Saiba como utilizar as soluções end-to-end em sua loja!

O termo end-to-end é utilizado para classificar as soluções que atendam a um processo de ponta a ponta. Em um supermercado, por exemplo, significa ter uma visão integrada sobre todas as atividades que envolvem a operação do negócio, como a gestão dos setores de compras, vendas, logística, fiscal e muito mais.

Para fazer esse controle, é muito comum que as empresas utilizem soluções tecnológicas de diferentes fornecedores, o que pode ocasionar uma série de transtornos, como a dificuldade em ter informações integradas ou o aumento de custo operacional.

Uma forma de resolver essa questão é adotar uma solução unificada para acompanhar todas as etapas do negócio. A seguir, mostramos como funciona esse conceito, por que ele é importante para a empresa e quais os benefícios de sua utilização. Continue a leitura para saber mais!

O que é uma cadeia end-to-end?

O conceito end-to-end é bem amplo e envolve o controle de toda a cadeia produtiva até que um determinado produto chegue ao consumidor final. Isso significa uma visão ampla do que ocorre em cada fase específica desse processo, desde o recebimento da matéria-prima, passando pela produção até a distribuição, com o intuito de facilitar o controle sobre cada uma destas etapas.

No entanto, o conceito end-to-end tanto pode ser aplicado para ter um amplo gerenciamento da cadeia de produção — o que geralmente envolve diferentes empresas em um relacionamento B2B — como também para monitorar tarefas específicas dentro de uma empresa, ou seja, com a finalidade de controlar fluxos e processos internos.

O ponto principal desta estratégia é permitir o acompanhamento de forma integrada desde a etapa inicial até que o ciclo se feche, seja entre empresas, seja em processos do próprio negócio. Para isso, é preciso que haja uma forte integração e alinhamento entre todos os envolvidos em cada fase do processo.

Por que essa estratégia é importante?

Em meio à concorrência do mercado, somente oferecer um produto ou serviço de qualidade não é suficiente para garantir o sucesso de vendas.

Por isso, quando se adota uma solução de ponta a ponta é possível acompanhar todas as etapas que envolvem o ciclo de vida de um produto incluindo o relacionamento com a indústria e com o cliente final. Dessa forma, fica mais fácil mapear falhas e oportunidades de melhoria, identificando em que momento a sua empresa pode interferir e sobre quais pontos do processo ela é responsável.

Quais os benefícios da gestão end-to-end para o varejo?

O gerenciamento da cadeia de ponta a ponta traz uma série de benefícios tanto para a indústria quanto ao varejo. Do ponto de vista do varejo, utilizar uma gestão end-to-end em parceria com indústrias e distribuidoras significa diminuir o tempo de espera na reposição de mercadorias, evitando a ruptura de produtos nos pontos de venda. Do ponto de vista da indústria, significa uma produção sob demanda, com estoques mais enxutos e entregas no tempo certo.

Porém, como mencionamos anteriormente, o conceito de gerenciamento end-to-end não se aplica apenas ao supply chain (cadeia de suprimentos), mas também em processos internos da empresa. Ter um controle centralizado dos diferentes setores, acompanhando cada processo do início ao fim, pode ser entendido como um gerenciamento de ponta a ponta. Este tipo de gestão traz uma série de benefícios e pode ser realizada com o apoio de uma solução adequada.

Confira, a seguir, as principais vantagens de utilizar uma solução end-to-end na sua empresa. 

Redução de custos

A utilização de diversos softwares para gerir diferentes setores do negócio geralmente significa um maior investimento financeiro, principalmente devido à aquisições de licenças de uso. Além disso, pode haver a necessidade de desenvolvimentos adicionais e personalizações para permitir a integração entre as soluções já utilizadas pela empresa.

Neste sentido, a utilização de uma solução única contribui para a redução de custos, pois o próprio software integra as informações necessárias entre os setores, o que permite ao gestor uma ampla visão dos processos. Além disso, há uma redução significativa de erros operacionais, pois muitos lançamentos e processos passam a ser automáticos e estão interligados entre si.

Agilidade para resolver problemas

A utilização de uma solução de ponta a ponta facilita a identificação de problemas com mais rapidez e eficiência. Em soluções separadas, é preciso consultar em diferentes sistemas, o que pode significar a obtenção de informações imprecisas ou desatualizadas.

Por isso, é importante contar com uma solução única, que ofereça um suporte centralizado. Assim, caso haja algum problema, é possível fazer uma avaliação no processo como um todo, garantindo mais velocidade na identificação e solução de imprevistos.

Maior eficiência operacional

Em uma cadeia interligada há um fluxo lógico na execução das tarefas e processos. Dessa forma, evita-se, por exemplo, a redundância de informações no sistema e a execução de atividades desnecessárias, como lançamentos manuais que em um sistema integrado são feitos automaticamente. Assim, há um ganho considerável na produtividade das equipes.

Maior visibilidade do negócio

Outro fator essencial em uma solução end-to-end é a possibilidade de uma visão unificada do negócio. Obter informações consolidadas sobre diversas fases de um processo pode ser uma atividade bem trabalhosa em sistemas separados.

Já em uma solução unificada, essa tarefa é muito mais simples, pois todas as informações são facilmente acessadas por meio de um único sistema. Com isso, o gestor tem a oportunidade de tomar decisões com base em informações precisas e atualizadas.

Como aplicar essa estratégia na prática?

A tecnologia é uma grande aliada para a aplicação de uma estratégia end-to-end. Isso porque ela permite que diferentes elementos da cadeia possam utilizar a mesma solução e compartilhar informações atualizadas e consistentes, o que proporciona mais agilidade a operação.

Para que essa estratégia funcione, stakeholders de toda a cadeia devem participar ativamente do processo de mapeamento e implantação da solução. No caso de processos dentro de uma empresa, por exemplo, é preciso que haja a participação efetiva de todos os setores envolvidos para garantir a integração entre as informações necessárias.

A tecnologia é o instrumento utilizado para mapear esses processos e garantir que as informações sejam compartilhadas da maneira adequada. Dessa forma, todos os envolvidos na cadeia poderão ter acesso a elas e obter os benefícios da utilização desse modelo de solução.

Como vimos, a solução end-to-end contribui para que a empresa possa ter processos otimizados desde a fase inicial até a sua conclusão. A utilização desse modelo oferece uma série de benefícios para o negócio, como contar com informações atualizadas e precisas, maior agilidade para resolver problemas, o aumento da produtividade e a redução de custos.

Viu só como o uso da tecnologia é importante para o negócio? Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira este conteúdo e entenda por que é importante investir em automação comercial!

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