Seu supermercado já tem um sistema integrado de gestão? Esse recurso pode revolucionar seu dia-a-dia e proporcionar todo o controle necessário para colocar o negócio na rota do crescimento.
Seja qual for o seu porte, é interessante investir na automatização de processos. Afinal, agilidade e eficiência são benefícios que não se pode ignorar. Continue a leitura e entenda como um ERP pode simplificar a gestão de sua empresa.
A tecnologia como grande aliada dos supermercados
Não é possível prever o futuro, mas ninguém duvida de que ele reserva grandes avanços tecnológicos. Nesse sentido, o supermercado do futuro é muito mais que um local para se fazer compras: é uma empresa comandada pela tecnologia.
Com o auxílio da Inteligência Artificial, Blockchain, Big Data e softwares de gestão, o varejo está passando por uma grande transformação digital e isso já faz parte da realidade brasileira. Em outras palavras, a tecnologia é uma importante aliada do empresário do setor, ajudando-o a manter seu negócio organizado, produtivo, rentável e competitivo. Ela é a responsável por evitar erros de gestão e assegurar a satisfação do consumidor.
Portanto, a digitalização dos processos de gestão é um elemento indispensável para a sobrevivência desse segmento. Por meio dessa estratégia, aproveitar todos os dados disponíveis, sejam internos (logística, estoque e vendas) ou externos (experiência do cliente e tendências) se torna muito mais fácil.
O funcionamento de um sistema integrado de gestão
A gestão de supermercados tem suas particularidades e esconde grandes desafios. O mercado é altamente competitivo e o consumidor muito seletivo e criterioso na hora de fazer suas compras, investindo na pesquisa de preços e na comparação das experiências oferecidas. Colocar o negócio no rumo certo não é fácil, porém a ajuda de um sistema integrado de gestão faz toda a diferença. Mas, afinal, como é seu funcionamento?
De maneira simples e resumida, a função de um software de gestão é integrar em uma única plataforma aquilo que é importante para a operação de um supermercado. Com isso, se você tem uma rede, várias franquias ou até mesmo uma unidade familiar, consegue administrá-las com mais facilidade.
Os diversos módulos do software tornam a realização das atividades de gestão mais simples, já que tudo é automatizado. Na prática, você terá dados de diversos setores e atividades à sua disposição e, assim, terá condições de fazer escolhas mais inteligentes e atender às expectativas de seus clientes.
Os motivos para investir em um ERP
Você já entendeu como funciona um ERP, mas ainda pode estar em dúvidas sobre a necessidade de contar com essa ferramenta em seu dia-a-dia. Afinal, estamos falando de um investimento, não é mesmo? Quanto a isso, não há como ignorar todo o poder desse software, pois os reflexos na gestão do supermercado são rapidamente percebidos.
Em geral, o maior motivo para contratar um sistema de gestão integrado é a possibilidade de ter acesso fácil e confiável aos dados do negócio. Essas informações ajudam o gestor a identificar falhas e a pensar nas ações necessárias para reduzir custos e aumentar sua produtividade.
Mas isso não é tudo! Conforme dissemos, a ferramenta integra todos os setores do supermercado em uma única plataforma. Isso significa que é possível administrar contas a pagar e a receber, o estoque e até as ações promocionais. Enfim, com o auxílio desse recurso, a administração do varejo se torna muito mais eficaz. Erros são eliminados e decisões são tomadas com muito mais segurança e coerência.
As vantagens de um ERP para uma rede de supermercados
Para finalizar este post e acabar com as dúvidas sobre a importância de um sistema para supermercados, selecionamos as principais vantagens que o CISSPoder pode oferecer para a sua rede.
Os fatores apresentados a seguir demonstram que a tecnologia é, de fato, uma aliada importante para o empresário do setor e pode ajudá-lo a encontrar seu diferencial competitivo em um mercado tão acirrado. Confira!
Ajuda a aumentar as vendas
Nenhum supermercado sobrevive sem boas vendas e um bom ERP pode ajudá-lo a conquistar esse objetivo. Para isso, existem inúmeras funcionalidades que contribuem para a melhoria do poder de venda do negócio, seja ele grande ou pequeno, como:
- gestão de promoções;
- cotação de preços na concorrência;
- integração com loja virtual;
- administração do cartão do próprio negócio;
- análises de dados sobre vendas por grupo, seção e resultados.
Reduz as perdas de estoque
O estoque é uma área crítica para varejistas e exige muito controle para não se transformar em um problema. No entanto, a automatização de processos pode reduzir erros e garantir que os produtos sejam aproveitados ao máximo. Veja algumas soluções do ERP para esse setor:
- contagem automática dos produtos que chegam;
- uso de leitor de código de barras para monitoramento dos itens armazenados;
- emissão de alertas sobre troca de produtos;
- inventário diário do nível do estoque;
- cadastro automático de vários locais de estocagem.
Contribui para uma maior rentabilidade do supermercado
Um supermercado de sucesso é aquele que se mantém rentável ao longo do tempo. Ou seja, mesmo em momentos de crise, consegue garantir uma renda capaz de quitar débitos e gerar lucros. O ERP tem algumas características que ajudam nessa missão:
- análise da rentabilidade por loja ou filial;
- gestão da produção de produtos próprios, como a padaria;
- controle de vendas no açougue;
- análise de rentabilidade por meio do DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício);
- demonstrações contábeis personalizadas;
- relatórios sobre lucratividade do negócio.
Facilita o controle de inadimplência
A inadimplência é um desafio a ser superado pelo setor varejista, especialmente porque ela faz parte da realidade de muitos consumidores brasileiros e pode afetar a sobrevivência empresarial. Para ajudá-lo com essa tarefa, o ERP tem diversas funcionalidades, como:
- cálculo automatizado do limite de crédito do cliente;
- bloqueio automático das compras de clientes que superam o limite;
- emissão de boletos bancários;
- consulta automatizada ao SPC;
- cadastro de dados, assinatura e foto do cliente para evitar fraudes.
Melhora o controle financeiro
Muitas empresas fecham as portas devido à dificuldade de seus gestores para administrarem suas finanças. Porém, com o auxílio da tecnologia, isso deixa de ser um problema e pode se transformar em um diferencial. Confira alguns benefícios do ERP:
- controle de contas a pagar e a receber;
- gestão dos cheques recebidos e emitidos;
- controle automático das contas bancárias da empresa;
- bloqueio de cheques roubados;
- conciliação automática de cartões de crédito.
Confere mobilidade ao gestor
Por fim, precisamos destacar que o uso de um bom ERP traz mais mobilidade ao gestor do negócio. Isso acontece porque ele permite o acesso aos dados de qualquer lugar, bastando ter em mãos um equipamento com acesso à internet, como smartphone e notebook.
Viu só como um sistema integrado de gestão pode mudar o cotidiano de seu supermercado? As vantagens apresentadas são apenas alguns exemplos de como a administração do seu negócio pode se tornar mais simples e eficiente. Por isso, não perca mais tempo e invista no sucesso de sua empresa!
Quer conhecer o ERP da CISS e aproveitar todas as suas funcionalidades? Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe!