As promoções são grandes atrativos para gerar negócios, movimentam o varejo e fazem o dinheiro circular com o objetivo de obter mais lucros e renovar o estoque. Além disso, são uma ótima oportunidade de você conseguir atrair mais clientes, diversificar sua cartela de produtos e atingir novos nichos! Você sabe como fazer uma promoção de impacto no mercado?
Para atingir esse objetivo, vários detalhes devem ser considerados. Não sabe quais são eles? Não se preocupe, pois você veio ao local certo para descobrir!
Listamos algumas dicas e exemplos que podem ser utilizados ao criar um combo de promoções ou tabloides para auxiliar você a gerar o melhor lucro possível e excelentes vendas. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!
Quais são os modelos de promoção e criação de combos?
O primeiro passo para fazer boas promoções é entender como fazer a mistura entre os produtos bonificados. Vamos lá?
Ao criar promoções em combos nos supermercados, é necessário saber que a lucratividade será diferente dependendo do modelo escolhido. Para o consumidor não muda absolutamente nada, mas para o fluxo de caixa, faz muita diferença.
É importante, portanto, olhar o estoque, saber quais são os produtos bonificados, verificar os produtos com data de validade próxima, os produtos com valor diferenciado em parceria com o fornecedor, entre outras situações. Quer saber mais? Continue a leitura!
Brindes de fornecedor ou distribuidor
A bonificação de produtos pelo fornecedor geralmente ocorre quando são lançadas novas marcas no mercado, quando é feita uma compra em grande quantidade ou quando há uma bela parceria com o vendedor.
Para essas situações, uma dica é usar os produtos como brinde, visto que ele não tem custo e é capaz de alavancar as vendas de outro item. Um exemplo: compre 1 achocolatado de 500g e ganhe outra unidade de 100g.
Dessa forma, o custo do produto vendido não é alterado e a margem de lucro se mantém a mesma — visto que o produto recebido como brinde não tem custo nem lucro na sua contabilização.
Produtos bonificados pelo seu fornecedor
Existem situações em que o fornecedor, em acordo com a indústria, oferece uma bonificação de X unidades a cada Y itens vendidos para o cliente final, com vários produtos similares do mesmo valor. Um exemplo: compre 6 refrigerantes e pague 5 (quando Guaraná, Sukita e Soda têm o mesmo custo).
Para o consumidor final, é o mesmo tipo de promoção do modelo que citamos anteriormente, mas para o supermercadista, é totalmente diferente o cálculo do custo e da lucratividade. Isso acontece porque o valor de desconto será rateado entre todos os produtos, o que altera a lucratividade desses itens.
Produto vendido com quantidade mínima
Uma ideia a ser utilizada é realizar a promoção concedendo determinado desconto ao ser adquirida uma quantidade mínima de um produto. Um exemplo: o valor de venda da caixa de suco é R$ 3,99 a unidade, e a cada 5 unidades, o consumidor vai pagar R$ 3,50 por item. Nesse caso, o valor de lucro também varia conforme a quantidade em cada venda.
Produto com reais ou percentuais de desconto
Nesses dois modelos, o que muda para o supermercadista é a forma de abordar o cliente, pois é o gestor quem define o valor ou o percentual de desconto fixo para cada produto.
Esse modelo de promoção é muito interessante para vender produtos que estão com pouca saída ou têm muito estoque. Um exemplo: compre 2 shampoos e ganhe 10% de desconto ou compre shampoo e condicionador e ganhe R$ 2,00 de desconto.
Ainda podem ser realizadas promoções simples, como a cerveja com valor de R$ 2,29 que vai ter um desconto de R$ 0,30 por unidade para ser vendida a R$ 1,99.
Como fazer uma promoção de impacto?
Agora, veremos algumas dicas imperdíveis para otimizar a criação de promoções arrasadoras no seu supermercado. Vamos lá?
Crie tabloides de promoções em massa
Ao criar tabloides de promoções, você pode considerar algumas estratégias para aumentar as vendas do supermercado, como:
- oferecer produtos com preços diferenciados aos clientes com fidelidade;
- aumentar as vendas com determinada forma de pagamento de acordo com a estratégia da loja — utilizando, por exemplo, cartão próprio, cartão de crédito, dinheiro e etc.;
- realizar as promoções para quantas filiais desejar, validando o estoque dos produtos e utilizando a mesma estratégia de divulgação.
Crie promoções semanais
Muitas pessoas fazem suas compras por semana, por isso, é bacana aproveitar esse conceito para lançar as suas promoções.
Dessa maneira, você também aproveita o fluxo de estoque e consegue criar promoções variadas de acordo com os conceitos de produtos bonificados mencionados acima. Assim, você sempre respeitará o que está disponível com os seus fornecedores!
Aproveite a sazonalidade
A sazonalidade também é um conceito que pode ser implementado com maestria nas promoções, otimizando os seus ganhos e educando o cliente.
Alguns produtos sofrem queda de preço em épocas específicas graças às particularidades da colheita e até mesmo à influência do período econômico vigente. Respeitar essas peculiaridades e utilizá-las com sabedoria fará com que tanto você quanto o seu cliente saiam ganhando.
Realize ofertas relâmpago
“Extra! Extra! Corra ou a oportunidade será perdida!” Esse tipo de aviso costuma surtir bastante efeito, principalmente quando falamos de promoções.
Invista na realização de ofertas relâmpago para levar os clientes ao seu supermercado e queimar produtos que estão “fazendo hora extra” no seu estoque.
Por onde começar?
Afinal, por onde começar a investir nas promoções? O primeiro passo é conhecer bem o seu cliente e entender quais são os tipos de produtos e as promoções que mais agradam ao seu público.
Depois, busque o investimento em softwares que ajudem na gestão do seu negócio, otimizando os processos e fazendo com que a organização e visualização do seu estoque (e dos seus fornecedores) fique muito mais fácil.
Em seguida, basta utilizar a criatividade e os conceitos apresentados neste artigo! Eles certamente ajudarão bastante na elaboração de promoções inteligentes e lucrativas para o seu supermercado.
Gostou de saber como fazer uma promoção de impacto? Agora é com você! Coloque as dicas passadas aqui em prática e veja como esse tipo de atitude trará apenas benefícios ao seu negócio!
Para ajudar ainda mais, separamos uma leitura imperdível: “Mix de produtos: como diversificar dentro do supermercado?“. Boa leitura!