A DRE, ou Demonstração do Resultado do Exercício, é um documento muito importante tanto para gestão financeira, quanto para o direcionamento estratégico de um negócio.
Neste artigo, você irá conhecer mais sobre esse levantamento e descobrirá como realizá-lo. Continue a leitura!
O que é DRE e para que serve?
Como empreendedor, não há nada mais natural do que querer evitar problemas contábeis e ficar em dia com as finanças, certo? Para isso, é imprescindível fazer a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) de maneira periódica.
A frequência com que o levantamento é realizado pode ser determinada pela controladoria fiscal ou pelos gestores da loja, por exemplo. Essa análise pode ser feita de maneira:
- mensal;
- trimestral;
- semestral;
- ou anual.
A demonstração serve para verificar se houve lucro ou prejuízo em determinado período. Ela permite, ainda, uma visão completa e detalhada do desempenho da empresa em suas operações e em outras áreas, como investimentos e financiamentos. Os resultados são obtidos por meio da análise de diversos indicadores do negócio, como:
- receitas;
- custos;
- e despesas.
Vale lembrar que o modelo desse documento é igual para todas as empresas, conforme consta na Lei 6.404/1976 e sua modificação pela Lei 11.638/2007.
Como fazer a DRE?
Para fazer uma DRE, primeiramente, é necessário ter acesso a todas as informações financeiras da loja no período em que será feita a análise. Tenha em mente que somente um contador habilitado junto ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC) pode fazer esse levantamento.
De forma resumida, os dados que devem ser apresentados na Demonstração do Resultado são:
- a receita bruta;
- a receita líquida;
- as despesas
- o resultado operacional;
- as deduções, como impostos e contribuições;
- e os valores relacionados aos funcionários, administradores e investidores.
Para chegar a essas informações, o contador ou contadora precisa realizar diversos cálculos e avaliações. Por esse motivo, a melhor forma de fazer a DRE é dispondo de profissionais qualificados a fim de garantir a precisão e a transparência das informações apresentadas.
Agora que você já sabe o que é a DRE e entende que ela é uma importante ferramenta para gestores avaliarem o desempenho financeiro de uma empresa em um determinado período, não pode deixar de verificar como um sistema de gestão integrado pode ajudá-lo a fazer esse levantamento!