O desempenho do varejo supermercadista depende muito das campanhas que estimulam as vendas. Essas ações devem estar alinhadas às estratégias do negócio e podem ser adotadas em diferentes ocasiões. Mas como saber se o seu supermercado está aproveitando todas as oportunidades possíveis para vender mais? A resposta é simples: aposte em um calendário promocional!
Existem datas muito importantes para os consumidores e que são amplamente conhecidas, como é o caso do Natal, Dia das Mães e Páscoa. Outras, embora não sejam tão evidentes, também podem aquecer o comércio, como a realização de jogos da Copa do Mundo ou as Olimpíadas. Em todos os casos, estamos falando de iniciativas sazonais, que devem ser pensadas com antecedência.
O ideal, portanto, é montar um calendário promocional prevendo todas as ações do ano. Neste artigo, vamos explicar como ele deve ser elaborado. Continue a leitura e confira nossas dicas!
Qual é o potencial das datas comemorativas para os supermercados?
Datas comemorativas costumam elevar muito as vendas do varejo, de maneira geral. No segmento de supermercados, as melhores e mais tradicionais datas para as vendas são o Natal, a Páscoa e o Dia das Mães, justamente por serem datas em que os consumidores organizam reuniões com a família e os amigos.
Essas ocasiões são tão significativas que elevam os resultados do setor de forma incontestável. De acordo com o Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), as redes supermercadistas registraram um aumento de 18% nas vendas de dezembro de 2023, em comparação com o mês anterior.
Ainda de acordo com o levantamento da Abras, o segundo melhor mês de venda dos supermercados em 2023 foi março, com alta de 7,29% em relação a fevereiro. O desempenho reflete outro período sazonal: a Páscoa, que, naquele ano, aconteceu em 09 de abril.
Esses dados demonstram o potencial das datas comemorativas para os supermercados, mesmo em períodos de dificuldade econômica, como o Brasil vem enfrentando nos últimos anos.
Por isso, é importante que você considere em seu supermercado, não apenas esses períodos já consagrados, mas busque outras oportunidades, explorando datas que nem sempre são bem aproveitadas.
É o caso de datas como Black Friday, dia do consumidor e eventos esporádicos, como a Copa do Mundo. Segundo dados divulgados pela revista SA. Varejo, em 2023, as vendas nos supermercados aumentaram 5%, em média, durante a semana da Black Friday — que acontece na última sexta-feira de novembro. Mesmo assim, o número de redes supermercadistas que desenvolvem campanhas para a data ainda é muito baixo.
Com está a sua programação para as datas sazonais? Se ainda não possui, está na hora de começar a montar o calendário promocional da sua loja.
O que é o calendário promocional e como montar um?
O calendário promocional nada mais é do que a organização de todas as datas e ações que podem impulsionar as vendas em períodos sazonais. O ideal é que o varejista organize esse material com antecedência, preferencialmente, de um ano para o outro. Assim, já começa o ano sabendo quais campanhas deverá realizar em cada mês.
Antecipar-se às datas é fundamental para obter melhores resultados. Isso porque é preciso adotar alguns cuidados, como:
- negociar previamente com fornecedores para obter preços mais competitivos;
- mensurar o desempenho das categorias antes das ações para comparar com os resultados alcançados;
- conhecer os produtos mais vendidos em cada período sazonal;
- identificar novidades que possam gerar maior fluxo de vendas;
- definir ações da campanha e meios de divulgação.
Fica fácil observar que, quanto antes o calendário promocional for planejado, melhor. Mas, afinal, como montá-lo? Não existe uma técnica única, cada rede pode desenvolver o seu próprio método. Entretanto, existem pontos básicos que precisam ser observados.
Para facilitar a compreensão, montamos um passo a passo que ensina de forma prática e rápida a montar um calendário promocional. Confira:
- identifique todas as oportunidades sazonais de vendas;
- escolha as datas comemorativas ou eventos que deverão ser alvo de ações promocionais;
- conheça o desempenho do seu negócio nesses períodos (é possível fazer isso analisando os resultados de vendas dos anos anteriores, por exemplo);
- estabeleça metas de vendas;
- avalie as ações promocionais mais adequadas para o seu supermercado, como eventos de degustação, redução de preços, merchandising no PDV etc.;
- defina prazos, responsabilidades, orçamento e ações que devem ser executadas para que as campanhas sejam realizadas;
- alinhe cada campanha com seus colaboradores;
- divulgue e gere antecipação com seu público.
Quais estratégias devem ser observadas na hora de elaborar o calendário promocional?
Agora que você já sabe como montar o calendário promocional, vale a pena conferir mais algumas dicas que vão melhorar suas estratégias. É o que apresentamos a seguir!
Aproveite datas e eventos ainda pouco explorados
Como falamos, existem ocasiões que, embora sejam interessantes para os consumidores, passam despercebidas pelos varejistas. É o caso, por exemplo, de eventos como a Copa América, Libertadores, Copa do Mundo e Jogos Olímpicos, que são excelentes oportunidades para vender petiscos, bebidas e até produtos importados (homenageando as seleções participantes).
Existem ainda datas que não fazem parte das tradicionais comemorações, mas que estão relacionadas ao nicho de atuação dos supermercados e podem ser trazidas para o calendário promocional. Por exemplo: dia do hambúguer, dia da pizza e dia do café. Se você estiver atento, qualquer oportunidade pode virar uma campanha.
Use a criatividade
A criatividade é fundamental na hora de elaborar o seu calendário promocional. Ela deve estar presente na hora de escolher as ocasiões que serão alvo das campanhas, na comunicação com o público, na escolha dos produtos, nas ações do ponto de venda, em tudo. Pensar fora da caixa pode trazer novas oportunidades ainda não avaliadas. Por isso, aposte no brainstorm com sua equipe e colete sugestões com a clientela.
Aproveite para testar e conhecer melhor seus consumidores
As ações do calendário promocional podem ter diferentes objetivos a alcançar. Sempre pensamos no aumento das vendas, mas há outras estratégias a explorar, como a aproximação com os consumidores e o fortalecimento da imagem da marca no imaginário do público.
Que tal usar uma ação promocional para conhecer melhor seus clientes ou para testar a aceitação sobre determinado produto? Outra possibilidade é associar as iniciativas previstas para o calendário promocional a ações para fidelizar clientes. Basta usar a criatividade!
Quer receber dicas de como aproveitar melhor seu calendário promocional? Então, siga-nos em nossas redes sociais. Estamos sempre atentos as datas que estão movimentando o varejo!