não ficar sabendo, não é verdade?

Utilize das redes sociais e canais tradicionais, como rádio e carro de som, para apresentar todas as ações que você estará fazendo no decorrer deste período. Listas de transmissão, notificações em aplicativos próprios e páginas especiais no e-commerce também são ótimos meios de divulgação.

Por fim, invista na sua vitrine e use de sua criatividade para chamar a atenção dos clientes e ditar todo o clima da loja!

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