Totem de autoatendimento: veja como usar essa solução!

Você já ouviu falar em totem de autoatendimento? Essa é a solução ideal para quem tem um comércio e deseja melhorar a experiência do cliente, otimizando o tempo de atendimento na loja. Além disso, essa ferramenta é uma eficiente maneira de reduzir custos ao longo do tempo, ao mesmo tempo em que aumenta a credibilidade do seu negócio.

Quer saber mais sobre o totem de autoatendimento? Então, continue a leitura para entender como essa solução pode contribuir para o desenvolvimento do seu negócio!

O que é um totem de autoatendimento e como ele funciona?

Um totem de autoatendimento funciona como um autosserviço, em que o próprio cliente pode fazer a solicitação dos produtos que deseja adquirir.

Funciona assim: o cliente faz o pedido no totem, que é um computador com sistema operacional, onde ele pode escolher os itens que deseja comprar sem a necessidade de ser acompanhado por um funcionário.

A depender do software que estiver instalado na ferramenta, também é possível efetuar o pagamento automaticamente. Para que isso aconteça, é utilizada a integração com outras ferramentas, a exemplo das máquinas de cartão de crédito.

Essa é uma solução bastante versátil, sendo possível utilizá-la de várias formas dentro do seu comércio — a mais comum é para registro e pagamento de pedidos.

Caso você tenha um supermercado, por exemplo, é possível armazenar as informações dos produtos com descrição, foto e preço. O cliente procura o que precisa no totem e efetua o pagamento na própria ferramenta.

O mesmo pode ser feito para lojas de material de construção, de conveniência, restaurantes e uma infinidade de outras opções no segmento do comércio varejista.

Como elaborar um orçamento para implementar o totem de autoatendimento?

O totem de autoatendimento é uma ferramenta viável para todos os tipos de negócio do ponto de vista econômico, mas se você está começando a empreender agora — ou se já tem muitos compromissos financeiros —, vale a pena ficar por dentro dos investimentos que serão necessários para que você possa se organizar.

Os investimentos iniciais são para a compra do equipamento e seus acessórios (máquina de cartão de crédito, leitor de QR Code, impressora) e do sistema operacional. Antes de formalizar a contratação do totem de autoatendimento, é preciso fazer uma reserva para a compra à vista ou o financiamento dessa solução e das ferramentas agregadas.

Dessa forma, você poderá usufruir de todas as vantagens do totem, sem o estresse de ter que administrar um orçamento enxuto — o que pode comprometer a saúde financeira do seu negócio.

Vale lembrar que, se o equipamento tiver ferramentas complementares, como impressora, a sua equipe terá que repor os insumos. Também é possível ter um sistema de monitoramento remoto para controlar a temperatura, o ligamento e desligamento programado, abertura de portas, entre outras configurações de dados. Para a eficiência do totem de autoatendimento, manter o equipamento funcionando a todo o tempo é fundamental.

Agora, é só colocar todos esses custos em uma planilha e fazer as contas para saber o custo da implantação na sua empresa. No caso de contratação de mais de um totem, lembre-se que é possível negociar com os fornecedores para baixar custos de manutenção, por exemplo.

Como treinar a equipe?

A solução de totem de autoatendimento é bastante simples, mas é bom oferecer um treinamento inicial para a equipe — o que é feito, normalmente, pelo fornecedor da ferramenta.

A depender do modelo de totem de autoatendimento escolhido, muito provavelmente você precisará, após esse treinamento inicial, apenas de um suporte técnico mínimo.

Na maioria das vezes, quando ocorre alguma falha, o ato de desligar e ligar novamente o aparelho já resolve as questões apresentadas.

Como escolher o espaço para o totem de autoatendimento?

Os totens de autoatendimento ocupam pouco espaço. O ideal é que eles sejam instalados em locais com ponto de energia e que não comprometam a circulação do salão de vendas. Eles também precisam ficar em um local visível e, de preferência, bem iluminado e arejado na frente da loja.

Como integrar o totem ao sistema ERP?

Toda empresa que deseja um crescimento sustentável precisa contar com um sistema de gestão ERP. Isso acontece porque um software é capaz de fazer o cruzamento dos dados de forma bastante estratégica, o que melhora a gestão da sua empresa, preparando-a para um crescimento sustentável.

Integrar o totem de autoatendimento a essa solução é fundamental para o controle do fluxo de caixa e estoque da sua loja. Esse processo garante operações integradas, diminuindo as chances de erros no fechamento da contabilidade do seu negócio. Para tanto, é preciso confirmar com o fornecedor escolhido para a compra do totem de autoatendimento se essa integração pode ser feita.

Quais são os principais benefícios de contratar um totem de autoatendimento?

Agora que você já sabe o que é um totem de autoatendimento e como ele funciona, veja os principais benefícios de contratar essa solução.

Ganho de espaço interno

Ao aderir ao totem de autoatendimento, você tira uma grande demanda de clientes da frente do caixa, fazendo com que a loja ganhe mais espaço.

No caso de um restaurante, por exemplo, esse espaço pode ser usado para colocar mais mesas ou pode ser usado para novas vitrines, o que ajuda a aumentar as vendas.

Redução de custos com mão de obra para atendimento

A otimização de mão de obra é uma das principais preocupações dos empresários hoje em dia. Com soluções como o totem de autoatendimento, você pode reduzir a folha de pagamento ou mesmo realocar os funcionários para outras funções dentro da empresa, como entrega e produção.

Como escolher um fornecedor de confiança?

Escolher um fornecedor de confiança é fundamental para que você tenha sucesso na implantação do totem de autoatendimento no seu comércio. Para que isso aconteça, você deve fazer uma pesquisa de mercado e procurar informações com quem já é cliente da marca em questão. Dessa forma, você diminui os riscos de não ficar satisfeito com a contratação da ferramenta.

Como vimos ao longo desta leitura, o totem de autoatendimento é uma solução eficiente para o seu negócio agilizar o atendimento e melhorar a experiência do consumidor.

Além disso, com o totem de autoatendimento da CISS, você oferece mais comodidade e praticidade aos seus clientes por meio de uma solução prática, integrada e altamente confiável.

Se você gostou de saber mais sobre o assunto, entenda como funciona a nossa solução!

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