Pesquisar
Close this search box.

PDV móvel: entenda o que é e quais as vantagens para seu negócio

Você já deve saber que a experiência de compra conta muito para a fidelização e atração de novos clientes. Então é hora de conhecer melhor o PDV móvel: uma opção moderna, eficiente e muito vantajosa para o varejo.

Várias empresas já estão apostando nesta tecnologia que contribui para a conquista de um atendimento ágil e pode se transformar em um grande diferencial competitivo. Então, ficar para trás não é uma opção, não é mesmo?

Por isso, leia o post até o final para tirar suas dúvidas sobre mais esse fruto da Transformação Digital no varejo!

O que é o PDV móvel?

O PDV móvel é uma ferramenta desenvolvida para ampliar as possibilidades do vendedor, permitindo que ele acompanhe o cliente do começo ao fim, sem que este precise se dirigir ao caixa para pagar pelas suas compras. Em outras palavras, o PDV móvel é um sistema completo que garante que o processo de vendas seja realizado de qualquer lugar. Ou seja, ele é um terminal de vendas portátil.

Para funcionar com todos os recursos, o sistema precisa estar conectado via internet com o sistema ERP da empresa. Desta forma, é possível acessar informações atualizadas sobre os produtos, como preço, descrição e estoque, e enviar informações sobre as vendas.

Além disso, o PDV móvel conta com meios de pagamento integrados, aceitando transações de vários tipos: cartão de crédito, de débito e pagamentos digitais, como o PIX e pagamentos por aproximação. Tudo para oferecer a melhor experiência de compra ao seu público.

PDV móvel x PDV fixo

Para que você entenda melhor o que é um PDV móvel, achamos que seria interessante uma comparação entre ele e o PDV convencional, que é fixo.

Sem dúvidas, a grande diferença está no hardware. O PDV fixo, como o nome sugere, é operado em um local fixo. Geralmente é formado por um computador — onde o sistema PDV está instalado —, uma máquina de cartão, uma caixa registradora e uma impressora fiscal.

Por outro lado, o PDV móvel é a versão portátil do sistema. Por ser mais leve, pode operar em diferentes aparelhos móveis, como smartphones e tablets, ou em dispositivos próprios para isso, como é o caso das smart POS (máquinas de cartão inteligentes).

Ambos os sistemas, móvel e fixo, tem como principal função a finalização da venda, mas, para fazerem isso, precisam de uma integração muito eficiente com o software de gestão da empresa.

Como o PDV móvel funciona?

Contar com um PDV móvel pode ser o seu diferencial no mercado. Com ele, seus vendedores estarão equipados para oferecer um atendimento personalizado e atencioso.

Por ser integrado ao sistema de gestão da empresa, o PDV móvel tem acesso a informações sobre os produtos da loja. Com isso, o operador pode iniciar um pedido de venda ou simular um orçamento para o cliente, sem a necessidade de estar em uma estação fixa de trabalho para consultar a disponibilidade do estoque.

Em alguns casos, o PDV móvel também pode ser utilizado para controlar pedidos em mesas, como em cafeterias e restaurantes, através do recurso de comandas. Neste caso, o garçom pode anotar o pedido dos clientes na mesa e enviar para o sistema de gerenciamento da cozinha de maneira automática, através do PDV móvel.

Por fim, quando o cliente deseja realizar o pagamento, o atendente pode recebê-lo no mesmo equipamento, sem sair do lado do cliente. O comprovante da transação pode ser enviado por SMS ou ser impresso pelo próprio aparelho, dependendo do dispositivo utilizado.

Vale dizer que, estando conectado a internet, o PDV móvel funciona de qualquer lugar da empresa, inclusive fora dela. Com isso, podemos dizer que a tecnologia otimiza o processo de vendas e elimina barreiras que atrapalham seus vendedores de oferecer um excelente atendimento.

Quais são as vantagens de investir nessa tecnologia?

Já consegue imaginar as possibilidades que um PDV móvel traria para a sua loja? Seus recursos podem ser muito úteis, especialmente para o seu time de vendas, ajudando a inovar no atendimento do consumidor atual que é cada vez mais exigente.

Prova disso é que ele já é uma forte tendência para os próximos anos. Se você dúvida disso, saiba que um estudo recente concluiu que, até o fim de 2021, esse modelo de vendas mobile será responsável por mais de 20% dos pagamentos feitos no varejo.

