Conhecer as tecnologias e estar atualizado sobre tudo o que pode ajudar sua loja de construção a se tornar mais produtiva e rentável é fundamental. Por isso, neste post, falaremos sobre o uso do business intelligence na logística desse segmento de mercado.

Não sabe o que é isso? Fique tranquilo! Com tantas novidades e recursos à disposição, fica difícil acompanhar tudo de perto. A boa notícia é que o nosso blog está sempre atento e o ajudará a aprender mais sobre o assunto. Boa leitura!

O que é business intelligence?

Business intelligence, ou inteligência de negócios, é o conjunto de processos e tecnologias que consegue transformar dados em informações estratégicas para a empresa, dando suporte para que o gestor tome decisões de sucesso.

Portanto, sempre que você ouvir falar em BI, pense em uma maneira de coletar, reunir e explorar dados, gráficos e números para encontrar oportunidades e vantagens e, também, identificar riscos para o seu negócio.

Vale a pena destacar que ele trabalha com a integração de todos os setores da empresa. Por isso, pode (e deve) ser empregado em negócios de todos os portes e segmentos.

Por que aplicar o business intelligence em seu negócio?

Como todo bom empreendedor, é possível que você esteja avaliando a necessidade e os benefícios de aplicar o business intelligence em sua empresa. Afinal, é preciso entender se o investimento trará um bom retorno.

Nesse sentido, precisamos lembrar que o BI é uma poderosa ferramenta para tomada de decisões. Ela permite o cruzamento de indicadores de diferentes áreas e fornece ao gestor uma visão mais ampla de seu negócio.

Na prática, com indicadores estratégicos e táticos em mãos, é possível identificar os pontos que necessitam de ações imediatas, acompanhar o resultado de ações já aplicadas e, ainda, observar se eles são positivos ou não.

Sendo assim, o business intelligence é um diferencial competitivo, pois permite decisões rápidas, precisas e inteligentes, colocando o negócio à frente de seus concorrentes.

O uso do business intelligence na logística de lojas construções: como isso pode te ajudar?

Viu só como o BI tem uma ampla aplicação no mercado? Agora, trazendo esse recurso para a realidade do seu cotidiano, como será que ele pode ajudar a logística de sua loja de construção?

Como dissemos, a inteligência de negócios proporcionará uma visão estratégica a você. Por meio de indicadores específicos para a gestão de estoque, fica muito mais fácil acompanhar a saúde de sua empresa.

Empresários que já apostam nessa tecnologia conseguem identificar os pontos que merecem mais atenção e estão desfrutando de grandes benefícios, como:

  • diminuição da cobertura de estoque;
  • promoção de ações de marketing para movimentar produtos em excesso no estoque;
  • definição de um mix de produtos mais preciso e lucrativo;
  • melhoria na gestão de entradas e saídas de produtos do estoque;
  • redução de perdas por armazenamento inadequado ou falta de visibilidade;
  • compras e negociação com fornecedores mais adequadas à demanda.

Como a CISS pode contribuir para a logística de sua empresa?

A CISS é especialista no desenvolvimento de recursos para supermercados e lojas de construções. Por isso, conhecemos bem as dores e necessidades de quem atua nessa área.

Atualizados com o que há de mais moderno e eficiente no mercado de tecnologia, projetamos o BICISS. Um sistema que trabalha para que você tenha em mãos todas as informações que precisa para gerir o negócio de forma inteligente.

Com essa ferramenta, a logística de sua loja de construção se transforma. Isso porque ela conta com painéis específicos para gestão de estoque, trazendo informações valiosas, como:

  • a cobertura de estoque;
  • indicadores de ruptura;
  • produtos com excesso no armazém;
  • produtos difíceis de vender;
  • produtos que devem ser trabalhados em estratégias de vendas;
  • itens que precisam ser revistos durante as compras.

Como você sabe, ter um estoque controlado é uma meta que engloba todo o processo, desde a compra até a entrega ao cliente. Desse modo, ao usar o BICISS, tudo será gerenciado de maneira integrada e eficiente.

Isso significa que os gestores poderão acompanhar suas vendas, realizar comparações com períodos anteriores, fazer o controle do fluxo de caixa e ter acesso a informações sobre contas a pagar e a receber.

Além disso, também é possível analisar indicadores da área contábil, como Margem de Contribuição, Ponto de equilíbrio e CMV.  Tudo isso o ajuda a perceber a ligação que existe entre todos os setores, o que proporciona melhores resultados para toda a empresa.

Quais são os diferenciais do BICISS para a logística empresarial?

O BICISS trabalha com indicadores de desempenho para as 5 principais áreas em qualquer negócio: vendas, compras, estoque, financeiro e contábil. Eles conseguem ser amplos, com valores macros a nível de empresa, ou bem detalhados.

As informações apresentadas podem auxiliar nas atividades desempenhadas pela logística em seu dia a dia, seja na negociação com um fornecedor, na definição de quais itens incluir em uma promoção e até em decisões mais complexas, como a tomada de um empréstimo.

Mas isso não é tudo! O recurso conta com uma série de funcionalidades que o diferenciam no mercado, tornando-o um verdadeiro aliado do empreendedor, como:

  • possibilidade de ser acessado no computador, celular ou tablet;
  • recebimento de e-mails automáticos sobre os indicadores acompanhados;
  • criação de apresentações interativas dos resultados;
  • não exige o investimento em hardware e servidores, pois pode ser acessado de qualquer aparelho com internet;
  • dados disponíveis em nuvem a qualquer momento;
  • armazenamento seguro das informações.

Como você viu, não há duvidas de que a solução da CISS pode contribuir de maneira significativa para a melhoria dos processos logísticos de sua loja de construção. Com ele, tudo passa a ser gerenciado com mais precisão e eficiência.

Conseguiu entender o papel do business intelligence dentro do setor logístico? Se você precisa melhorar sua gestão e garantir um estoque equilibrado com a demanda, não pode deixar de embasar suas decisões em dados reais e atualizados. Por isso, invista em um bom software e comece a agir de maneira mais estratégica e produtiva.

Quer conhecer melhor o BICISS? Entre em contato com a nossa equipe e descubra tudo o que essa solução tem a oferecer para o seu negócio!