Independentemente de qual seja o seu nicho de atuação, é preciso inovar para se destacar entre os concorrentes. Nesse sentido, você já pensou nos ganhos que um e-commerce para supermercado traria para o seu negócio? Para os consumidores, seria mais uma vantagem de escolher a sua marca justamente por contar com praticidade para realizar as compras, mais segurança de adquirir os produtos diretamente de casa, além de ser um sistema que se adapta aos diferentes estilos de vida.
Para o supermercado, essa é uma boa alternativa para se aproximar de seu cliente e deixar o negócio acessível 24 horas por dia, além de ser um diferencial para aumentar o ticket médio e a capacidade de fidelização de clientes.
Pensando nisso, elaboramos este material para que você confira o passo a passo antes de iniciar a construção do seu e-commerce e assim, possa usufruir dos diferenciais dessa ferramenta. Acompanhe!
Faça um planejamento prévio
Assim como em qualquer outro tipo de estratégia, é essencial contar com um planejamento prévio antes de começar. Dessa forma, você tem a possibilidade de entender quais são os custos envolvidos no processo, os fornecedores que é preciso cotar e o prazo para que tudo fique pronto, além de elaborar um cronograma que permita esse acompanhamento contínuo das estratégias pretendidas.
Defina quem é o seu público
É preciso pesquisar um pouco mais sobre o seu público para elaborar estratégias mais efetivas. Entenda, por exemplo, qual é a faixa etária que o e-commerce vai cobrir, se vai focar em um nicho específico (apenas no ramo alimentício ou em todos) e em quais estratégias é preciso direcionar os esforços nesse período inicial.
A compreensão de quem é a sua persona (representação semifictícia do seu cliente ideal) contribui para que a sua empresa:
- comunique-se verdadeiramente com os clientes;
- aprofunde-se nos interesses das pessoas que procuram seu supermercado;
- tenha a oportunidade de realizar disparos de e-mail marketing personalizados;
- ofereça uma linguagem atrativa para o público;
- amplie as vendas.
Estude o mercado
Outro ponto importante de a equipe ter conhecimento está relacionado ao mercado. Faça uma análise dos concorrentes e das estratégias adotadas por eles, saiba quais são as principais exigências relacionadas ao setor e conheça as forças e fraquezas desse segmento nas vendas online.
Entre as dúvidas que devem ser respondidas, destacamos:
- quem são os principais concorrentes de sua região;
- se eles já investem em e-commerce;
- se sim, quais são os diferenciais;
- o que o seu supermercado tem a oferecer de diferencial que o público vai optar por esse e-commerce em vez dos concorrentes;
- se existe algum campo inexplorado por outros supermercados no que diz respeito ao mercado digital;
- se as pessoas são muito sensíveis a preço ou estão dispostas a pagar mais, desde que o prazo de entrega e o atendimento sejam bons.
Além de entender a estratégia dos seus concorrentes, o supermercado terá a disponibilidade de avaliar o desempenho de outros empreendimentos do mercado e de identificar as oportunidades, além de contar com dados e métricas para aperfeiçoar gargalos e potencializar pontos positivos da empresa.
Busque uma boa plataforma
No momento de escolher uma plataforma de e-commerce, alguns cuidados devem ser tomados. O primeiro deles é analisá-la conforme a ótica do usuário. É comum que os empreendedores analisem unicamente a estratégia da empresa e as funcionalidades da ferramenta sem estarem atentos à experiência do cliente.
Avalie se o site é rápido de carregar, se o layout é limpo e contribui para a acessibilidade do cliente, se há possibilidades de personalizar de acordo com a sua identidade visual, entre outros pontos importantes.
Entenda, ainda, se as páginas são amigáveis ao SEO, contribuindo para que o supermercado esteja sempre nas primeiras posições dos canais de busca. Por fim, busque uma ferramenta que seja adaptada à sua realidade e que permita a edição dos produtos conforme as suas características.
Invista em marketing digital
Entre as principais vantagens de contar com estratégias de marketing digital, destacamos:
- a possibilidade de mensurar os resultados;
- a oportunidade de segmentar as campanhas feitas;
- mais chances de atrair os clientes de forma orgânica e gratuita;
- mais audiência para as suas páginas;
- bom custo-benefício para o supermercado.
Para que isso aconteça, além de contar com a sua persona, é preciso que o negócio esteja atento à construção da presença online. Dedique-se, ainda, a deixar o seu cliente sempre atualizado, tanto em relação aos lançamentos disponíveis quanto às novidades do empreendimento.
O ideal é que a empresa tenha um plano de marketing anual, de modo que saiba quais são as ações a serem executadas em cada mês, as estratégias necessárias para alcançar os resultados pretendidos e como conectar tudo isso aos objetivos do e-commerce.
Não deixe de investir nas redes sociais: ao conhecer o seu público, você terá informações claras sobre os canais mais utilizados por eles, o tipo de conteúdo mais indicado (textos, vídeos, stories no Instagram e etc.), entre outros temas relevantes para alcançar essas pessoas de forma mais efetiva.
Escolha parceiros e fornecedores confiáveis
Conforme mencionamos, ao contar com um e-commerce para supermercado, naturalmente as vendas tendem a aumentar. Por essa razão, é preciso ter parceiros e fornecedores confiáveis, uma vez que a ausência de produtos pode gerar a insatisfação e a perda de clientes (o que geraria um efeito contrário daquele pretendido inicialmente).
Para isso, busque empresas que tenham objetivos alinhados aos seus, faça diferentes orçamentos para optar por aqueles que tenham um melhor custo-benefício, além de analisar a qualidade do produto antes de fechar o contrato. Pesquise, ainda, qual é a reputação daquele fornecedor, principalmente nas redes sociais — onde outras empresas deixam suas percepções em relação àquela experiência.
Neste conteúdo, você pôde entender dicas de como construir um e-commerce para supermercado, as vantagens que isso traz, além dos cuidados necessários no momento de se planejar. Depois que todas essas etapas forem concluídas, é preciso pensar em como será a divulgação do negócio. Escolha os canais mais utilizados pelos clientes, faça um suspense inicial dessa novidade e ofereça descontos para as primeiras compras, estimulando as pessoas a usufruírem do diferencial.
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