Qual a diferença entre atacado e varejo? Algumas pessoas às vezes confundem ambos os termos, mas cada um apresenta características específicas tanto em sua organização e modelo de negócio como no valor cobrado pelos produtos.
Continue a leitura deste artigo para entender o que cada um deles representa e quais são as suas vantagens.
O que é atacado?
O atacado é um tipo de negócio que vende produtos em grandes quantidades e é voltado para pessoas jurídicas, ou seja, vende para outras empresas. Os preços das mercadorias são menores e elas são comercializadas diretamente pelas fabricantes, distribuidoras, depósitos etc.
O que é varejo?
O varejo é o tipo de estabelecimento que comercializa produtos em uma escala menor, diretamente ao consumidor final, que faz a compra de pequenas unidades e com frequência maior. O valor dos itens tende a ser mais elevado por conta do volume de vendas menor quando comparado ao atacado.
De uma forma mais simples: varejo são comércios que fazem negócios B2C (business to consumer), como:
- supermercados;
- farmácias;
- lojas de construção;
- food services (restaurantes, padarias, lanchonetes);
- entre outros.
E o que é “atacarejo”?
Existem consumidores (pessoas físicas) que costumam comprar produtos em grandes quantidades. Seja por conta dos valores ficarem mais acessíveis ou para abastecer a casa com itens para um longo período de tempo.
Por exemplo: ao adquirir um pacote de ração para animais de estimação, a loja pode estar com uma condição de que levando cinco unidades, o valor de cada uma sai por um preço menor e que compensa mais para o consumidor.
Neste cenário, pode haver clientes que levem 10 pacotes, mesmo que tenham apenas um pet em casa e o consumo seja pequeno no dia a dia. Mas também, pode ser que um petshop compre 20 pacotes para revender o produto em sua loja. Em ambos os casos, os clientes vão aproveitar a mesma “promoção”.
Os estabelecimentos que vendem para esses dois públicos — reunindo tanto as características de atacado quanto de varejo — são definidos como atacarejos. Esse tipo de loja permite que o consumidor final e empresas comprem produtos com preço de atacado, desde que levem em uma quantidade específica.
Qual a diferença entre atacado e varejo?
Agora que está claro o que cada um dos termos significa, fica mais fácil entender qual a diferença entre atacado e varejo: o público-alvo de cada um e o volume de vendas.
Cada um tem a sua vantagem, por exemplo:
- no varejo, a empresa pode cobrar valores com uma margem de lucro maior. Além disso, o consumo dos clientes é mais frequente;
- no atacado, as compras são de muitas unidades, favorecendo fabricantes, distribuidores e revendedores;
- para atacarejo, os preços são mais competitivos (valores mais baixos).
Como aumentar as vendas no atacado e no varejo?
Como cada um atende a um público, as estratégias de posicionamento e marketing devem se adequar a cada tipo de audiência. No entanto, alguns pontos convergem, como o uso da tecnologia no varejo. Quanto mais digitalizado for o estabelecimento, mais chances ele tem de contar com processos otimizados e eficientes.
Por isso, invista em sistemas online para lojas e tenha sucesso no seu negócio, independente de qual seja o seu segmento.
Agora que você já sabe qual a diferença entre atacado e varejo, veja como otimizar a sua frente de caixa de maneira inteligente e torne o processo de vendas ainda mais rápido e eficaz!