Pesquisar
Close this search box.

Código EAN: o que é e para que serve

O código EAN é um sistema universal de numeração e codificação de produtos. Ele é imprescindível para que lojas de atacado ou varejo rastreiem e gerenciem o estoque de forma eficiente.

Neste artigo, você poderá entender mais sobre o que é essa sequência de caracteres, assim como para que ela serve. Continue a leitura! 

O que é código EAN?

O código EAN — European Article Number ou, em portugês, Número de Artigo Europeu — pode ser considerado uma espécie de CPF de uma mercadoria. Isso porque esse sistema de numeração de produtos utiliza uma combinação única de números e barras para identificar um item específico. 

É importante saber  que EAN é a sigla antiga e que agora é utilizada a nomenclatura GTIN —  Global Trade Item Number. Ele é um código de barras composto por 13 dígitos, sendo que:

  • os primeiros dois ou três números indicam o país de origem do artigo;
  • os seguintes, apresentam o fabricante e o número do item;
  • o último é um dígito de verificação que ajuda a garantir a precisão do código.

Tenha em mente que todo item comercializado deve ter um GTIN. Então, se o seu negócio emite notas fiscais e é fabricante de produtos, precisa necessariamente oferecer um código de barras válido. 

Para gerá-lo, você tem a obrigação de registrar seus produtos no site da GS1 Brasil, que é a organização responsável pela liberação de sua licença no país.

Para que serve o código EAN?

Agora que você já sabe o que é esse sistema, é importante entender para que ele serve. Em resumo, o código EAN (atual código GTIN) é fundamental para ajudar empresas a gerenciar estoque sem erros. Afinal, por meio de sua leitura é possível monitorar a movimentação das mercadorias em tempo real, rastrear a data de vencimento de produtos e evitar a falta de artigos.

O código, ainda, colabora na redução de erros humanos, como a entrada incorreta de dados. Ele é responsável também por acelerar o processamento de transações e fornecer informações importantes para o consumidor, a exemplo do país de origem e do fabricante. 

E, para que você faça o cadastro de produtos com códigos de barras na sua loja, a melhor opção é contar com um sistema ERP para varejo, dado que ele ajuda a simplificar tarefas diárias como essa. 

Mas qual software escolher? A resposta é o CISSLive, solução cloud desenvolvida pela CISS, empresa especialista em tecnologia para esse segmento. Esse produto se adapta à realidade do seu negócio, facilitando o cadastro dos produtos e o acompanhamento de estoque. 

Conheça agora mesmo o CISSLive!

Pesquise no blog da CISS
Pesquisar
Artigos recentes​
Inscreva-se

Quer receber dicas de gestão exclusivas gratuitamente?

Para saber mais sobre como a CISS coleta, utiliza, compartilha e protege seus dados pessoais, leia a Política de Privacidade da CISS.

Compartilhe:
Você poderá gostar também: