Para gerar mais resultados no varejo é fundamental contar com boas estratégias e, uma delas, sem dúvida, é a automação. Com um sistema para controle de estoque e vendas você organiza toda a operação da sua empresa, centralizando em uma única plataforma as informações sobre a entrada e saída de mercadorias, volume de vendas, custos, lucros, entre outros dados importantes para o negócio.
Com isso, é possível entender quais são as demandas e as oportunidades, melhorar processos e aumentar a produtividade da equipe.
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Benefícios de um sistema para controle de estoque e vendas
Um sistema para controle de estoque e vendas é vital para que o varejista tenha previsibilidade, ou seja, consiga antecipar quais serão as demandas, os custos e os lucros do negócio nos próximos meses.
Dessa forma, torna-se possível:
- evitar desperdícios (pelo excesso de compra de mercadoria ou vencimento dos itens, por exemplo);
- melhorar a precificação dos produtos, tornando os preços e promoções mais competitivos sem afetar a margem de lucro;
- conquistar mais clientes, aplicando as estratégias certas de fidelização de clientes.
Veja abaixo mais algumas vantagens de utilizar esses sistemas.
1. Agilidade nas vendas
Com um sistema para controle de estoque e vendas, todas as informações sobre os produtos ficam centralizadas em um único lugar, agilizando o atendimento aos clientes. Ao mesmo tempo, o sistema registra com precisão os dados relacionados ao processo de venda, tais como:
- quantidade e identidade de itens vendidos;
- valores e ticket médio;
- notas e cupons fiscais emitidos;
- promoções e descontos aplicados;
- formas de pagamento utilizados;
- entre outras.
Dessa forma, tanto a parte financeira quanto os níveis de estoque ficam atualizados automaticamente, evitando controles manuais e trazendo mais segurança para o gestor.
2. Melhor atendimento aos clientes
O atendimento de má qualidade é responsável por fazer muitos clientes desistirem de comprar de uma empresa e buscarem o produto ou serviço que desejam em concorrentes. Isso ocorre tanto em lojas físicas quanto no e-commerce.
Mas o que pode gerar um mau atendimento? São vários fatores, entre eles:
- demora em filas;
- falta de informações sobre os produtos;
- preços pouco competitivos;
- má qualidade do produto ou serviço;
- atraso na entrega;
- enviar o item errado para o cliente;
- avarias;
- poucas opções de pagamento;
- entre outras.
E como tudo isso se relaciona com o seu sistema de vendas e estoque? Na prática, com um sistema ágil, que registra as informações corretamente e torna a sua operação mais organizada, sua loja tende a ser mais eficiente e a garantir que os problemas acima não aconteçam. Consequentemente, a satisfação do seu cliente será maior.
3. Menos prejuízo e mais lucro
Como falamos, com um sistema para controlar o estoque e as vendas, o administrador consegue ter dados históricos do negócio para avaliar as demandas e descobrir as sazonalidades. Dessa forma, pode-se preparar e armazenar a quantidade certa de itens, garantindo que não faltem nem sobrem produtos.
Além disso, é possível avaliar quais itens geram mais vendas e quais geram mais lucro, trazendo embasamento na hora de precificar produtos, realizar novas compras e tomar decisões. Tudo isso contribui para evitar perdas, gerar economia e, consequentemente, pode aumentar os lucros da empresa.
O ERP da CISS tem diversos recursos, que vão muito além do controle de estoque e vendas, e podem trazer todas essas vantagens para o seu negócio. Entre em contato com a nossa equipe e conheça mais sobre o CISSLive.