De qualquer forma, a seguir, listamos alguns benefícios que podem te convencer a investir em um PDV móvel. Confira!

Mais agilidade e flexibilidade na hora de vender

Finalizar uma venda nunca foi tão rápido! O PDV móvel acelera o processo e garante um checkout mais ágil e flexível. Isso porque o vendedor pode ir até o cliente e acompanhá-lo em todo o processo, da escolha dos produtos ao pagamento.

Além disso, o sistema é completo e comporta diversos meios de pagamento, como cartões de débito e crédito, carteiras digitais e dispositivos de pagamento por aproximação. Tudo sem filas e integrado ao ERP da empresa.

Menos gastos para o seu negócio

A adoção de um PDV móvel ajuda a reduzir custos operacionais do seu negócio. Enquanto o modelo fixo requer investimentos extras com a aquisição de equipamentos, adequação do espaço físico e treinamento dos operadores de caixa, a solução móvel é mais econômica.

Sua operação é muito simples e intuitiva, o que dispensa longos treinamentos. Além disso, ela permite que todos os colaboradores recebam os pagamentos, dispensando a necessidade de um colaborador específico para isso.

Mais visibilidade para o gestor

Com o PDV móvel você tem acesso a dados em tempo real, pois ele está conectado ao seu sistema financeiro por meio da internet. Toda a troca de informações é automática e o gestor consegue monitorar o desempenho de suas vendas e de sua equipe.

Não decepciona quando o assunto é segurança

Se você está preocupado com a segurança de suas transações, saiba que o PDV móvel não decepciona. Ele possui controle de acessos por meio de hierarquia de usuários e, geralmente, é equipado com tecnologia de criptografia para garantir que os dados de seus clientes e de sua empresa estejam sempre protegidos.

Melhor experiência de compra para os seus clientes

Por fim, como consequência de tudo o que apresentamos, essa tecnologia é uma grande aliada do varejista que se preocupa em oferecer a melhor experiência de compra aos seus clientes. Afinal, com o PDV móvel os vendedores conseguem oferecer um atendimento personalizado e o cliente pode escolher, pagar e levar o produto com mais conforto, sem enfrentar filas.

Onde encontrar uma solução como essa para o seu negócio?

Agora que você já entendeu como um PDV móvel pode beneficiar sua empresa, gostaríamos de apresentar o CISSFly: uma solução da CISS desenvolvida a partir das necessidades dos nossos clientes varejistas. Com ele, é possível realizar vendas de qualquer lugar, dentro ou fora da loja. Confira alguns de seus recursos:

  • possui integração automática com o ERP CISSPoder e ERP CISSLive;
  • permite consultar o estoque, emitir pedidos e gerar comandas;
  • aceita pagamentos em dinheiro, cartão de crédito, cartão de débito e carteiras digitais;
  • permite a finalização das vendas em dinheiro, mesmo se o equipamento estiver desconectado da internet;
  • imprime o documento fiscal e comprovante do cartão pela própria maquininha.

Viu só? Com tantos recursos, o CISSFly pode ser utilizado como um checkout extra em dias de pico, ou no atendimento as mesas, no caso dos restaurantes. Pode servir ainda para realizar vendas em eventos, quiosques, food-trucks… São inúmeras possibilidades!

Além disso, unindo os recursos de um computador, uma máquina de cartão e uma impressora fiscal em um único aparelho, essa tecnologia te ajuda a reduzir custos, enquanto você encanta seus clientes!

Como vimos, o PDV móvel veio para modernizar o dia a dia do varejista, tornando as vendas muito mais dinâmicas. E, é por isso que, investir nessa tecnologia te ajuda a crescer, a melhorar sua gestão e a se destacar no mercado.

Então, se você quer aproveitar todo o potencial de um PDV móvel no seu negócio, entre em contato com a equipe da CISS agora mesmo!

Pesquise no blog da CISS
Pesquisar
Artigos recentes​
Inscreva-se

Quer receber dicas de gestão exclusivas gratuitamente?

Para saber mais sobre como a CISS coleta, utiliza, compartilha e protege seus dados pessoais, leia a Política de Privacidade da CISS.

Compartilhe:
Você poderá gostar também: