Pesquisar
Close this search box.

ERP para expansão de franquias: conheça o CISSLive

ERP – Enterprise Resource Planning – é o tipo de software que franquias precisam para expandir com mais segurança e eficiência. Isso porque o ERP auxilia no gerenciamento de atividades corriqueiras como contabilidade, compras, gerenciamento de projetos, gestão de riscos ou operações de toda a cadeia de suprimentos.

Imagine qualquer rede de franquias. São empresas com vários departamentos, que muitas vezes contam com softwares diferentes. Ou seja, um para logística, outro para finanças, RH, controle de estoque. O ERP funciona como uma plataforma centralizada que integra todos esses sistemas, permitindo que as informações fluam entre os diversos departamentos.

Por exemplo, se o departamento de vendas recebe um grande pedido, o ERP automaticamente notifica o estoque para preparar o pedido e o financeiro para faturar o franqueado. A comunicação e o fluxo de trabalho entre os departamentos acabam ficando mais ágeis e menos propensos a erros.

ERP em ação

Dá para simplificar ainda mais para mostrar o valor do ERP para expansão de franquias. Peguemos como exemplo uma lanchonete que pretende abrir novas lojas a partir de um modelo de franquias. Essa empresa precisa ter processos muito bem definidos para que novas equipes consigam tocar o negócio com eficiência. E o ERP auxilia justamente nisso.

Afinal, mesmo uma pequena lanchonete conta com vários departamentos. Temos a cozinha (produção), o salão onde os clientes são atendidos (vendas), o estoque de ingredientes (gestão de estoque), e a administração (finanças e gestão). Um ERP, nesse contexto, seria como um sistema de coordenação que conecta todas essas áreas.

Assim, quando um cliente faz um pedido (vendas), esse pedido é automaticamente comunicado à cozinha para preparação (produção). Ao mesmo tempo, o sistema verifica o estoque para garantir que todos os ingredientes necessários estão disponíveis (gestão de estoque) e, se um ingrediente estiver acabando, o sistema gera um alerta de compra daquele determinado ingrediente.

Então em vez de ter o garçom correndo entre o salão e a cozinha para passar o pedido, e o gerente verificando manualmente o estoque ou registrando as vendas no final do dia, o ERP integra todas essas ações automaticamente. Isso, obviamente, colabora para que os serviços sejam mais rápidos e eficientes.

ERP para expansão de franquias

A importância dos sistemas ERP em processos de expansão de franquias se torna ainda mais evidente quando consideramos o controle financeiro centralizado e a análise de dados. À medida que uma franquia se expande, torna-se mais desafiador manter uma visão clara das finanças e operações em todas as unidades.

Um ERP fornece uma visão consolidada do desempenho financeiro em tempo real, permitindo que os gestores tomem decisões mais informadas sobre investimentos, expansão e gestão de custos. Além disso, a capacidade de analisar dados de todas as franquias simultaneamente oferece insights valiosos para estratégias de marketing, otimização de operações e identificação de áreas de melhoria.

Outro aspecto crucial é a gestão de recursos humanos e treinamento. Em uma rede de franquias, é vital manter um padrão de treinamento e performance dos colaboradores.

Isso assegura que todas as franquias, independentemente da localização, recebam a mesma orientação e informações, mantendo a qualidade do serviço e a experiência do cliente em um padrão elevado.

Por fim, o ERP desempenha um papel fundamental na expansão geográfica de franquias. Ele permite uma fácil adaptação a diferentes regulamentações fiscais e de negócios, o que é essencial quando se entra em novos mercados. Além disso, ao centralizar as operações, o ERP simplifica o processo de abrir novas unidades, pois fornece um modelo operacional já testado e eficaz, reduzindo o tempo e os custos associados à expansão.

Assim, o ERP não apenas facilita a gestão das operações diárias, mas também se torna um elemento estratégico na ampliação e no sucesso sustentável das franquias.

Conheça o CISSLive, o ERP ideal para expansão de franquias

O CISSLive é um software ERP desenvolvido com foco no mercado varejista. Por isso, é o ERP ideal para expansão de franquias, pois alinha-se perfeitamente com os pontos que abordamos anteriormente sobre expansão de redes de franquias.

Dessa forma, o CISSLive oferece diversas funcionalidades que vão ao encontro das necessidades das franquias de almejam crescer, tais como:

  • Padronização de processos: facilita a manutenção de processos operacionais padronizados, assegurando consistência na oferta de produtos e integridade da marca. Permite padronização centralizada de cadastros de produtos e promoções.
  • Gestão de estoques: auxilia no controle centralizado de estoques, prevenindo falta ou excesso de produtos e aumentando a eficiência operacional.
  • Dados para tomar decisões: fornece indicadores claros para o acompanhamento da saúde das lojas franqueadas, apoiando decisões estratégicas.
  • Economia de tempo e recursos: a automação e centralização de processos economizam tempo e recursos, focando em estratégias de crescimento.
  • Experiência do franqueado: melhora a experiência do franqueado, oferecendo ferramentas e suporte eficazes para a gestão do negócio.

Além disso, como o CISSLive é 100% online e mobile, com ele é possível acessar do próprio celular os principais indicadores de venda de toda a rede de franquias.

Inclusive, por conta de todos os dados armazenados em nuvem em tempo real, o app também pode gerar e exportar relatórios, ou até auxiliar com a cotação de preços dos seus concorrentes.

Para mais detalhes, visite CISSLive. Ou clique aqui para agendar uma demonstração.

Pesquise no blog da CISS
Pesquisar
Artigos recentes​
Inscreva-se

Quer receber dicas de gestão exclusivas gratuitamente?

Para saber mais sobre como a CISS coleta, utiliza, compartilha e protege seus dados pessoais, leia a Política de Privacidade da CISS.

Compartilhe:
Você poderá gostar também: