A expansão da rede de franquias é o sonho de muitos, pois é uma forma eficiente e escalável de crescer o negócio. Um sistema ERP para franquias pode ajudar a tornar esse sonho realidade, fornecendo uma plataforma centralizada para gerenciar todas as operações da rede.

O sistema ERP (Enterprise Resource Planning) é essencial para a gestão de uma rede de franquias, pois ele é responsável pela integração de todos os setores, permitindo o gerenciamento de informações e processos de forma centralizada. Por isso, é ideal para qualquer negócio que precise manter o controle sobre várias unidades em diferentes locais.

Neste artigo, entenda porque a adoção de um ERP para franquias pode ser a chave para otimizar a expansão da sua rede.

Benefícios de um ERP para franquias

É difícil contabilizar a quantidade de processos envolvidos na gestão de uma rede de franquias. Gestão de estoque, emissão de notas fiscais, cobranças, pagamentos, compras e outra série de obrigações e responsabilidades. Multiplique essas atividades entre as diversas franquias da rede e o desafio está posto. Porém, um sistema de ERP pode ajudar com tudo isso.

A primeira vantagem em centralizar todas essas operações em um único sistema é a possibilidade de automatizar tarefas e padronizar processos. Mas há muito mais em jogo. Confira os principais benefícios:

Segurança dos dados

A segurança dos dados é uma preocupação crítica para qualquer empresa, especialmente para franquias que lidam com informações confidenciais dos clientes, informações financeiras e detalhes operacionais.

Um sistema de ERP bem projetado deve oferecer recursos avançados de segurança, como controle de acesso, criptografia e backups regulares, garantindo que os dados da sua rede de franquias estejam protegidos contra ameaças e perda de possíveis informações críticas.

Redução de custos de TI

Manter sistemas de TI separados em cada unidade de franquia talvez não seja a estratégia mais adequada em termos de hardware, software e suporte técnico.

Ebook de Franquia

Um ERP centralizado elimina a necessidade de múltiplas infraestruturas de TI e, assim, pode reduzir significativamente custos operacionais. Sem contar a facilidade de promover atualizações no software a partir de um único sistema.

Dados e informações em tempo real

Outro benefício de um sistema de ERP é a capacidade de reunir dados de todas as unidades da franquia, com uma visão abrangente do desempenho de cada unidade.

Isso permite que os franqueadores tomem decisões estratégicas com base em dados precisos. Assim, a partir de informações sobre vendas, estoque e desempenho financeiro, por exemplo, é possível fazer uma série de ajustes finos que contribuam com a expansão da sua rede, como redefinição de preços ou o lançamento de novos produtos e serviços.

Para se destacar da concorrência

Como um sistema ERP contribui para melhorar a eficiência, produtividade e até rentabilidade de um negócio, ele também pode ser visto como um diferencial competitivo por quem deseja investir na sua rede.

Além dos benefícios que já listamos, existem outros dois pontos que merecem ser mencionados:

  • Padronização e qualidade: um ERP ajuda a padronizar processos em todas as unidades da rede de franquias. Isso ajuda a garantir consistência nas operações e contribui, inclusive, para a reputação da franquia.
  • Escalabilidade: à medida que a sua rede de franquias crescer, o sistema ERP ajuda a sua empresa a absorver o aumento de demanda e volume de dados, sem a necessidade de investimentos significativos em infraestrutura de TI.

CISSLive pode ser o ERP que você precisa

Vamos centralizar os processos e operações da sua rede de franquias em uma única plataforma? O CISSLive pode ser a solução. Ele foi desenvolvido dentro do conceito de computação em nuvem. Ou seja, toda a infraestrutura e armazenamentos de dados ficam hospedados e seguros em um servidor web.

Por conta disso, não é necessário instalar nenhum equipamento nas unidades e o acesso ao CISSLive pode ser feito a partir de qualquer dispositivo conectado à internet. Dá para acompanhar o desempenho das franquias de qualquer lugar, ver indicadores, exportar relatórios e até comparar preços com concorrentes.

São diversas funcionalidades que podem resolver desafios relacionados a cadastros, compras, promoções, estoque, vendas, questões financeiras e de controladoria.

Você ainda garante a padronização dos seus sistemas e um suporte eficiente aos franqueados. Agende uma demonstração para ver como funciona na prática.

Compartilhar